Gerenciar cores é um dos fatores essenciais para quem trabalha com impressão, especialmente para dar conta do nível de exigência dos clientes e da complexidade dos fluxos de trabalho.

A automatização da impressão digital veio para facilitar processos, otimizando custos. Mas ela não depende só de softwares de gerenciamento. Existem também equipamentos, além das próprias impressoras, que ajudam a aumentar a velocidade, qualidade e eficiência das impressões. É o caso do Espectrofotômetro para impressão digital. A precisão de cor proporcionada pelo acessório, assim como os softwares de automação, também reduz o trabalho manual. Um bom espectrofotômetro, como o EFI ES 2000mede padrões gráficos em alta velocidade. Com seu poderoso sensor, em apenas 4 minutos ele configura e arquiva padrões com 1500 cores.

Como funciona um espectrofotômetro para impressão digital

Não existe cor sem luz. Na verdade, as cores que vemos são o efeito da luz em um objeto, refletida, absorvida ou transmitida. O nível de cada um desses aspectos é o que determina o que se percebe como cor. O vidro, por exemplo, tem um alto nível de transmissão da luz que entra em contato com sua superfície. É por isso que ele parece não ter cor. Uma folha de papel reflete a maior parte da luz, e por isso ela é branca. Já um guarda-chuva absorve quase toda a luz, e por isso se torna preto. Entre estes dois extremos, estão todas as outras cores de acordo com o grau de reflexão, absorção ou transmissão das ondas de luz. Quando a luz branca passa por um prisma (objeto transparente triangular), ela se divide em sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta, sempre nesta ordem. Já quando a luz branca incide sobre qualquer objeto que absorve a luz azul, por exemplo, nós enxergaremos sua cor complementar (amarela, neste caso). Como qualquer fenômeno natural, essa variação de cor baseada nos desvios de ondas da luz branca, que chamamos de cor, pode ser medida. Na impressão digital profissional as calibragens e perfis de cor utilizam as medições de um espectrofotômetro.
O espectrofotômetro para impressão digital garante a correspondência de cor com base em uma referência, obtendo consistência em todas as impressoras. 
Como a variação de cores é potencialmente infinita, é importante contar com um sistema de medição mais preciso ao invés de confiar no "olhômetro".

O espectrofotômetro EFI ES-2000

O espectrofotômetro que integra o sistema de automação de pré-impressão da Helioprint é um dispositivo portátil para obter cores previsíveis. Ele fornece resultados rápidos e precisos com calibragem de cor, aferição de cores especiais e pontos brancos. A leitura das amostras de cor é prática e rápida, sem esforço. Flexível e fácil de instalar, ele é integrado ao sistema via USB, garantindo a produção de cores confiáveis em todos os dispositivos de saída. Além disso, ele permite medir áreas de cores com perfis CMYK e RGB com e sem corte UV em um único dispositivo, permitindo criar perfis de todas as mídias.
O espectrofotômetro produz cores exatas capturando-as de uma amostra física e incluindo-as na biblioteca do servidor, permitindo imprimir a cor necessária com facilidade e rapidez.

Vantagens do espectrofotômetro para impressão digital EFI ES-2000

  • Suporte a medições com e sem corte UV em um único dispositivo: agora, é possível criar perfil de qualquer papel com um instrumento.
  • Sensor de detecção de posicionamento para leitura de áreas sem erros.
  • LEDs que melhoram as respostas sobre status do dispositivo.
  • Novos recursos de diagnóstico e autocorreção.
  • Automanutenção simplificada para manter o dispositivo em funcionamento com o máximo de desempenho em todos os momentos.

Não perca a chance de automatizar seus processos

Não é ótimo ter uma solução boa e versátil sempre à mão? Com um espectrofotômetro portátil muitos dos seus problemas deixam de existir! Afinal, automatização é isso. Quanto menos necessário digitar dados de perfis, mas eficiente será seu trabalho. Com um espectrofotômetro você cria perfis personalizados para monitores de maneira fácil e ágil e precisa. As cores visualizadas são exatas, por isso o método é indicado para todos os que querem conferir provas digitais e imprimir com qualidade. Para saber mais sobre como o espectrofotômetro pode aumentar sua produtividade, e sobre outras formas de automatizar os seus processos de impressão, fale com a Helioprint. Nossas soluções incluem softwares de gerenciamento de cores integrados para ajudar você a produzir sempre a cor certa, criando, editando e mantendo perfis de cor. Além de sistemas de automação e espectrofotômetro para impressão digital, oferecemos outros equipamentos, softwares e serviços de primeira linha, fornecendo tudo o que há de melhor no mercado.
Ebook Aplicações impressão digital