Muito atípico, 2020 deixou muitas incertezas nos supermercados, descubra as perspectivas do consumo para o próximo ano
Há uma grande dúvida em relação aos próximos meses com a expectativa de consumo nos supermercados. É comum vê-los cheios, seja em uma segunda-feira ou até mesmo em feriados. Como o grande foco são alimentos e produtos de higiene, não é novidade que o movimento é sempre muito grande.
Durante a pandemia, ficou ainda mais visível o quanto os supermercados são importantes para a população. Um dos primeiros negócios que foram considerados essenciais, além de movimentar uma parte significativa da economia.
Mesmo com todos os negócios fechando e empresas demitindo, os supermercados continuaram abastecendo a casa das famílias. Porém, só quem trabalha no ramo sabe que, apesar de não ter fechado e muitos produtos serem consumidos mais do que nunca, a crise também atingiu esse nicho.
Apesar do número de clientes ter aumentado e consequentemente o consumo nos supermercados, ultrapassar uma crise sanitária não foi simples. Pessoas perdendo seus empregos e o medo de ir para a rua não puderem abalar quem estava garantindo o suprimento das famílias.
Os funcionários têm que ir trabalhar, os setores de logística garantindo a chegada dos alimentos e tudo isso em meio a pandemia. Quando não havia sentimento algum de segurança, os supermercados garantiram algum tipo de conforto para as pessoas.
Estratégias para o futuro
Normalmente todos os negócios se preparam para o ano seguinte. Seja um planejamento financeiro, de comunicação, de vendas, entre outros. Mas não é novidade para ninguém que todo o planejamento de 2020 não foi concretizado. Apesar desse ano ter deixado várias incertezas para todos, em especial para os empresários, é preciso ter visão de longo prazo.
O comportamento do consumidor mudou drasticamente durante a pandemia. Um público alvo bem definido e todo o conhecimento sobre os seus clientes caíram por terra após o último ano. Para se reerguer ou continuar atingindo as metas de faturamentos o olhar deve ser voltado para o futuro.
Entender como será o cenário em 2021 é muito importante para quem deseja ter metas bem definidas para o próximo ano. Áreas como controladoria, comercial e operações terão que traçar novos caminhos. O que certamente não irá alavancar o seu negócio em 2021 é continuar fazendo o mesmo que era feito pré-pandemia.
Quanto maior a rede de supermercados mais fácil é ter acesso a indicadores precisos sobre o consumo dos clientes. Ou seja, facilita o planejamento das ações do próximo ano. Esses dados serão mais importantes do que nunca.
Flexibilidade é uma palavra que pode nortear o seu negócio no novo ano. Planejar e definir é muito importante, mas deixar para tomar decisões mais perto da data de algumas ações podem ajudar a chegar no timing perfeito e ter resultados mais satisfatórios.
Levando a pandemia como um grande aprendizado, deixar um valor em caixa e se preparar para uma eventual gestão de crise é importante. Pense na situação atual do seu supermercado e imagine se você tivesse mais dinheiro em caixa e minimamente preparado para uma crise? Certamente seus resultados seriam melhores.
As perspectivas para 2021
Umas das grandes expectativas para 2021 é a vacina contra o covid-19 ou pelo menos a percepção de proximidade de algo que possa frear a transmissão. Por isso, o ano já começa sob uma ótica positiva. Outro fator que normalmente mexe com a economia como um todo são as eleições. A americana e a brasileira já aconteceram em 2020, deixando o próximo ano sem compromissos políticos.
Esses fatores indicam o início da retomada econômica. O varejo como um todo aposta em uma taxa de crescimento em 2021. Depois de uma crise sanitária também é de se esperar que o crescimento não será rápido.
Segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) o crescimento será aos poucos. Os dados divulgados pelo Jornal do Comércio mostram que a projeção considera o crescimento médio mensal de 0,37% no varejo.
Atitudes importante
Uma das alternativas para conseguir criar um caixa significativo para emergências e conseguir ter um bom orçamento para ações promocionais durante o ano, é o corte de gastos. Muita conhecida pelos empresários, a frase: “gastos são como unhas, devemos sempre cortá-los”, faz muito sentido no momento atual.
Cortar gastos não significa necessariamente tomar decisões difíceis como desligar funcionários ou ter que vender patrimônios importantes da empresa. Agora é hora de revisar pequenos custos que podem fazer a diferença no final do mês. Mas lembre-se, é preciso investir para usufruir de resultados.
Coisas que normalmente não são vistas com cautela e preparo podem fazer a diferença no orçamento e ser parte expressiva nos seus gastos.
Trocar lâmpadas amarelas por focos de led podem impactar na sua conta de energia elétrica positivamente, por exemplo. Outro custo significativo são as impressões, pode parecer que não, mas se não for a impressora certa para as suas atividades seus gastos com ela, podem ser muito maiores do você imagina.
Helioprint entendem como funciona o seu negócio
É por isso que a Helioprint oferece o serviço de outsourcing de impressão. Com ele é possível ter todo o suporte de uma empresa especializada com o equipamento ideal para o seu supermercado.
Como o nome já diz, o outsourcing garante um equipamento terceirizado. Os especialistas da Helioprint entendem como funciona o seu negócio e conhece as demandas por impressão do seu supermercado. Depois disso, o equipamento chega no seu estabelecimento e você começa a usar.
A manutenção do equipamento fica sob responsabilidade da Helioprint, garantindo que seus funcionários apenas utilizem a impressora e não se preocupem com questões técnicas do aparelho.
Como os supermercados utilizam muito a impressão de cartazes, uma ferramenta que irá ajudar na criação é o ByPrice. O sistema da Helioprint permite que você crie cartazes online com facilidade e precisão.
O ByPrice é um software que cria e armazena as artes em nuvem, ou seja, você não precisa baixá-lo no computador. Com a facilidade de qualquer funcionário conseguir acessar o sistema, acelera a produção de cartazes.
Além de conseguir produzir com mais frequência, você pode juntar o ByPrice com o outsourcing de impressão e ter o casamento perfeito para o seu supermercado. Fale com um de nossos especialistas e saiba mais.