autor Helioprint
data 25 de janeiro de 2022

Saiba quais são as inovações no varejo deste ano e se vale a pena implementá-las no seu negócio

Ano após ano as tecnologias em supermercado vão avançando conforme as necessidades dos consumidores se alteram. Isso é o que mostra um levantamento feito pela consultoria Mckinsey. Segundo o estudo 63% das companhias pesquisadas notaram a necessidade de investir em tecnologias para acompanhar as expectativas do consumidor. Dessas empresas que observaram as mudanças, 62% delas acreditam que isso continuará após a pandemia.

E estar à frente dessas inovações é fundamental para se manter competitivo e gerar melhores resultados. Um dos únicos setores que se manteve ativo e operante durante as crises nos últimos anos, foi o varejo. E por isso, muitas das novidades dessa lista tomam maior proporção por conta dela. Esse é o caso de comprar pelo site e retirar na loja.

Muitos mercados absorveram este tipo de processo e criaram áreas especiais para esses casos. Além disso, os caixas de autoatendimento possibilitam que os consumidores encerrem suas compras de forma independente sem contato nem com os funcionários do mercado.

Para pensar nessas e em outras tecnologias em supermercado, preparamos um material com as principais tendências para supermercados de 2022. Vem com a gente e descubra quais implementar no seu estabelecimento.

1. Preços móveis, compra direta e caixa inteligente

O site Pequenas Empresas e Grandes Negócios definiu essas três tecnologias em supermercado como as principais inovações para mudar o cenário do varejo em 2022:

Preços móveis 

Se trata de otimizar os preços conforme algumas variantes, tais como, estoque e histórico de cada cliente. Criando possíveis promoções e descontos de acordo com esses dados.

Compra direta 

Também chamada de “headless tool“, ou seja, ferramenta sem cabeça, em tradução do inglês. É um software que possibilita comprar diretamente dentro do aplicativo, sem que o usuário saia da plataforma.

Caixa inteligente 

E por fim, temos algo já muito utilizada nos EUA, essas tecnologias em supermercado permite que os próprios carrinhos de compra façam a leitura dos itens comprados. Nesse sentido, uma câmera inteligente embarcada é capaz de fazer a leitura dos produtos e contabilizar o total das compras. O equipamento é instalado no carrinho e depois o cliente paga em um caixa automático na saída do mercado.

2. O 5G entra em cena

O leilão do 5G em 2021 deixou todos em polvorosa. O significado literal para esse evento é que daqui para frente teremos muitas inovações tecnológicas em diversos setores. E o varejo não vai ficar de fora, é claro!

Inovações no atendimento

Já pensou em usar recursos como realidade virtual e aumentada para intensificar a experiência do cliente com os produtos?! Pois isso pode se tornar realidade com o 5G. Além disso, o autoatendimento, como já citamos acima, está em alta no 5G. Um exemplo disso, é um supermercado da Amazon que permite que a compra seja feita somente apontando o smartphone para o produto desejado. A compra é debitada no cartão de crédito por meio de um aplicativo.

3. A sustentabilidade sempre está em alta 

Essa não se trata tanto de tecnologia, mas mesmo assim entra na nossa lista. Cada vez mais o consumidor está se preocupando com a origem daquilo que compra e do lugar onde compra. Por isso, investir em campanhas e atitudes ecologicamente corretas é fundamental. Importante não só para os seus clientes como para o meio ambiente, se preocupar com produtos ecológicos, orgânicos ou de baixo impacto para a natureza é um diferencial. 

Observe também se os seus fornecedores seguem os mesmos preceitos e privilegia quem se preocupa com questões acerca do meio ambiente

Estimule campanhas para o uso de sacolas ecológicas para substituir a de plástico. Faça pontos de coleta de óleo de cozinha usado, pilhas e baterias, etc. Acredite, o consumidor está de olho em estabelecimentos que se preocupam com o seu impacto no mundo. 

4. Invista em marketing interativo

Esta também não é nenhuma novidade, mas sempre vale a pena reforçar. O cliente está atrás de experiências positivas nos estabelecimentos. E através dessas vivências é possível mensurar e monitorar a satisfação do público. O que é essencial para saber se suas estratégias estão dando resultado ou não. Alguns exemplos de marketing criativo são: quiz, e-mail, vídeos, etc. 

É possível fazer o cliente interagir por diversos formatos. Assim você aprimora o engajamento, aproxima os clientes do seu negócio e permite que você aplique em seu supermercado as otimizações necessárias.

5. O futuro com robôs

Os filmes de ficção científica estão cada vez mais inseridos no nosso dia a dia. O que antes era coisa de Hollywood hoje já não é mais tão impossível assim. Um exemplo disso, são os supermercados Lucky e FoodMaxx da rede Save Mart Companies, da Califórnia (EUA). Lá eles implementaram robôs de estoque para controlar o fluxo de estoque das prateleiras. Eles são capazes de garantir que os produtos estejam tanto nos locais corretos quanto disponíveis para compra.

Além disso, graças a essa tecnologia é possível ter informações sobre inventário e possíveis problemas de estoque em tempo real e sempre atualizado pelo robô.  Ele é capaz de escanear até 35 mil produtos por dia com cada travessia em um total de 4,2 milhões de produtos por dia.

6. Compre e receba em casa

Das gringas de volta para as terras tupiniquins. A rede Carrefour está oferecendo o serviço de entrega “expressa” para os seus clientes em até 35 minutos. Para aquelas pessoas sem tempo para ir ao mercado e que gostam de resolver tudo online, essa é uma mão na roda e tanto.

7. A “última tecnologia” é continuar usando os serviços para varejo da Helioprint

Apostar no visual é sempre um tiro certeiro. Pensar nas estratégias de marketing impressas é fundamental para direcionar, informar e atrair os clientes para as informações visuais que são de extrema importância.

Com o outsourcing de impressão (aluguel de impressoras) é possível trabalhar a comunicação visual da sua empresa no próprio ambiente. Diminuindo custos de impressão terceirizados, otimizando o processo e modernizando as operações. 

A Helioprint garante equipamentos com as últimas tecnologias em impressão para todos os tipos de negócio. Seja o seu estabelecimento grande ou pequeno é possível garantir o melhor em impressão. Para saber mais sobre como a Helioprint pode ajudar na comunicação visual de cartazes para o seu seu supermercado basta entrar em contato através dos nossos canais de comunicação disponíveis no site.