Como de costume nesta época, preparamos uma retrospectiva sobre as experiências que o ano trouxe para a administração médica

Os últimos anos não foram fáceis para a gestão de clínicas, na verdade foram tempos difíceis para a área médica em geral. Mas se tem algo que as adversidades nos ensinam é o valor da resiliência e disso os profissionais deste ramo entendem. O mundo se reinventou. Mudou a forma de se relacionar, de trabalhar e até a maneira de buscar atendimento médico. A telemedicina está aí para provar esse ponto. 

Entretanto, mais um ano chegou ao fim trouxe com ele encerramentos de trabalho e festas de família. Nesta época é quase impossível não olhar para trás e colocar na balança tudo o que aconteceu ao longo do ano. Na verdade, para quem cuida da gestão de clínicas, consultórios e hospitais particulares é primordial olhar tudo em retrospectiva. Por isso, nós da Helioprint separamos algumas lições aprendidas ao longo de 2021 para te ajudar nesta jornada. Vem com a gente:

Invista em tecnologia

A tecnologia está presente em todas as áreas da nossa vida e na gestão de clínicas não seria diferente. Recursos como Inteligência Artificial (IA), Internet of ThingsInternet das Coisas (IoT) e telemedicina vieram para ficar. Eles contribuem para a otimização diária dos profissionais desta área e também melhoram a experiência do paciente. São infinitos os recursos tecnológicos disponíveis para a saúde. Desde aplicativos até coisas bem mais avançadas.

  • Investir em tecnologia permite diagnósticos mais rápidos e assertivos: com inovações em comparação de imagem possibilitadas pela IA que analisa bancos previamente e regularmente abastecidos de informações dos pacientes;
  • Telemedicina é o futuro: essa é a possibilidade dos profissionais de saúde acompanharem seus pacientes de forma rápida e segura; 

Ter empatia com os pacientes

Talvez "empatia" tenha sido uma das palavras mais usadas nos últimos anos. Mas ela não perde a importância por isso. Na verdade, se colocar no lugar do paciente faz parte da estratégia de gerar uma boa experiência para o mesmo. Utilizar uma linguagem mais acessível e termos que facilitem o entendimento é uma forma de se manter próximo ao paciente. 

Além disso, propiciar um ambiente seguro, tranquilo, familiar e confiável contribuem positivamente para todos os envolvidos. Ouvir e, realmente, prestar atenção ao que o paciente fala é essencial. Tente construir um relacionamento, na medida do possível com ele, assim você mostra que ele é importante. Ser claro e objetivo nos diagnósticos de modo que a pessoa compreenda as informações e se mantenha disponível para possíveis dúvidas é importante também.

Se mantenha informado!

Frequente cursos e eventos relacionados a sua área de atuação. Vá a simpósios e participe de workshops sobre gestão de clínicas. O mundo não para de evoluir e ficar para trás não é uma opção. Por isso, se manter a par de novos tratamentos, tecnologias, procedimentos e pesquisas é essencial. Além disso, esses lugares possibilitam o networking, a troca de informações entre profissionais. Além disso, leia revistas e periódicos especializados e participe de grupos de discussão na área, faça o seu nome.

Se prepare para 2022

Que tal fazer um planejamento estratégico para o ano que vem?! Esta é uma maneira de você descobrir qual deve ser o seu próximo investimento. Mas atenção: essa é uma análise que envolve vários processos e tempo de trabalho. Mas os resultados compensam os meios. Aqui neste artigo você encontra mais informações sobre como executar um planejamento estratégico. Enumeramos alguns dos processos para você ter uma noção do que envolve. Confira:

Análise completa do consultório 

Aqui entra a análise SWOT, que são as forças, fraquezas, ameaças e oportunidade. Esses fatores envolvem elementos tanto externos como internos. Por isso, é muito importante para o resultado final;

Defina objetivos e estratégias 

Como você se vê daqui a 5 ou 10 anos? Aqui você vai tentar responder esse tipo de pergunta para que você possa estabelecer planos para atingir esses objetivos;

Planejar, fazer, checar e agir 

Essas são as fases do ciclo PDCA. Ele te auxilia na hora de analisar os seus resultados e no planejamento para alcançar os seus objetivos finais.

Qualidade dos exames e da impressão sob demanda

Um dos pensamentos centrais que a Helioprint carrega consigo é: "não imprima tudo, mas imprima sempre". É movido por essa filosofia que funciona a impressão de resultados de exames sob demanda. Neste contexto, o documento só é impresso se o paciente exigir ou precisar. Essa é uma maneira de reduzir custos e diminuir desperdícios, já que muitos pacientes não buscam os resultados impressos. 

Além disso, a tecnologia de impressão da Helioprint permite que os resultados sejam feitos em papel comum. O que auxilia ainda mais na redução de custos. Outro serviço que a empresa oferece é o software de gerenciamento de documentos digitalizados. Assim você pode ter o total controle das informações que possui dos pacientes e agilizar ainda mais os diagnósticos e tratamentos.

Com virtual a todo vapor, invista em segurança da informação

O mundo está online e por isso é fundamental garantir a privacidade dos seus pacientes. É para isso que serve o Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). Ele serve para manter os documentos seguros e disponíveis somente para as pessoas certas.

A Helioprint, disponibiliza este serviço e garante que documentos considerados confidenciais, permanecem assim. Seja como for, a Helioprint está sempre disponível com as melhores soluções em impressão para te auxiliar na área da saúde.

Com mais de quatro décadas de atuação no mercado gráfico, a Helioprint já fez parte de muitas histórias. No site você encontra mais informações sobre os serviços oferecidos, além de um blog com dicas para o setor da saúde.