autor Thais
data 25 de junho de 2019

Sejamos sinceros: existe um grande número de pessoas que não gosta de fazer exames. 

Até porque, mesmo o mais simples e rotineiro deles requer procedimentos específicos, disponibilidade na agenda e organização. Mas, nem todo mundo tem a disposição e paciência necessárias para esse processo. 

Em alguns casos, dependendo do exame, é necessário até mobilizar um familiar para acompanhamento e, ainda, tirar o dia para repousar e ficar em observação. E todo esse processo impacta no dia a dia, exigindo um planejamento e uma rotina própria. 

Agora, imagina se uma pessoa que já não gosta de ser examinada, organiza a agenda, vai até à clínica, espera pelo atendimento e, dias depois, na hora de buscar o resultado, descobre que a qualidade da imagem está prejudicada e que será necessário refazer o tal exame… Complicado, não é mesmo? O relacionamento com o paciente será afetado, assim como a credibilidade do local. 

A verdade é que a qualidade da imagem é muito importante em um diagnóstico médico. Por isso, clínicas e hospitais estão cada vez mais investindo em equipamentos com alta tecnologia e eficiência, para que casos como esse não aconteçam e os pacientes obtenham resultados mais precisos, detalhados e com a rapidez necessária. 

Talvez você não saiba, mas muitos fatores podem influenciar negativamente na qualidade da imagem em exames. Se a densidade radiográfica não estiver equilibrada em um raio-x, por exemplo, a imagem pode ficar muito clara ou muito escura, dificultando a análise. 

O mesmo pode acontecer caso a imagem na radiografia não esteja muito nítida e se o contraste não estiver balanceado. Caso o paciente tenha que refazer o exame, lá se vão mais tempo, radiação e materiais desperdiçados – já que a impressão em filme dry é muito mais cara e de difícil decomposição. 

Outros tipos de impressão, como a em cera ou tinta sólida, também podem prejudicar o diagnóstico médico. Isso porque os exames impressos com esse material têm uma durabilidade menor e, dependendo da temperatura, a tinta pode derreter e comprometer a leitura do exame pelo médico, havendo possibilidade de ter que refazer o exame. 

Diante disso, o que fazer para que a qualidade da imagem nos diagnósticos médicos sejam mais precisos, rápidos e não gerem desperdício de suprimentos? Nós temos uma dica: investir na impressão digital.

impressão digital permite que hospitais e clínicas tenham processos mais ágeis, confiáveis e de alta qualidade. Por meio dela é possível imprimir exames coloridos, fazer reconstruções em 3D e em tamanhos diferenciados. Nesse caso, a impressão pode ser feita através dos próprios aparelhos, o que facilita consideravelmente a entrega dos resultados. Para que você entenda melhor como ela funciona e porque é importante investir nessa tecnologia, listamos 3 benefícios da impressão digital para diagnósticos médicos

1 – Diagnósticos mais rápidos 

Assim como a qualidade da imagem em um diagnóstico médico importa, a rapidez para obter esse resultado também conta muito. Nós sabemos que saúde é um assunto sério e que não dá para brincar. Por isso, quanto antes obter o resultado, melhor. 

Enquanto muitos exames precisam de tempo para serem revelados, as impressoras de imagens médicas em papel da Helioprint, imprimem o diagnóstico diretamente dos aparelhos, por meio de softwares ou conversores. Desse modo é possível identificar rapidamente o que o paciente tem e, ainda, atender mais pessoas em menos tempo. 

Dentro da radiologia, por exemplo, a impressão digital proporciona mais definição, uma densidade maior, mais nitidez e contraste, reduzindo para quase zero o número de exames que precisam ser refeitos. Ao invés de levar horas para obter o resultado, a impressão do diagnóstico é imediata e, além disso, o radiologista pode realizar ajustes para tornar a análise mais assertiva: rotacionar, cortar, alterar medidas e até realizar anotações no exame. 

2 – Mais precisão e segurança no diagnóstico

A tecnologia trouxe para a medicina uma série de benefícios e a precisão dos diagnósticos é um deles. Por que continuar utilizando máquinas antigas, quando se pode usar as impressoras digitais e oferecer aos pacientes uma experiência nova e mais assertiva? 

Dependendo da qualidade da imagem, o especialista pode se confundir quanto ao diagnóstico ou ter que pedir para que o paciente faça um novo exame. Com os exames médicos impressos em papel, esse cenário muda. Isso porque eles têm alta definição, se aproximam ao máximo do real e facilitam consideravelmente a leitura médica. 

Com essa tecnologia, o tamanho da imagem impressa não interfere no resultado e é possível imprimi-la em diferentes formatos sem que ela perca a qualidade. Caso haja alguma dúvida, é possível ampliar a imagem na tela para obter mais detalhes na impressão. 

Não precisamos nem explicar o quanto a impressão digital é importante para manter a credibilidade da clínica ou hospital, não é mesmo? Quando os pacientes sabem que o estabelecimento investe em equipamentos modernos e de alta qualidade, se sentem mais seguros, aumentando as chances de continuarem frequentando e indicando o lugar para outras pessoas. 

3 – Menos desperdício, mais economia 

O filme dry, material usado para a impressão de raio-x, é muito caro. Quando alguém precisa refazer o exame porque a qualidade da imagem ficou ruim, o desperdício de tempo e suprimentos é grande. Substituir o filme radiográfico pela impressão digital de exames pode gerar uma economia de até 80%

Logo, quanto menos as pessoas precisarem refazer radiografias, menos materiais serão desperdiçados e mais a sua clínica ou hospital ganhará com isso. 

Investindo em uma impressora digital, é possível realizar diagnósticos médicos com mais rapidez e precisão, eliminando o desperdício de materiais que não se decompõem com facilidade na natureza, assim como a quantidade de radiação absorvida pelo corpo. 

Agora que você já sabe porque a qualidade da imagem é importante em um diagnóstico médico e percebeu que investir em impressoras digitais é a opção ideal para proporcionar resultados mais rápidos, assertivos e seguros, saiba que essa tecnologia está presente em várias áreas da medicina: desde a tão conhecida radiologia, até ultrassons, ressonâncias magnéticas, tomografias, exames odontológicos e muito mais!

Chega de ficar olhando para o passado! Agora você tem informações suficientes para investir na impressão digital, aumentar a credibilidade do seu estabelecimento médico e proporcionar o melhor para a saúde dos seus pacientes. 

Helioprint - soluções para área médica