Toda data comemorativa traz consigo um aumento natural das vendas. Mas quando incrementamos isso com um pouco de criatividade, as chances dos resultados nos surpreender são muito maiores. Só é preciso usar a estratégia certa, na hora certa!
No Dia dos Namorados, os supermercados devem aproveitar a ocasião para surpreender a clientela e, claro, vender mais. Neste sentido, a data mais romântica do ano, 12 de junho, não pode, de jeito nenhum, passar em branco aí na sua rede de varejo.
A seguir, separamos 12 estratégias criativas que irão ajudar nessa missão de alavancar as vendas do supermercado e, de quebra, deixar o dia de muitos casais bem mais divertido.
Bora conferir? Você verá aqui:
- Supermercados no Dia dos Namorados;
- Estratégias criativas para aquecer as vendas;
- Software para ajudar a reduzir seus custos.
Supermercados no Dia dos Namorados: oportunidade para vendas
Toda data comemorativa é, via de regra, uma grande oportunidade para o comércio, seja atacadista ou varejista. Com o Dia dos Namorados não é diferente. Preparamos para você, que é proprietário de supermercado, gerente, profissional de marketing ou expositor, 12 ideias para “arrebentar de vender”. Veja quais delas é a melhor:
1. Ação de vendas
Identifique quais foram os produtos que mais venderam, nesse mesmo período, no ano anterior, e promova ações de vendas direcionadas para essas mercadorias.
Por exemplo: se caixas de bombom e cestas de chocolate estiverem no “top 10”, uma estratégia é criar promoções combo: leve 3 barras (de chocolate) e ganhe a 4ª. Isso fará com que o consumidor perceba que está tendo alguma vantagem na transação.
2. Aposte no visual
Mudar a decoração do mercado com temas que remetam aos casais é muito importante. Em outras palavras, o supermercado deve “respirar” Dia dos Namorados. Nas portas de entrada, corredores, enfim, em toda parte podem ser colocados enfeites alusivos. Estampas com flores, cupidos e corações caem muito bem!
3. Ofereça embalagens especiais
Para alguns itens, aposte em embalagens especiais (mesmo que se cobre a mais por isso). Tem embalagem que vem com um espaço para o casal colocar uma foto. Outras são bem criativas e possuem um local para se fazer uma dedicatória. As possibilidades são muitas. Gráficas rápidas ou papelarias podem ajudar com boas ideias. Faça parceria com elas.
4. Crie kits especiais para a data
Lembra que no item 1 nós falamos dos produtos que mais venderam? Que tal juntá-los num Kit Dia dos Namorados? A vantagem disso é que, se der um desconto em tais produtos, você estimula o consumidor a “comprar mais por menos”. É um incentivo ao consumo!
5. Concurso cultural
“O amor está no ar - Nome do Supermercado” pode ser o mote para um concurso cultural. Nele, os clientes são incentivados a gravar um vídeo de até 1 minuto se declarando às suas namoradas ou aos seus namorados. Depois, eles postam o vídeo nas redes sociais, marcam o supermercado, dois amigos, e usam uma hashtag específica que identifique o mercado. Para estimular a participação, sorteie brindes aos que participarem.
6. Conteúdo online
Ações como concurso cultural que acabamos de falar precisam ser divulgadas nas redes sociais. Assim elas alcançam um maior número de pessoas. Além disso, é importante divulgar todas as promoções dos supermercados no Dia dos Namorados no Facebook, Instagram, TikTok, etc. O público jovem está conectado o tempo todo. Ter presença digital é importante para se comunicar com ele.
7. Invista num “Guia do presente ideal”
Criar um Guia do presente ideal com dicas de quais são os presentes preferidos das mulheres e dos homens é algo que muita gente teria interesse em baixar para ler. Chamamos isso de material rico. À medida que as pessoas vão baixando, elas precisam preencher o nome, cidade onde residem, idade, entre outros dados que você pode usar depois para direcionar propagandas específicas, ou seja, incluindo a dos Dia dos Namorados.
8. Influenciadores da cidade
Outra coisa que funciona legal é acionar influenciadores aí da sua cidade para que eles falem algo sobre as ofertas da sua loja. Nesse sentido, envie alguns produtos a esses influenciadores e peça que façam algum tipo de recomendação nas redes sociais. Lembre-se de fazer um contato prévio com eles, pois alguns cobram pra fazer esse merchan. Mas vale a pena!
9. Sorteios de produtos
Já pensou em fazer algo assim: “A cada R$ 200,00 em compras você concorre a uma cesta de café da manhã super romântica”. Isso mostra pro cliente que você tem carinho por ele, e por isso está fazendo de tudo pra que o Dia dos Namorados seja muito especial.
10. Parceria para sorteios promocionais
E nada impede de você dar um passo a mais nesse sorteio e oferecer, por exemplo, um Dia de Beleza ou uma diária numa pousada bem aconchegante. Para isso, vai ser necessário estabelecer parcerias com salões de beleza ou pousadas da região. Em tempos como esses que estamos vivendo, fazer parcerias é algo que fortalece ambos os lados. Ou seja, negocie!
11. Não esqueça das prateleiras
Não adianta “organizar” seus produtos se essa arrumação não chamar atenção ou não levar a pessoa à compra. Infelizmente, algumas pessoas pensam que a organização dos produtos nas gôndolas não influencia o comportamento do consumidor. Mas a forma como as prateleiras são organizadas tem impacto direto no volume de vendas.
Temos um artigo super completo sobre esse tema neste link.
12. Capriche nos cartazes
E por fim, não poderíamos encerrar o artigo sem falar dos cartazes. Eles são fundamentais na hora de sinalizar uma oferta, e ainda ajudam a guiar o cliente dentro da sua loja.
Ou seja, cartazes bonitos e sem erros chamam a atenção das pessoas. A boa notícia é que agora você tem à sua disposição um cartazista eletrônico 100% online. Criado e pensado na otimização do processo de criação e gestão de cartazes de ofertas, o software ajuda a reduzir seus custos e praticamente zerar os erros de produção. Apresentamos o ByPrice.
Com ele não é necessário nenhum tipo de qualificação específica para gerenciar e distribuir campanhas e promoções. Tudo é muito intuitivo. Clique aqui e faça um teste grátis.
Feliz Dia dos Namorados!
Aproveitando o embalo, nós, da Helioprint, desejamos um Feliz Dia dos Namorados a todos os apaixonados. E que essas estratégias possam ser de grande valia no seu negócio. Outras dicas para supermercados você encontra aqui: https://helioprint.com.br/blog/