A alta rotatividade de funcionários é causada pelos mais diversos fatores. Antes de ser uma causa de problemas, ela pode ser uma consequência. A boa notícia é que os motivos que levam os funcionários a se demitirem são facilmente identificáveis e solucionáveis.
Gestores de diversas áreas têm uma dor de cabeça em comum: a rotatividade de pessoal, conhecida no mundo corporativo como turnover. Provavelmente você se identifica com o problema. Mas calma, pois há mais coisas em comum do que você imagina. No varejo o problema é maior. Tanto que muitos já o encaram como algo natural, inerente à atividade. Puro engano! As perdas de pessoal são uma tendência que se acentua, custando caro para as empresas. Mas elas podem ser evitadas. Em geral o problema é causado por trabalhadores insatisfeitos. E as razões desta insatisfação podem ser analisadas para que o problema seja minimizado. Não é de hoje que o problema mobiliza não apenas os departamentos de Recursos Humanos, mas também os teóricos da administração. É o caso, por exemplo, de Idalberto Chiavenato:"Pode-se afirmar que a rotatividade de pessoal influencia significativamente os processos e resultados das empresas, pois é um aspecto muito importante na dinâmica organizacional" (CHIAVENATO, 2010).E se tem gente pensando seriamente o problema, é porque tem gente enfrentando. Você tem este problema em sua empresa e sonha em resolvê-lo, pelo menos em parte? Então fique de olho nas dicas que separamos, e que ajudarão você a compreender melhor as causas e trabalhar nas soluções mais adequadas para cada caso.
Por que o turnover acontece
Formar uma excelente equipe de colaboradores é uma das principais metas dos gestores de qualquer empresa. Fala-se muito, no entanto, em atrair talentos, mas ainda se discute pouco sobre as formas de retê-los. É como se no momento da contratação todos os problemas já estivessem resolvidos, sendo que, obviamente, a assinatura do contrato de trabalho é apenas o início de uma longa jornada. Em um cenário de extrema competitividade, a rotatividade de colaboradores se torna uma incômoda pedra no sapato na rotina de uma empresa. A imprevisibilidade sobre a permanência de um colaborador torna impossível planejar o futuro em curto, médio e longo prazo, desde simples procedimentos até a cultura organizacional como um todo. Além disso, demanda esforços na lida com os desligamentos de funcionários, entrada de novos funcionários para substituí-los, remanejamento de funcionários de outras áreas para cobri-los... A lista é extensa e mexe com os nervos de qualquer um, só de imaginar!Segundo dados divulgados em 2018 pela Fecomércio de São Paulo, a taxa mais alta de rotatividade no ano anterior foi registrada no comércio (6,17), bem acima da média da economia (3,79). As regiões Centro-Oeste (4,32) e Sul (4,19) superaram a média nacional.Bom, já deu pra ver que os problemas vão além dos custos para sua empresa. Mas de onde surge a alta rotatividade de pessoal no varejo? Engana-se quem pensa que é só o salário. A remuneração baixa também conta, mas não há muito o que possa ser feito, dada a natureza das funções. Existem fatores mais flexíveis, como jornadas de trabalho, escalas e desejo de ascensão profissional.
Principais motivos da rotatividade de pessoal
- Falta de senso de pertencimento;
- Mudança de endereço;
- Desejo de experimentação;
- Mudança de profissão;
- Necessidade de novos desafios;
- Descontentamento com os benefícios oferecidos;
- Problemas com relações interpessoais;
- Falta de recursos e condições de trabalho.
A função da liderança
Apesar de comum à maioria das empresas, em especial do comércio, a alta rotatividade é como uma febre: ela ressalta que há algo de errado dentro da empresa. E cabe ao líder diagnosticar as causas dos altos índices de turnover e/ou lidar com suas consequências.
Fatores mensuráveis
Reserve um tempo do seu dia para colocar no papel os gastos decorrentes da rotatividade. Nós garantimos que isso será um grande estímulo para que você comece a tomar atitudes para reverter a situação.
- projete os custos do processo seletivo para novas contratações;
- considere gastos com materiais e equipamentos;
- calcule os gastos com rescisão do contrato de trabalho;
- preveja possíveis demandas na Justiça Trabalhista.
Fatores não mensuráveis
São fatores que precisam ser considerados, pois também prejudicam os resultados da empresa.
- queda na produtividade;
- comprometimento da qualidade do atendimento;
- piora do ambiente de trabalho;
- tempo de adaptação dos novos funcionários.
Como evitar o turnover
Agora que as causas já são conhecidas, vamos discutir o que pode ser feito para evitar o problema da rotatividade de funcionários. Tudo passa pela palavrinha mágica: adaptação.Fique de olho nos números
No movimento constante das marés do mercado, dados são sempre importantes aliados. O movimento de saída e entrada de funcionários é uma métrica que deve ser acompanhada de perto por profissionais do departamento pessoal. O motivo? Essa dinâmica, como já dito anteriormente, pode indicar os verdadeiros problemas na gestão da empresa. E resolvê-los pode evitar que novos desligamentos aconteçam. Confie em seus especialistas!Ofereça sempre feedback ao funcionário
Não há nada mais frustrante para um bom funcionário que não saber se o papel desempenhado está sendo do agrado do contratante. Por isso estabeleça um programa simples de feedbacks. Crie entre os líderes da empresa o hábito de avaliarem as atividades e os resultados dos colaboradores. Isso cria um efeito psicológico poderoso que fará com que eles queiram melhorar, e a vontade de continuar evoluindo dentro da empresa será muito maior.Ofereça sempre feedforward ao funcionário
Asim como a falta de feedback é frustrante, a falta de "feedforward" é desestimulante. Mas o que é feedforward? Nada mais é do que um retorno, como o feedback, só que indicando o caminho a ser seguido. O feedforward está mais para uma orientação, e por isso é visto como uma ajuda de grande valia para o funcionário. São "toques" que evitarão que o funcionário se sinta perdido, desorientado e desamparado. Não é preciso dizer que a vontade de seguir em frente também será maior. É só dar uma força quando for preciso!Jamais evite dar retornos aos funcionário temendo gerar um mal-estar na equipe. Lembre-se: a indiferença é mais prejudicial até mesmo do que um retorno negativo.