Usar o tradicional Dry Film para radiologia é uma prática cada vez mais ultrapassada na medida em que as empresas especializadas têm descoberto as vantagens da impressão de exames radiológicos em papel.

Hoje, mais do que uma tendência, essa substituição é uma necessidade para aumentar a qualidade dos exames, agilizar o processo e ainda reduzir drasticamente os custos. As soluções para impressão deste tipo de imagem garantem não apenas otimização dos resultados para o cliente final como uma série de vantagens para clínicas e hospitais dos mais diversos setores da medicina. Além de uma economia que pode chegar a 80% em relação ao filme radiográfico, os custos podem ser ainda mais reduzidos com a locação de impressoras.

Aposentadoria do Dry Film é tendência

Com a grande quantidade de empresas de saúde que a cada dia trocam o método tradicional pela revelação de exames radiológicos em papel, não deverá demorar muito para o Dry Film ser aposentado definitivamente. Na ponta do lápis, não há como ser diferente, já que o material acarreta em vários custos extras, tem baixa performance comparada à impressão em papel e não é amigo do meio ambiente por estar sujeito a reações químicas de agentes para a fixação da imagem no filme. Além disso, não podemos esquecer os riscos para o ser humano que acaba sendo mais exposto à radiação, uma vez que é comum a repetição de exames que não ficaram bons - o que não acontece na radiologia digital já que o resultado é instantâneo. O preço, também, é outro fator impactante no financeiro das unidades de saúde, já que, além do custo do Dry Film propriamente dito, há ainda os gastos com todo o material extra que precisa ser adquirido, como reveladores e fixadores. Dessa forma é necessário haver um estoque de materiais que pesa no fluxo de caixa da empresa, uma vez que o estoque, na realidade, não é investimento, mas dinheiro parado. É necessário ainda um encarregado de administrar a quantidade desses produtos à disposição e o gerenciamento dos materiais e relação à data de validade etc.

Redução de custos pode chegar a 80% com as impressoras

Já com a impressão em papel ocorre justamente o oposto. Além da economia de espaço, já que são compactas e algumas oferecem portabilidade, elas são eco friendly, já que não são poluentes, funcionando sem a influência de agentes químicos. Por outro lado, a impressão de exames radiológicos em papel elimina os gargalos de revelação, barateando ainda mais os custos. Outro ponto de corte de custos é a locação de impressoras específicas, o que eleva a sua taxa de economia em até 80% em comparação ao Dry Film: há redução de despesas com manutenção, reposição de materiais e suplementos, e atualização de softwares e de máquinas antes que se tornem obsoletas, já que tudo isso fica por conta da empresa contratada. É possível também fazer um planejamento de impressões mensais, definindo acessos na cadeia hierárquica da clínica ou hospital, e ainda ter acesso à identidade do funcionário que imprimiu determinado exame. Assim, fica muito mais fácil tomar decisões assertivas acerca do gerenciamento das impressoras de forma a conseguir uma economia ainda maior, sem detrimento da qualidade.

Alto grau de qualidade agrega valor para seus clientes

Na radiologia tradicional o filme é a comprovação do exame e do diagnóstico, acontecendo o mesmo com o exame impresso em papel, só que com muito mais qualidade: além de poderem ser produzidos em qualquer tamanho, um dispositivo captura a imagem digital que é lida por um equipamento (impressora) computadorizado, resultando em imagens de altíssima definição, que podem ficar ainda melhores ao serem aplicadas diversas técnicas sofisticadas de tratamento de imagem. Os resultados obtidos são potencializados, gerando uma impressão muito mais fiel e facilitando o diagnóstico. Tudo mais rápido, limpo, sustentável e eficiente, agregando valor à sua empresa e colaborando para fidelizar o seu cliente. Você ganha mais tempo para cuidar do que realmente é importante, corta custos e oferece um serviço de qualidade superior em todos os sentidos. Quer saber mais sobre como a impressão de exames radiológicos pode ajudar a sua empresa de saúde? Converse com os especialistas da Helioprint e conheça as soluções personalizadas para sua clínica, hospital ou laboratório. Atenção: As impressões de exames feitas através de impressoras de papel, devem ser utilizadas única e exclusivamente para documentação e não tem em finalidade diagnóstica. Helioprint - soluções para área médica