Uma das datas mais significativas para o comércio está se aproximando. Você já começou a preparar a loja para a Páscoa? Veja dicas para faturar ainda mais!
Coelhinhos, ovos de chocolate, pescados, bebidas e tudo de melhor que a data pode oferecer: você já começou a preparar a sua loja para a Páscoa? Saiba que a data é uma das mais significativas para o comércio.
Somente no ano de 2022, o setor faturou R$ 2 bilhões, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A boa notícia é que esse ano as vendas devem aumentar cerca de 30%, segundo alguns lojistas, em entrevista para a CBN Curitiba.
A Páscoa, para os cristãos, não é fixa e acontece em uma data móvel a cada ano ocorre em um dia diferente. Em 2023 será celebrada no dia 09 de abril e os produtores, comerciantes, além dos amantes de chocolate, já estão ansiosos para sua chegada.
Mas não são somente os ovos de páscoa que estão nos holofotes. Barras de chocolate, caixas de bombom, kits presenteáveis, além de pescados, bebidas, petiscos e itens de decoração também devem ter atenção especial nas vendas deste ano.
Por isso, nós separamos algumas dicas para você aproveitar esta data sazonal da melhor forma possível. Confira:
É hora de preparar a sua loja para páscoa!
Listamos um passo a passo que pode ajudar você a preparar a sua loja para a chegada da Páscoa. Assim como as demais datas promocionais, o segredo está no planejamento:
1 – Defina seus produtos principais para a data
Em primeiro lugar, quais são os itens mais procurados pelos clientes na data? Ovos de páscoa, barras de chocolate, pescados, bebidas… Conhecer esses produtos é fundamental para que você possa seguir para os próximos passos.
Se você tem os registros das vendas das páscoas anteriores, é um bom começo. Isso ajudará você a elaborar um plano para compra de produtos e insumos. Se adiantar, significa que você poderá negociar melhores preços com os seus fornecedores. Lembre-se que os produtos mais importantes para os consumidores nesse período vão muito além dos ovos de Páscoa e do bacalhau.
Muitas famílias se reúnem para celebrar a data, seja na sexta-feira santa ou no domingo, então frango, carne, bebidas (alcoólicas ou não) também devem estar no seu planejamento. Após definir os seus produtos principais é hora de seguir para o próximo passo: o estoque!
2 – Confira o estoque
A ideia aqui é faturar e não comprar a mais ou perder clientes por não ter algum produto. É preciso achar um meio-termo e para isso é preciso se planejar. Antes de adquirir qualquer item da sua lista, faça um inventário do estoque. Veja o que você já tem e o que precisa comprar. O controle das vendas das páscoas anteriores vai te ajudar aqui também. Afinal, produto parado no estoque, significa prejuízo para o seu bolso.
Se você estiver esperando um aumento nas vendas, então acrescente uma “gordura”, que pode ser algo em torno de 10% a mais da média dos últimos anos.
Atenção! Todas as dicas que estamos dando aqui devem ser feitas com antecedência, pois você precisará de tempo para pôr em prática os seus planos e ter êxito nas vendas. Lembre, os seus concorrentes também já estão se preparando!
3 – Chame a atenção do público (Divulgação)
Em terceiro lugar, não adianta nada seguir os passos anteriores, definir as promoções e não divulgá-los! Outdoors, propagandas televisivas e anúncios nas rádios podem ser estratégias de sucesso, mas nada substitui a presença on-line. O mundo é digital e as pessoas estão conectadas!
Use as mídias sociais: Facebook, Instagram, WhatsApp. Por elas é possível mostrar as suas promoções para a data. Crie uma lista de transmissão pelo WhatsApp e envie todos os dias as ofertas. E-mail marketing também é uma boa jogada. Muitas vezes as pessoas estão tão ocupadas ou esgotas com o seu dia a dia que esquecem dessas datas. Por isso, lembre elas!
Crie no consumidor um senso de urgência: “Os ovos da Nestlé acabaram de chegar. Corre para garantir o seu!” Ou de empatia: “Quando sair do trabalho, não esqueça de passar aqui. Estamos com promoções especiais para a Páscoa. É chocolate que não acaba mais =)”. Importante: a rede social é interação. Não deixe ninguém sem resposta.
4 – Decoração e trilha sonora
Mais uma dica para deixar o cliente no clima de Páscoa! Aposte na decoração e na trilha musical. Não exagere no volume das canções e também não irrite o cliente reproduzindo as mesmas faixas seguidamente. Seja sutil, prepare uma playlist que deixe ele confortável no estabelecimento, quanto mais ele ficar, maior é a possibilidade dele comprar mais!
Quanto à decoração, use a criatividade para transportar o cliente para a própria vila do coelho da Páscoa. Apesar da data não significar somente isso, tratar ela comercialmente significa mais vendas. Lembre-se que o seu cliente principal são as crianças. Aposte em um estilo mais lúdico e localize os seus produtos principais de modo que os pequenos possam ver. São os pais que compram, mas as crianças têm participação especial no processo!
Uma dica: é procurar inspirações de decoração no Pinterest. Lá você encontra várias ideias, inclusive ‘faça você mesmo’, o que pode ajudar você a não gastar tanto com este tópico.
5 – Crie kits especiais
Essa é uma super dica! Lembra dos produtos parados no estoque, eis uma forma de ajudar a diminuir ele. Crie kits com itens especiais para a data e acrescente os produtos que precisa vender. Como a preferência de cada pessoa varia, é possível criar vários tipos de kits. Com cervejas artesanais e petiscos, com vinhos, itens de churrasco, tudo isso com muitos bombons, barras de chocolates e uma embalagem especial. Não tem erro!
6 – Guie o cliente até as ofertas
Já falamos aqui sobre a decoração, música, kits especiais e tudo o mais. Entretanto, outro fator importante é direcionar o cliente dentro do seu negócio para as promoções e produtos que você preparou. E os cartazes promocionais são os seus maiores aliados nessa hora.
Atualmente, há todo um estudo para definir a melhor forma de criar um cartaz. Além disso, já existem sistemas e máquinas capazes de ajudar neste processo.
O cartazista eletrônico nada mais é do que um software ou site em que você mesmo pode criar os cartazes de oferta do seu supermercado. É só abrir a plataforma, criar ou escolher um modelo de cartaz, acrescentar informações sobre os produtos em promoção e pronto. Basta imprimir e divulgar em seu estabelecimento.
Assim você pode padronizar os layouts, cores, tipografia e demais elementos. Além disso, as chances de uma palavra ou preço saírem erradas, são quase nulas, pois o software vai te notificar sobre possíveis inconsistências.
Um desses sistemas é o ByPrice que tem todas essas funcionalidades e combinado com as impressoras da Helioprint formam um time e tanto para entrar em campo. Eles são a solução ideal para criar, imprimir e gerenciar cartazes promocionais para o seu negócio.
7 – Anote tudo!
E por fim, a nossa sétima dica vai te ajudar muito nas próximas páscoas. Anote tudo! O que deu certo, os produtos que mais saíram e os que não tiveram tanto sucesso. Se a decoração deu certo e as ideias que surgiram pelo caminho. Tudo pode ser usado a seu favor. E quem sabe da próxima vez seja ainda mais fácil planejar as suas ações para a data. Sendo assim, tudo serve como ensinamento e o mais importante é sempre evoluir e prestar o melhor serviço que o consumidor pode imaginar.
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