autor Helioprint
data 13 de junho de 2017

Quando falamos de marketing para supermercado, a missão é fazer o consumidor gastar mais, sem perceber que está fazendo isto.

Através de estratégias de preços, psicológicas, cores e até de posicionamento de produto é possível aumentar o ticket médio dos clientes.

Quer mais algumas ideias para aumentar as vendas no seu supermercado? Neste artigo vamos mostrar 21 ideias de marketing para supermercado para ajudar os marketeiros de plantão a vender mais nas suas lojas.

ATENÇÃO: Todas as estratégias e ideias de marketing para supermercado mostradas neste artigo são frutos de experiências e estudos realizados por terceiros. Recomendamos que as técnicas sejam testadas e/ou adaptadas em seu próprios ambientes.

1. Melhore a iluminação interna

Objetivo: Estimular a compra por impulso através da valorização visual dos produtos.

A iluminação correta pode valorizar o modo que os consumidores vêem os produtos, principalmente na hortifrúti e na padaria. Com a iluminação correta, frutas, guloseimas e outros produtos parecem mais apetitosos, despertando mais desejo dentro das pessoas.

2. Estimule todos os sentidos

Objetivo: Estimular a compra por impulso através da ativação da memória dos sentidos.

Você sabia que nosso cérebro é capaz de lembrar de coisas através de sensações? Não são somente imagens que trazem nossas lembranças a tona. Toques, cheiros, sons e gostos podem fazer com que lembremos de ocasiões já vividas.

Nosso subconsciente faz isso sem que a gente perceba. É por isto que utilizar estratégias de marketing sensorial em supermercados é uma das ações mais importantes que você deve fazer.

Marketing olfativo

A aromatização correta dos ambientes pode ativar memórias de sensações boas que tivemos ao comer determinado alimento no passado, despertando o desejo de repetir esta sensação.

Em locais onde não há aromas naturais (de alimentos) pode-se utilizar borrifadores de aromas, que podem ser colocados estrategicamente para estimular o apetite.

Marketing visual

O aspecto visual é um forte incentivador na hora das compras, afinal, antes de comer com a boca, nós “comemos com os olhos”. Produtos bem iluminados e com a aparência de fresco parecem muito mais apetitosos, gerando sensações boas no cérebro.

Não precisa ser o alimento “ao vivo”, invista também em belas imagens nos cartazes (ou até vídeos), elas podem chamar bastante atenção, ainda mais se for acompanhada de uma boa promoção.

Marketing gustativo

A degustação dos produtos causa a sensação imediata de prazer. Oferecer o “gostinho” dos alimentos pode aumentar as compras por impulso do produto experimentado.

Além disso, ver outras pessoas tendo prazer em degustar algum produto ativa nossos neurônios espelho, responsáveis por gerar a mesma sensação que as outras pessoas estão sentindo.

3. Aumente o tamanho dos carrinhos

Objetivo: Crias a percepção psicológica de que o cliente está comprando pouco.

É fato: Quando o cliente está andando pelo corredores do supermercado, ele vai comprar produtos que não havia planejado, seja pelo impulso ou por uma necessidade que não estava planejada. A pergunta é: e se o carrinho já estiver cheio?

A resposta é simples: Há grandes chances de que o consumidor desista da compra. Quando o carrinho esta vazio, as pessoas acreditam que comparam poucos itens. É tudo psicológico. Ou seja: Carrinhos ou cestas cheias geram a sensação de que a compra já passou dos limites.

4. Toque música de fundo

Objetivo: Diminuir a hiperatividade, relaxar e estimular os consumidores.

Pesquisas mostraram que as emoções das pessoas podem ser afetadas através da música que elas estão ouvindo. Mas não são somente as emoções que a música é capaz de afetar. O número de produtos que o seu cliente leva pra casa também pode ser afetado pela música.

Efeito do volume

De acordo com o ThikingGrowth, um estudo feito por Cain-Smith & Curnow (1966), mostrou que o volume da música ambiente é capaz de alterar a velocidade do fluxo dos consumidores.

  • Música alta: Faz com que as pessoas se movimentem mais rápido;
  • Música baixa: Faz com que as pessoas se movimentem mais devagar.

Ainda de acordo com o estudo, em ambos os experimentos, somente a velocidade da movimentação das pessoas foi alterado. O volume de compras não teve mudanças significantes.

