autor Helioprint
data 31 de março de 2020

É natural que todos estejam apreensivos em relação à crise provocada pelo coronavírus. Mas não há motivo para pânico. Confira, a seguir, o que você precisa fazer no seu mercado e, também, os motivos pelos quais você deve ficar tranquilo

O mundo parece ter sido pego de surpresa com a pandemia de coronavírus (Covid-19).

Aquilo que parecia ser apenas uma crise distante, isolada em algum lugar do extremo Oriente, logo ganhou contornos globais com a disseminação do vírus para a Europa e, em seguida, todos os continentes.

Governos de todo o mundo, inicialmente, pareciam não ter noção exata do que estava por vir. Até que a doença “bateu à porta”, obrigando-os a tomarem medidas extremas.

Das quarentenas coletivas ao fechamento de fronteiras, as ações são muitas.

Mas como isso vai afetar os setores mais essenciais da economia?

O que pode ser feito pelos donos de supermercados para informar a população sobre o fato de que não haverá desabastecimentos?

Quais medidas de higiene podem ser adotadas?

Supermercados não vão fechar

Em primeiro lugar, encontre meios de informar clientes que não há motivos para pânico. Você pode fazer isso, por exemplo, por meio de cartazes, logo na entrada.

Supermercados e demais serviços considerados essenciais, como farmácias, padarias e postos de combustível não irão fechar.

Na verdade, em todos os estados, a recomendação é para que as pessoas evitem aglomerações. Mas ninguém será impedido de fazer compras.

É por isso que, em alguns municípios, algumas redes varejistas estão criando regras que visam o bem-estar das pessoas, como:

  • Limitar o número de acesso (por exemplo: 120 pessoas por vez);
  • Criar horários especiais para públicos vulneráveis;
  • Estabelecer limites na compra de determinados itens, como álcool gel, papel higiênico, etc.

Deixe claro ao cliente que tais regras não tem nada a ver com racionamento de alimento ou escassez, mas com precaução. Todos poderão comprar, só que de maneira mais organizada e higiênica – de modo a não gerar filas imensas e empurra-empurra.

Informação sobre o coronavírus é vida e evita pânicos

Uma rede de supermercados nos Estados Unidos fez algo criativo para informar os clientes sobre “quando há e quando não há riscos de desabastecimentos no país”

Numa grande parede externa, imprimiu um cartaz bem grande, com ilustrações de desenhos em quadrinhos, informando que “só há desabastecimento em casos de guerra, pois a cadeia produtiva é diretamente afetada”

Abaixo do desenho, dispôs gráficos informando que, ali, as fábricas continuam produzindo – ainda que em turnos reduzidos; os caminhoneiros e carreteiros seguiam trabalhando, distribuindo mercadorias; e o acesso aos combustíveis estava dentro do normal.

Talvez você não consiga imprimir algo tão grande. Mas saiba que cartazes informativos, com dados relevantes, ajuda a tranquilizar as pessoas.

Nesse momento, isso parece ser bem importante!

Pode haver limitação no número de pessoas?

Algumas redes de supermercado, como adiantamos acima, estão adotando medidas que focam no bem-estar, na higiene e na segurança dos consumidores

Uma dessas medidas é a limitação no número de pessoas que podem permanecer no interior da loja. Fique atento se em seu estado ou município já há decretos, ou leis regulamentando isso.

Manter um ou mais funcionários regulando a entrada e saída de clientes, talvez com álcool em gel nas mãos para higienizar aqueles que entram, pode ser uma ação bem vista.

Estoque

Como não há motivo para fazer estoque deste ou daquele produto, é importante, em alguns casos, limitar com rigor a compra de determinadas mercadorias.

Se permitir que alguém leve “20 litros” de álcool em gel para uma casa, é natural que outras famílias venham a ficar, ao menos temporariamente, sem esse produto.

O ideal é fazer essa limitação por CPF

Assim contribuímos para que todos tenham acesso, com razoabilidade, aos produtos mais essenciais para a subsistência de uma família.

Criando ambientes mais saudáveis

Medidas simples podem ser tomadas para proteger você, seus funcionários e clientes dentro do supermercado

  • Carrinhos, cestas e sacolas: Que tal investir na higienização deles com mais frequência? Faça isso pelo menos nas áreas onde o contato é maior.

  • No caixa: Oriente que quem esteja na fila mantenha distância entre si de, pelo menos, um metro. Inclusive em relação ao funcionário do caixa.

  • Portas e janelas: Faça todo o possível para manter portas e janelas do mercado abertas. Isso ajuda a renovar o ar do ambiente interno, tornando-o mais limpo.

  • Pisos: Aumente a frequência da limpeza dos pisos. Opte por aqueles produtos que têm maior poder de descontaminar os ambientes.

  • Banheiro: Sempre verifique se há sabão à disposição do público que eventualmente precise utilizá-lo.

  • Álcool em gel: Tente deixar álcool em gel à disposição do caixa. É ele o profissional que tem maior contato com dinheiro, cartões, entre outros itens que podem estar contaminados. A higienização das mãos ainda é a melhor forma de evitar contágio.

Gentileza gera gentileza

Para os funcionários, que tal ajudar a organizar a locomoção deles até o trabalho por meio de caronas solidárias? Não usar transportes coletivos pode ser, agora, um grande aliado. 

Os mais idosos, quem sabe, talvez possam ficar em casa… de férias. Ou realocados em serviços com menor contato direto com o público. 

Invista em informação: sugira que os colaboradores baixem o App Coronavírus, criado pelo Ministério da Saúde, com informações precisas sobre a pandemia – disponível para Android ou IOS (iPhone).

O coronavírus passará

E enquanto a crise não passa, nada melhor que saber que, na vida, tudo passa. Até lá, faça todo o possível para que sua rede, sua loja, seja um fator positivo de mudança!

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