autor Helioprint
data 22 de setembro de 2020

Descubra como fazer o seu supermercado ser escolhido pelos clientes na hora de fazer suas compras

Comprar alimentos sempre foi uma necessidade primária de todos, então a movimentação de clientes no supermercado nunca foi uma questão. Mas fidelizar aqueles que passam pelo seu estabelecimento pode não ser tão simples.

A frase “enquanto uns choram, outros vendem lenço” virou o bordão para aqueles que precisavam enfrentar a crise econômica. Devido à pandemia, estabelecimentos que dependiam de visitas em lojas precisaram se adaptar em uma velocidade anormal.

Com a diminuição do número de pessoas circulando nas ruas, vender se tornou uma tarefa mais difícil pelo método tradicional. Lojas que ainda não estavam nas plataformas online, precisaram correr para acompanhar as marcas que já estavam imersas na web.

A difícil tarefa de vender

Devido à pandemia, os consumidores seguraram o dinheiro ao máximo sem certeza do futuro. Vender se tornou uma tarefa difícil para aqueles que proporcionam bens que não são de primeira necessidade.

A partir desse cenário, os supermercados saíram na frente quando o assunto são produtos indispensáveis. Mesmo com as empresas demitindo, famílias migrando para aluguéis mais baratos e zerando a compra de supérfluos, ir ao supermercado continuou na rotina.

Os gastos com alimentação, higiene pessoal e limpeza só aumentaram durante a pandemia, segundo uma pesquisa do Instituto LatinPanel. O Estadão divulgou que houve um crescimento de 11% em relação aos gastos comparados ao mesmo período do ano passado.

Mesmo em meio a crise econômica os supermercados viram seus números se manterem ou aumentarem no faturamento. A adaptação que foi necessária e custou aos supermercados foi a de manter a segurança dos consumidores e funcionários. Higienização várias vezes por dia dos carrinhos, controle de acesso na entrada, uso obrigatório de máscara, entre outras regras implantadas.

Apesar dos dados positivos em relação ao volume de compra durante a pandemia, conquistar o cliente para manter um fluxo constante de consumidores no seu supermercado é importante. Fazer com que o cliente volte ao seu estabelecimento depois da primeira compra é a maior meta dos supermercados. Por isso, separamos 5 dicas que vão te ajudar a construir estratégias para atrair e fidelizar os seus clientes.

1 – Promoções de produtos essenciais

Toda a dona ou dono de casa que faz as compras para a família e que frequenta o supermercado periodicamente já decorou o preço dos principais itens consumidos. O valor em média do café, macarrão, feijão, queijo, entre outras coisas que não faltam na mesa do brasileiro.

Quando um supermercado faz promoções regulares dos itens essenciais do dia-a-dia, chama a atenção dos consumidores. Já que os clientes compram esses itens essenciais em quase todas as idas ao supermercado, a imagem que o estabelecimento transmite é que o local está sempre com bons preços.

Além de agradar quem já é cliente do supermercado, promoções regulares podem atrair novos consumidores que tendem a comprar além dos itens em promoção. Uma das formas de conseguir isso é colocar próximo dos produtos em promoção, itens relacionados a eles. Como, por exemplo, ao lado da carne, dispor o carvão.

2 – Promoções em dias alternados

Para manter um fluxo constante de consumidores no seu supermercado, alternar os dias das promoções é uma técnica muito utilizada. Grandes redes de supermercado aderem a promoções fixas a cada dia da semana. Como, por exemplo, segunda o dia das promoções de produtos de limpeza, terça o dia da feira e assim por diante.

Essa estratégia deve ser muito bem pensada conforme o público do seu estabelecimento. Comumente as promoções de carne e cerveja são feitas no final de semana, frutas e legumes são realizados mais no início. Aplicar a técnica sem adequá-la ao comportamento dos seus consumidores, é tempo perdido. Por isso, conhecer os hábitos de compra dos clientes é fundamental.

3 – Mudanças na localização das mercadorias

Quanto mais atento às técnicas de visual merchandising um supermercado é, mais ele aplicará mudanças de localização das mercadorias. Quanto maior é o espaço físico de um supermercado mais fácil de criar estratégias de localização dos alimentos.

Posicionar as mercadorias para impulsionar e influenciar nas decisões de compra dos clientes é fundamental. A estratégia perfeita para fazer o cliente explorar outras mercadorias além das que veio comprar é alterar a localização dos produtos.

Mudar de lugar principalmente os itens essenciais fazem com que o cliente explore corredores que antes não frequentava. Visualizando mais prateleiras, ele pode conhecer outros produtos que o supermercado oferece, podendo gerar desejo de compra de novos itens.

4 – Preços e cores

Nos supermercados é comum ter produtos com o preço de R$ 9,99 ao invés de R$ 10,00. Isso ocorre porque quando os valores são diminuídos, mesmo sendo um centavo, a nossa percepção é alterada. O chamado preço psicológico, estimula a compra por impulso, pois, dá a impressão de que os preços estão mais baixos.

Todos sabem que cada cor tem um significado e essa interpretação é usada estrategicamente nos supermercados. Como muitas técnicas de visual merchandising consistem em atingir o subconsciente das pessoas, trabalhar com os tons certos para cada ambiente do mercado pode te ajudar a complementar a comunicação não-verbal.

Utilizar tons de verde, marrom e bege no local onde ficam as hortaliças, tons de amarelo perto da padaria, remetendo ao pão, são algumas das estratégias. Locais onde os clientes podem se acomodar para comer dentro do estabelecimento como uma praça de alimentação, por exemplo, tendem a ter várias cores vibrantes que chamam a atenção e estimulam o apetite.

5 – Use o cartazista eletrônico

Enquanto consumidor, o que mais observamos no supermercado, além das embalagens de produtos, são os cartazes que indicam o corredor da mercadoria que estamos procurando, as promoções e preços dos produtos.

A maior parte desses cartazes não são feitos por um funcionário e sim por um cartazista eletrônico. Ele permite que os cartazes sejam feitos em uma velocidade muito maior e sem erros.

Apesar de parecer simples, produzir um cartaz exige muita dedicação e quando o supermercado utiliza todas as outras estratégias de atração e fidelização de clientes, a demanda por cartazes novos todos os dias é muito grande.

Devido a necessidade do cartaz ser muito bem produzido, pois, estará exposto para todo o público do mercado, o tempo destinado para produzi-lo é grande. Por isso, utilizar o cartazista eletrônico é um investimento muito inteligente.

O cartazista eletrônico é um software que permite que você coloque as informações que precisa conter no cartaz e o sistema monta para você. Você não precisa se preocupar com assimetria, erros, cores e dimensões, pois, o cartazista eletrônico faz tudo isso automaticamente.

ByPrice – o seu cartazista eletrônico

A Helioprint conta com um sistema de cartazista eletrônico que soma toda a experiência de 40 anos em impressões da Helioprint com as últimas tendências de design do mercado. A partir disso nasceu o ByPrice, um software que foi desenvolvido para revolucionar o processo de cartelização. Com um conceito único, 100% digital e customizável.

Para utilizar o ByPrice não há necessidade de nenhum tipo de qualificação específica. Para facilitar ainda mais o processo, o software está 100% disponibilizado em nuvem, o que facilita o tráfego dos cartazes e dispensa a instalação no computador.

Entre em contato com um de nossos especialistas e descubra como o ByPrice pode revolucionar o modo de produzir os seus cartazes.

E-book gratuito

Conheça mais estratégias para atrair e fidelizar os clientes do seu supermercado no e-book16 curiosidades sobre supermercado que você talvez nunca tenha percebido”.