O que significa SLA e porque ele é importante ao contratar um provedor de impressão
Área Médica
Ficar um tempo sem algum equipamento gera um grande prejuízo financeiro ou, pior ainda, para a qualidade dos serviços e para a imagem de clínicas e hospitais. Por isso é muito importante que seus gestores tenham uma relação clara de deveres contratuais com os seus fornecedores.
Faz parte da rotina de hospitais e clínicas trabalharem com situações críticas. Sendo assim, qualquer atraso pode ser um problema de proporções preocupantes. Por isso, todos os serviços envolvidos devem contar com mecanismos de solução de problemas muito claros, basicamente um SLA. Mas você sabe o que significa SLA?
SLA - Service Level Agreement, é um acordo de nível de serviço, com tudo colocado no papel. “O combinado não sai caro”, como se diz.
A prática surgiu como reação ao problemas gerados pela informalidade na relação de empresas com seus fornecedores. Nestes casos, é comum que acordos sejam feitos apenas verbalmente, ou que fiquem implícitos. O problema é que com esta "folga" no contrato, o fornecedor se sente livre para fazer as coisas do jeito dele.Fornecedores que empregam um SLA na prestação de seus serviços especificam tudo previamente, garantindo que não haverá margem para deixar o contratante na mão quando ele mais precisar.
Como funciona o SLA no outsourcing de impressão
Quesitos como entrega, assistência, responsabilidades e qualquer outro que envolva tanto o contratado quanto o contratante são considerados e documentados.No contrato, ficam claras informações como o tempo de cada serviço, a qualidade de sua entrega, as medidas a serem tomadas em caso de incidentes e a forma como os chamados devem ser abertos, dentre outros. Também ficam claras as consequências em caso de descumprimento.
A Helioprint, por exemplo, firma com seus clientes um SLA que prevê em contrato o atendimento em até 8 horas úteis.
Para além do cumprimento do contrato, é claro que um bom outsourcing de impressão também deve saber lidar com imprevistos e necessidades que surgem com o tempo. Por isso precisa disponibilizar uma boa equipe de Customer Success. Ela acompanha o cliente do início ao fim do contrato, com foco em sua satisfação com os produtos e serviços.A equipe de CS da Helioprint trabalha com uma espécie de consultoria, analisando e indicando as ferramentas mais adequadas para cada realidade.
Dessa forma os clientes não ficam com aquela sensação de que ninguém fica realmente responsável por solucionar os seus problemas, o que é muito comum em contratos que parecem não fazer ideia do que significa SLA.
Resumindo, sua empresa não fica dependente de ter um contato informal, uma pessoa indicada dentro do fornecedor (o que, convenhamos, não garante a qualidade do serviço prestado).
O bom atendimento passa a ser regra válida para todos, e não um favor para poucos.
O que significa SLA? Garantia de soluções
Um bom serviço de outsourcing de impressão deve oferecer equipamentos, suprimentos, assistência e uma série de ferramentas de ponta para tirar de suas costas o peso de gerenciar as atividades relacionadas a impressão.
Na área médica estes fatores são mais do que importantes. Eles são vitais. É por isso que a Helioprint garante em contrato alguns quesitos que todo cliente tem o direito e a obrigação de exigir para garantir a qualidade de seus próprios serviços.
Suprimentos originais em contrato. Infelizmente ainda é comum a utilização de suprimentos remanufaturados, o que causa uma série de problemas, incluindo a má qualidade das impressões.
Gerenciamento de impressão e suprimentos. O controle das impressões é importante, mas a maioria dos fornecedores não oferece o gerenciamento dos suprimentos, que é igualmente importante.
Agilidade na resolução de problemas. Um fornecedor não pode garantir que nunca ocorrerão problemas, mas deve garantir que eles serão solucionados.
Você pode solicitar uma análise completa de ambiente à Helioprint. Nossos profissionais oferecerão a solução ideal, levando em consideração o volume de produção e nível de cobertura, prevendo e evitando filas de impressão e desgastes antecipados de peças.
E como já mencionamos, o nosso trabalho é contínuo e constante. Profissionais de CS estarão sempre monitorando a satisfação e a eficácia dos serviços prestados, além de estarem atentos a nova necessidades que possam surgir.
Investir em serviços é melhor do que adquirir equipamentos
É comum que clínicas e hospitais recém-inaugurados comecem suas atividades fazendo uso de impressoras próprias para as demandas corporativas.Isso acontece porque não existe uma preocupação muito grande com a qualidade de impressão. Mas não demora para que os gestores percebam que essa atitude é um erro. Já comprovamos que existem ainda outros fatores que devem ser considerados. Além do que, investir capital em uma impressora de alta tecnologia é inviável por inúmeras razões:
alto custo de aquisição;
assistência limitada;
demanda de conhecimento técnico;
altos custos com manutenção;
curta vida útil (três anos, em média);
desvalorização acelerada.
Agora, quando se trata de impressão de exames, manter a qualidade pode ser bem complicado. A compra de equipamentos pode se tornar um problema bem sério.
Comprar um equipamento para a impressão de exames é financeiramente inviável, independentemente da sua produção. Os equipamentos são caros e, quando estiverem pagos, já estará na hora de substituí-los.
Alterações de clima, umidade, papéis e desconfigurações de softwares podem acarretar em perdas fatais na qualidade dos exames impressos.Manter o padrão de qualidade é um desafio que deve ser delegado a um bom fornecedor, que ofereça assistência autorizada pelos fabricantes. Só ele conseguirá:
Analisar quais são os melhores equipamentos para o seu cenário;
Fornecer suprimento periodicamente ou sempre que necessário;
Fazer a manutenção adequada, troca de peças e renovação dos equipamentos.
Não perca mais dinheiro com equipamentos defasados ou disponibilizando recursos humanos próprios para cuidar das impressoras!
Solicite uma análise, conheça em detalhes e saiba na prática o que significa SLA na política de atendimento da Helioprint para a área médica.