Com as estações mais frias se aproximando, descubra como preparar o seu estabelecimento para faturar mais nessa época do ano.
Chocolate para o Dia dos Namorados, ovos para a Páscoa, doces para a Festa Junina, já pensou em como os produtos sazonais interferem nas vendas do seu negócio? Hoje, no Blog da Helioprint, vamos falar sobre como preparar o seu estabelecimento para faturar mais com as vendas de produtos sazonais.
No dia 20 de março começa o outono e com as estações mais frias de aproximando já passou da hora de começar a planejar as vendas do período. Mas, calma, vamos te ajudar com isso! Primeiramente, vamos responder algumas questões para entender melhor a nossa temática:
Mas afinal, o que são produtos sazonais?
São aqueles itens que apresentam ciclos de venda, ou seja, os que vemos mais nas prateleiras em períodos específicos. Veja, a palavra “sazonal” é relativa a estação do ano, algo que é próprio de uma. Eles também são capazes de simbolizar uma data específica. Como o panetone para o Natal e os ovos de chocolate para a Páscoa, por exemplo. Sendo assim, essas demandas podem ser determinadas por mudanças climáticas outono, inverno, primavera e verão. Datas comemorativas Dia dos Pais, Mães e Crianças. E ainda eventos periódicos como Copa do Mundo e Olimpíadas.
Como trabalhar com esses produtos em estoque?
O primeiro passo é se planejar antecipadamente! Assim, você terá tempo de montar estratégias de vendas. E ainda negociar valores e prazos com fornecedores, decorar o seu estabelecimento para a data/estação em questão e fazer previsões de demanda para estimar a quantidade correta dos produtos. Essa última é possível fazer comparando as vendas do mesmo período no ano anterior. Se por acaso você não tem esse levantamento, comece este ano. Isso é importante para o planejamento de vendas ao longo do ano. Assim, dificilmente você perderá produtos do estoque porque comprou itens demais e nem perderá vendas, pois não tem mais o mesmo.
Quais são as “datas-chave” que teremos pela frente em 2022 para explorar na venda de produtos sazonais?
A Helioprint te auxilia com isso também. Vem com a gente:
Início das estações mais frias do ano (Outono e Inverno)
Quando o frio começa a dar as caras, o que você começa a procurar no mercado? Aquecedor, vinhos, insumos para fazer sopa, panela e produtos para fondue, cobertas e edredons… São muitos itens que simbolizam essa época do ano. Por isso, confira o que mais saiu do seu estoque no mesmo período do ano anterior e prepare as promoções e PDVs.
O início do Outono será no dia 20 de março, mas você já pode antecipar a temporada. Lembre-se, é você que cria a urgência de compra no cliente. Pode fazer isso, deixando a exposição itens próprios de frio, decorando o estabelecimento e oferecendo promoções.
Páscoa
Em 2022, a Páscoa vai cair no dia 17 de abril. E para ter aquele corredor bonito e cheio de ovos de chocolate, é melhor se preparar. Além disso, as vendas de itens como bacalhau e outros peixes também sobe. A Páscoa representa uma parcela significativa nas vendas anuais, ela é uma grande oportunidade para o varejo. Aqui neste artigo, do Blog da Helioprint, te damos 5 dicas para aumentar as vendas no supermercado.
Dia das Mães
Celebrada no dia 8 de maio, esta também é uma época de vendas significativas para os supermercados. Como já falamos acima, a dica principal é começar cedo e antecipar as promoções. A criatividade é o segredo para ganhar mais nessas datas comemorativas. Ofertas relâmpago, decoração, descontos e parcerias são fundamentais. Vamos deixar aqui um artigo com algumas ideias para melhorar as vendas no Dia das Mães.
Festa Junina
É tempo de São João e entre quadrilhas e festas temáticas dá para aumentar as vendas no seu negócio. Itens como pipoca, pé de moleque, cocada, quentão e demais guloseimas devem tomar conta dos corredores. Aposte na decoração, leve o cliente a se animar com a compra dos produtos. Lembre-se que o período de festas juninas é de junho e julho. Por isso, antecipe e alongue a exposição dos itens dos PDVs.
Dia dos Namorados
O dia 12 de julho coincide um pouco com as festas juninas, mas não deixe passar em branco. Essa data é uma das mais importantes do ano. Significa muitas oportunidades de vendas e se planejar para aproveitar as duas ocasiões é essencial. Aqui você encontra 12 ideias para vender mais no Dia dos Namorados.
Dia dos Pais
Assim, como o dia das mães, essa data comemorativa é responsável por uma parcela significativa nas vendas. Aposte em promoções, sorteios, propagandas e kits promocionais para a data. Aqui você confere 10 ideias para vender mais no Dia dos Pais.
Início das estações mais quentes do ano (Primavera e Verão)
A Primavera começa no dia 22 de setembro, por isso antes dessa data é importante preparar o estoque. Essas duas estações são as mais quentes do ano, então aposte em produtos que lembram praia, bebidas, ventiladores e outros itens.
Dia das Crianças
Para o dia 12 de outubro aposte nos brinquedos. Prepare os PDVs na altura dos olhos dos mais interessantes: as crianças. Aposte na decoração e crie o senso de urgência de compra. Acredite, no Dia das Crianças, são elas que mandam.
Copa do Mundo FIFA de 2022
Será a 22ª edição do evento esportivo e ocorrerá no Catar, país árabe. Por enquanto, o torneio está marcado para acontecer entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro. Esta é uma ótima oportunidade de venda de produtos sazonais. Bandeirolas e outros itens do tipo, comidas e bebidas para assistir aos jogos, entre outras coisas. Além disso, essa é a hora de apostar na decoração verde e amarela no seu negócio. Deixe todo mundo no clima e aposte no espírito esportivo do brasileiro. Não terá erro!
Black Friday
Uma das datas mais aguardadas para aqueles que adoram grandes promoções. Este ano a Black Friday cairá no dia 25 de novembro. Isso significa que você tem muito tempo para se preparar para ela. Aqui você confere 10 estratégias para o seu supermercado vender mais.
O campeão dos campeões: Natal
Então é Natal, e essa data não tem para ninguém. No final do ano as vendas disparam. Natal, encerramentos de empresas e grupos de amigos e familiares. Com o décimo e férias em mãos todo mundo quer gastar. Então propicie isso aos seus clientes. Encontre aqui 7 dicas para o seu supermercado faturar mais.
Se comunique com o cliente através de cartazes
Essa é a chave para levar o cliente até as promoções que você tanto planejou. Sem os cartazes e informações sobre promoções e preços, nada vai adiantar. Identifique os seus produtos sazonais através deles, não precisam ser somente os das datas e estações como já mencionamos. Podem ser aqueles que você tem no seu supermercado mesmo, como algo especial na padaria ou um desconto legal.
As pessoas são visuais, por isso apostar em uma boa comunicação com cartazes é uma ótima sacada. Assim você direciona o seu cliente e ainda decora o seu estabelecimento. E nisso, a Helioprint pode te ajudar!
O sistema ByPrice, permite que você crie cartazes online com facilidade e precisão. É um software que cria e armazena as artes na nuvem, sem que precise baixá-lo no computador. Para saber mais sobre o ByPrice e outros serviços da Helioprint, basta entrar no nosso site.