Efeito do tempo

Neste caso, o tempo que estamos falando é a velocidade da música, e não a quantidade de minutos. O estudo de Ronald E. Milliman mostrou que o tempo da música pode influenciar o volume de compras e também e a velocidade do tráfego.

  • Músicas rápidas (alto tempo): Faz com que as pessoas andem mais rápido, diminuindo o volume de compras;
  • Músicas lentas (baixo tempo): Faz com que as pessoas andem mais devagar, aumentando o volume de compras.

Efeito do estilo da música

estudo feito em 2011, por Knöferle, mostrou que tipo de música influencia diretamente no ticket médio do consumidor. De acordo com o estudo, músicas com notas menores, aliadas a tempo baixo, faz com que as pessoas comprem mais. Mas o que são músicas com notas menores e baixo tempo? Músicas tristes. Você pode até duvidar, mas a música lenta e triste aumentou em até 12% as vendas nas lojas estudadas.

A teoria por trás disto é: A indução de tristeza no ambiente pode causar a necessidade de buscar felicidade através do prazer da compra.

5. Entregue mais do que produtos

Objetivo: Gerar valor através de dicas gratuitas.

Criar um relacionamento com o consumidor e fazer com que ele se sinta bem em ir ao seu supermercado faz toda a diferença. Descontos, degustações, bom atendimento? Todo mundo faz isto. Você precisa ir além. Muita vezes um produto pode passar despercebido somente pelo fato de que os consumidores não sabem como aproveitá-lo.

Mas o que eu posso fazer?

  • Dê dicas de combinações de produtos;
  • Ensine receitas;
  • Forneça benefícios e informações nutricionais.

Tudo isso pode ser feito através dos cartazes (ou através de vídeos), que, além dos preços, podem trazer informações adicionais.

6. Deixe espaços vazios nas prateleiras

Objetivo: Criar a sensação de que outras pessoas já comparam aquele produto (fazendo com que o subconsciente entenda que é um bom produto), e fazer com que fique mais fácil de pegar o produto na prateleira.

Mais uma dica para atingir o subconsciente dos consumidores. Deixar espaços vazios nas prateleiras faz com que as pessoas pensem que outras pessoas já comparam aquele produto. Se está vendendo, então o produto deve ser bom, certo?

Além disso, quando há espaços entre os produtos, o cliente consegue pegar o produtos mais facilmente. Pode parecer meio bobo, mas lembre-se: Criar momentos de prazer faz com que os clientes criem memórias associativas melhores e passem mais tempo dentro do supermercado. O simples fato de irritar-se com o produto que não sai da gôndola pode gerar estresse.

7. Aplique a psicologia dos preços

Objetivo: Alterar a percepção dos consumidores sobre o preços dos produtos, causando a sensação de que os preços estão mais baratos.

O fatores psicológicos influenciam diretamente no ticket médio do seu consumidor, é por isto que uma das estratégias de marketing dos supermercados mais usadas para vender é o preço psicológico.

Mas qual é a explicação científica por trás disto? Compras por impulso. Funciona assim: Os consumidores já comparam tudo que precisam, mas recebem pequenos estímulos diretamente no subconsciente, estes estímulos são capazes de provocar diversas sensações, inclusive a sensação de que estão diante de uma oportunidade (promoção) única.

Uma das técnicas de preços psicológico mais usada é a redução de um centavo do preço. É o famoso R$ 4,99 – R$ 9,99 – R$ 19,99

Quer saber como funciona o efeito do 99? Nosso cérebro está acostumado a dar mais importância ao número da esquerda, ignorando (subconscientemente) os números da direita. Confira abaixo o resultado de um estudo feito em uma loja americana, onde foi reduzido um centavo do preço de diversos produtos:

Muita gente dúvida do poder da psicologia, mas marketeiros e publicitários utilizam dezenas de estratégias psicológicas para fazer os consumidores comprarem mais. Outras estratégias de preço psicológico são:

  • Fazer ancoragem de preço;
  • Criar contraste visual nas promoções;
  • Discriminar o valor em parcelas;
  • Criar promoções fáceis de entender;
  • Conceder mais descontos no final do mês;
  • Usar a regra dos 100 (valor x porcentagem);
  • Melhorar o preço por quantidade;
  • Explicar o motivo do desconto;
  • Mostrar o produto antes e o preço depois, e vice-versa.

