Descubra como algumas ações podem destacar o seu negócio e atrair o novo consumidor que se preocupa com o consumo consciente.
Não é de hoje que falamos sobre a importância da sustentabilidade para o seu supermercado. Ela figura em todas as listas de tendências desse novo perfil de consumidor. Pois agora ele também se preocupa com o histórico do local onde faz suas compras. Aliás, neste artigo você encontra mais dicas sobre tendências de consumo no varejo. Mas afinal, que ações podem ser implementadas para atender este cliente?
Antes de mais nada é fundamental entender o que é sustentabilidade. Pois bem, significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de fazerem o mesmo. Investir em soluções neste sentido na sua empresa é ótimo para o meio ambiente e também é uma vantagem competitiva.
Dados de uma pesquisa do Instituto Akatu sobre consumo consciente do brasileiro mostra que ele está se preocupando cada vez mais com o tema. Preocupações como ler os rótulos dos produtos, pedir nota fiscal, separar lixo comum do reciclável, produtos orgânicos e outros fatores vem evoluindo cada vez mais. Por isso é importante que você siga essa tendência de sustentabilidade para seu supermercado.
Mas qual é a vantagem de adotar ações de sustentabilidade para o seu supermercado?
Por ano, são perdidos cerca de R$3,9 bilhões em alimentos nas redes varejistas no Brasil. E entre tanto desperdício de comida, outro fator que também preocupa são o descarte incorreto de plásticos, lâmpadas, embalagens, pilhas e baterias, por exemplo. Tudo isso gera inúmeros problemas não só para a economia como também para o meio ambiente. Ao conscientizar sobre o uso de sacolas plásticas, descarte correto de resíduos e reciclagem, o mercado se torna engajado com questões ecológicas. Além disso, ajuda financeiramente pois imagine o quanto você pode economizar em sacolas plásticas, se o cliente optar por ecobags.
Aproveitando que o Dia Mundial da Água (22 de março) está se aproximando, a Helioprint decidiu fazer um compilado com dicas de sustentabilidade para o seu supermercado. Então preste atenção nas ideias que separamos para você e veja como pode torná-las viáveis para o seu negócio. Confira:
1. Faça um planejamento estratégico
Em primeiro lugar, é importante você analisar o seu negócio. O que você já faz de diferente que siga essa linha de pensamento. Você já disponibiliza sacolas ecológicas para compra? Então, destaque ela no seu negócio. Se você já faz o recolhimento de óleo de cozinha, pilhas, lâmpadas ou afins, por exemplo, invista na publicidade. Aliás, as redes sociais podem ser suas aliadas nesse momento. Divulgar na internet pode ser uma solução eficaz e barata.
Falando em dinheiro, muitas das dicas que vamos dar abaixo não precisam de um investimento alto. Mas se você se interessar pela instalação de placas solares, por exemplo, é importante fazer um levantamento financeiro e se planejar.
Outra maneira de economizar neste processo é prospectar parcerias. Busque fornecedores, empresas privadas ou até mesmo públicas para se aliar. Troque a divulgação da marca dele por itens ou serviços que remetem à sustentabilidade.
Capacitar os seus colaboradores também é essencial. Engaje ele com as ações da sua empresa e o deixa a par de tudo. Pense, é o seu funcionário que lida diretamente com os clientes, então faça reuniões, palestras e o prepare.
2. Ações simples, mas que geram resultados
Como já citamos acima, a coleta de óleo de cozinha, pilhas, baterias, lâmpadas, plásticos e coisas do tipo, podem fazer a diferença. Se você ainda não disponibiliza nenhum desses serviços para o seu cliente, pense nisso. São ações que não demandam investimentos altos da sua parte e que são extremamente bem vistos pelos consumidores.
Além disso, você pode vender esses descartados para os órgãos corretos e obter lucro. Você também pode doar o material para instituições que recolhem esse tipo de material por uma causa específica como, por exemplo, abrigo de animais, lar de idosos, etc. Ou seja, vai ajudar o meio ambiente e a sua comunidade.
3. Incentive o uso de ecobags ou sacolas retornáveis
Em terceiro lugar, lembramos que as sacolas plásticas representam um grande perigo para o meio ambiente. Então não estimule o uso delas pelos seus clientes, dê um desconto para quem não usar. Disponibilize algumas sacolas retornáveis para a compra e faça campanhas sobre o seu uso. Assim, além de ajudar com a sustentabilidade, você também economiza com a compra de sacolas plásticas e poderá agregar um extra no caixa com a venda das ecobags.
4. Eduque o seu cliente também
Além de se preocupar com fornecedores, colaboradores e com o seu negócio, estenda isso até o seu consumidor. Faça campanhas, por exemplo, sobre desperdício zero, descarte correto de materiais, etc. O Sebrae possui uma cartilha com mais dicas sobre tendências de sustentabilidade, basta entrar neste link e baixar o conteúdo. Às vezes só o que falta para as pessoas começarem a se preocupar com a sustentabilidade é informação. Então, disponibilize isso para elas de diversas formas. Com posts nas redes sociais, e-mails marketing com mensagens positivas e com dados sólidos, avisos sonoros, painéis, propagandas e cartazes.
5. Sustentabilidade para supermercados e a Helioprint
Como já falamos acima, educar o seu consumidor é fundamental e nisso nós podemos ajudar. A forma mais prática e utilizada para informar o cliente é com cartazes. E a Helioprint está a par das últimas tendências de mercado sobre a criação e impressão de cartazes. Para isso a inovação da vez é o ByPrice. Um sistema que permite fazer materiais online com facilidade e precisão.
O ByPrice é um software que cria e armazena as artes em nuvem, ou seja, você não precisa baixá-lo no computador. Ele é intuitivo e fácil de usar o que vai acelerar a impressão e a produção de cartazes. Essa tecnologia unida ao outsourcing de impressão (aluguel de equipamentos de impressão) pode fazer a diferença no seu negócio. Diminuindo custos de impressão terceirizados, otimizando o processo e modernizando as operações.
Há mais de quarenta anos no mercado, a Helioprint se preocupa com soluções corporativas de tecnologias e de impressão, para todos os tipos de negócio. Não interessa o tamanho do seu estabelecimento, seja grande ou pequeno, é possível garantir o melhor equipamento. Para saber mais sobre como a Helioprint pode ajudar na comunicação visual de cartazes para o seu supermercado basta entrar em contato através dos nossos canais de comunicação disponíveis no site.