Organizar as prateleiras de supermercado pode ser uma tarefa simples para os marketeiros mais experientes. Porém, isso pode ser difícil principalmente para os mercados menores, que muitas vezes não conseguem arrumar as gôndolas de forma eficiente.
Ainda assim, alguns locais pensam que a organização dos produtos nas gôndolas não influencia nas vendas – o que é um grande erro. Logo, a disposição dos produtos nas prateleiras afeta diretamente as vendas de um mercado.
Nesse processo o cartazeamento se torna muito importante, tanto para transmitir profissionalismo quanto para conseguir anunciar com eficiência as ofertas.
Por isso, neste artigo, vamos dar várias dicas de como organizar as prateleiras para alavancar suas vendas, unindo aos cartazes de supermercados para uma comunicação eficiente.
A fórmula para organizar prateleiras de supermercado
Mas qual é o segredo, afinal? Posicionar os produtos estrategicamente nos cinco níveis das gôndolas.
Esses níveis são:
Acima da cabeça: Os produtos acima da linha de visão dos consumidores possuem menor visibilidade e, por isso, você deve colocar produtos de menor interesse do público;
Altura dos olhos: É uma área nobre, pois é a que mais aumenta as vendas dos produtos. Nela devem estar os itens mais caros.
Como o campo de visão dos consumidores atinge diretamente este nível, isso aumenta a chance de compras por impulso;
Linha da cintura: Podemos considerar outra das grandes áreas para expor os produtos. Coloque aqui os produtos de grande procura;
Abaixo da cintura: Esse nível não faz parte do campo de visão dos consumidores, e por isso é interessante colocar os produtos mais baratos e que os consumidores mais compram.
Desse jeito, mesmo que eles não estejam visivelmente posicionados, as pessoas tendem a procurá-los igualmente, pois são itens essenciais ou mais baratos.
Chão: O chão deve ser reservado somente para os produtos pesados.
Sendo assim, preste atenção no público-alvo antes de organizar as prateleiras de supermercado.
Por exemplo: a linha de visão das crianças não é a mesma dos adultos, então, você deve posicionar os produtos apelativos ao público infantil mais abaixo, de forma que fiquem na linha de visão dos pequenos.
Como organizar os produtos nas prateleiras de acordo com os níveis?
Veja como organizar os produtos nas prateleiras de forma estratégica
Utilizar a estratégia de posicionamento em níveis não irá resolver todos os seus problemas. Logo, é preciso organizar os produtos de forma que chamem a atenção dos consumidores.
Por isso, vamos te apresentar agora algumas formas de organizar os produtos nas gôndolas de supermercados:
- Organizar os produtos verticalmente, por produto;
- Ordenar os produtos em blocos, por marca;
- Dispor os produtos horizontalmente;
- Arrumar os produtos aleatoriamente.
Dentre as maneiras citadas acima, há duas maneiras excelentes, uma neutra e uma péssima.
Quer saber quais são as melhores e as piores técnicas? Continue lendo.
Organizar os produtos verticalmente é uma excelente forma de causar o impacto visual da marca exposta. Dessa forma, fica mais fácil para que o consumidor perceba os produtos, pois, conforme as pessoas caminham, os itens aparecem naturalmente em seus campos de visão.
Outra forma eficiente, e muito utilizada pelos supermercados, é a arrumação das prateleiras em blocos.
Os blocos são verticais de produtos divididos em pequenos “setores”, ou seja, é uma vertical inteira da gôndola, porém, dividida entre itens diferentes, normalmente da mesma marca.
A organização na horizontal ainda existe, mas pode ser menos eficiente do que as verticalizadas ou as blocadas. Isso acontece porque, ao enfileirar os produtos nos diversos níveis das prateleiras, você acaba diminuindo o impacto visual que os consumidores têm sobre eles.
As pessoas caminham examinando somente um nível da gôndola, enquanto isso, os outros produtos passam despercebidos.
Como aproveitar as pontas das gôndolas
Um dos melhores pontos para anunciar os produtos são as pontas das gôndolas, porque ajudam a vender mais. Isto acontece pelo fato de que os consumidores tendem a notar mais os produtos que estão nestes espaços.
As pontas das gôndolas são tão eficazes que alguns fornecedores pagam caro para expor seus produtos nessas posições.
Aproveite estes “pontos extras” para organizar os produtos verticalmente ou em blocos (caso haja mais de um produto exposto), assim você conseguirá maximizar a exposição dos produtos.
Outra dica importante é: Exponha poucos produtos. Dois ou três, no máximo. O agrupamento de diversos produtos nestes pontos pode desencadear o efeito contrário, fazendo com que os produtos passem despercebidos pelos olhos dos consumidores.
Mas não é só isto. Você também pode utilizar estratégias de cross-merchandising, expondo produtos que estão fora do seu ponto natural de vendas para desencadear o efeito da venda casada.
Sinalize os produtos do seu supermercado com o uso de cartazes
Outras estratégias para otimizar a organização dos produtos nas prateleiras são os cartazes de supermercados. Nessa estratégia é possível esbanjar criatividade no cartazeamento para chamar a atenção dos clientes.
Portanto, é possível criar stoppers, cartazes de gôndola, cartazes para ilhas de produtos, cartazes para entrada da loja e estacionamento.
Além dos métodos mais convencionais e geralmente demorados que consistem na produção desses cartazes de forma manual, temos o ByPrice.
Diferente de uma criação manual, o ByPrice é a plataforma de marketing e ofertas multicanais para o varejo, que possibilita com que você esteja no total controle das suas campanhas, da criação até a distribuição das impressões. Auxiliando a organizar prateleiras de supermercado de maneira estrutural e eficaz.
Sendo assim, pode criar de forma personalizada cartazes de supermercados para os mais diversos locais da sua loja, materiais digitais, personalizar as ofertas, seções, cartazes especiais, datas comemorativas ou temáticas, digital signage, tabloides e muito mais.
Uma dica extra para o cuidado com as prateleiras é garantir que os preços dos itens estejam fáceis de visualizar, justamente porque no momento em que um consumidor olha um produto, mas não encontra o preço, as chances de que ele compre são, praticamente, nulas.
Logo, não importa se você organizou os produtos bem, chamou a atenção e desenvolveu o interesse de compra. Se houver dificuldade em encontrar o preço, todo o seu trabalho será perdido.
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