Quer saber mais? Temos um artigo completo sobre o como utilizar de forma eficiente o preço psicológico no marketing.

8. Aplique a psicologia das cores

Objetivo: Despertar emoções específicas, como o senso se urgência (da compra).

As cores são usadas para melhorar as vendas há anos. Cartazes, anúncios, botões, textos… Tudo é colorido para que atraia mais atenção dos consumidores e desperte o desejo intrínseco de comprar.

Cuidado: Uma cor pode causar diversos efeitos psicológicos, tudo depende do contexto que ela está inserida. O vermelho, por exemplo, pode estar relacionado a perigo, paixão ou até mesmo ódio. As cores mais usadas nos setores alimentícios são:

  1. Vermelho
  2. Amarelo
  3. Laranja

O fato destas cores estarem em 90% dos cartazes promocionais dos mercados não é coincidência. Quer saber por que?

Efeitos do Vermelho

O vermelho é capaz de estimular o apetite. Perfeito, não? Além disso, é uma cor chamativa, e pode capturar os olhares dos consumidores facilmente. Ainda falando das promoções, o vermelho dos preços causa a sensação de urgência. Deste modo o consumidor sente que estará perdendo um ótimo negócio se não comprar o produto.

Resumindo: Atenção + apetite + urgência.

Efeitos do amarelo

Assim como o vermelho, o amarelo também é usado para chamar atenção, porém, a intensidade é menor. Ele está mais ligado à cautela e atenção, enquanto o vermelho é associado a perigo e urgência. Além disso, o amarelo desperta a sensação e ânimo e felicidade. Um cliente mais feliz e animado irá gastar mais dentro da sua loja.

Resumindo: Cautela + ânimo + felicidade.

Efeitos do laranja

Mais uma vez, temos uma cor que chama a atenção. O laranja é uma cor amigável (usada devidamente). O ideal é não misturar muitas cores nos cartazes. Você pode manter os cartazes com vermelho e amarelo, deixando o laranja para as etiquetas dos preço. Deste modo é possível ampliar os efeitos psicológicos de consumos.

Resumindo: Interesse + amizade + atenção.

9. Aproveite as datas comemorativas

Objetivo: Estimular a compra através datas comemorativas.

A sazonalidade é uma excelente oportunidade para aumentar as vendas. Feriados, estações, épocas de férias e outras datas marcantes são atrativos para os consumidores. Porém: Saia do básico. Invista em datas que não são muito conhecidas.

Que tal fazer uma promoção especial no dia da pizza? E que tal se os engenheiros ganhassem 10% de desconto no seu dia? Promoções divertidas (regulares ou inesperadas) despertam o interesse contínuo dos consumidores no seu supermercado.

Neste calendário você pode encontrar datas comemorativas para todos os gostos! É uma bela oportunidade para extrair ideias para promoções.

10. Promova ações sustentáveis

Objetivo: Atrair e fidelizar de clientes através da geração de valor para a comunidade.

O seu ponto de vendas não precisa ser só um ponto de vendas. É possível gerar valor para as pessoas com ações destinadas ao interesse comum. Quer um exemplo?

Muitas pessoas não sabem onde despejar lixos nocivos para o meio ambiente, como pilhas, baterias, celulares ou até exames de raio x. Separar um local para o despejo destes matareis ajudará a comunidade. Outras ações que trazem benefícios à comunidade são:

  • Coleta de lixo reciclável;
  • Campanhas de arrecadação de roupas;
  • Ponto de arrecadação para campanhas solidárias em geral.

11. Organize os produtos estrategicamente

Objetivo: Estimular a compra através da posição dos produtos nas prateleiras.

Posicione os produtos na linha de visão do público alvo. Isso aumentará as chances de capturar a atenção das pessoas. Esta dica não é novidade para quem trabalha no marketing dos supermercados e também fornecedores. Afinal, os fornecedores chegam a pagar caro pelo espaço nobre nas gôndolas.

Mas por que isto acontece? Normalmente, as pessoas vão para o supermercado comprar alguns produtos, mas passeando pelos corredores, acabam levando mais do que haviam planejado.

Porém: Dificilmente o consumidor passeará pelos corredores olhando as gôndolas de cima a baixo. Afinal, eles estão só passeando, e não caçando produtos. É por isso que os produtos que estão na linha de visão dos consumidores atraem muito mais atenção do que os que estão abaixo (no caso de adultos).

No caso das crianças: Guloseimas, chocolates e sucrilhos são exemplos de produtos adorados pelas crianças. Por isso é melhor deixar estes produtos em baixo.

12. Diminua a largura dos corredores

Objetivo: Fazer as pessoas prestarem atenção em mais produtos dificultando o tráfego.

Quem nunca ficou preso no trânsito? Você começa a olhar para os lados para se distrair enquanto espera a fila andar. A ideia desta estratégia é igual. Com corredores mais estreitos, as pessoas trafegam com mais cuidado. É neste momento que um produto pode chamar a atenção de alguém.

Essa técnica funciona ainda melhor com as crianças, pois elas já costumam explorar visualmente o ambiente. O tráfego mais lento gera mais oportunidades para que elas notem os produtos.

Cuidado em dobro: É preciso definir a largura dos corredores com cuidado, pois, assim como no trânsito, a demora na locomoção pode gerar irritação, causando o efeito inverso: a desistência das compras.

13. Aumente o comprimento dos corredores

Objetivo: Estimular a compras por impulso através da superexposição dos produtos.

Corredores longos obrigam os consumidores a passar por produtos que não planejavam encontrar. Essa exposição excessiva aumenta a taxa de compra por impulso.

É importante lembrar: Mantenha uma ordem lógica nas prateleiras. Não adianta criar prateleiras de produtos aleatórios. O ideal é pensar em produtos que são consumidos juntos. Deste jeito (e de novo voltando à psicologia) podemos ativar as memórias no subconsciente do consumidor. Que memórias são essas? Lembranças de alimentos que ficam melhor quando misturados com outros.

14. Crie um ambiente aconchegante

Objetivo: Gerar associações psicológicas nos consumidores para que a lembrança da marca seja atrelada a momentos bons.

Uma das melhores ideias de marketing para supermercado que você pode ter é transformar a compra em um momento agradável. Você deve fazer com que a experiência de compra dos consumidores seja a melhor possível.

Nosso cérebro cria associações de memórias com o que estamos vivendo. Até mesmo o nosso gosto musical pode ser moldado de acordo com as ocasiões que ouvimos determinado tipo de música. Algumas ações que você pode fazer para gerar esta percepção psicológica são:

  • Mantenha o ambiente sempre limpo e com aromas agradáveis;
  • Treine os funcionários para que sempre forneçam o melhor atendimento ao cliente;
  • Crie promoções inesperadas e irresistíveis;
  • Ofereça locais de lazer;
  • Ofereça oportunidades diferenciadas para clientes fidelizados;
  • Mantenha os produtos organizados e alinhados;
  • Capriche na identificação dos alimentos;
  • Use cores para categorizar os tipos de alimentos.

15. Coloque produtos essenciais longe da entrada

Objetivo: Aumentar a jornada do consumidor dentro do supermercado.

Arroz, queijo, leite, sal.. são todos produtos de uso diário. Ou seja: Os consumidores que buscam estes produtos são recorrentes, e voltarão algumas vezes na semana para buscá-los. Se você entrega logo o produto, o cliente compra e vai embora. Não queremos isto.

Deve-se posicionar estes tipos de alimentos longe da entrada, de modo que os consumidores possam trafegar por outros produtos e promoções antes de encontrar o que querem. Assim, as compras não planejadas são maiores.

16. Capriche nos cartazes promocionais

Objetivo: Capturar a atenção dos consumidores e aumentar as compras por impulso.

O cartaz promocional é responsável por grande parte das compras por impulso realizadas dentro de um mercado. Eles chamam a atenção do consumidor que trafega dentro e fora da loja. Os potenciais dos cartazes são:

  • Podem ter diversos tamanhos, formatos e composições;
  • Possuem mais capacidade de capturar a atenção dos consumidores;
  • Podem explorar a psicologia dos preços e das cores ao máximo;
  • É possível, através de programas para fazer cartazes de supermercado, adicionar imagens, receitas e outras informações que agregam valor aos consumidores.

Aproveite os cartazes para atrair a atenção às melhores ofertas do dia, e assim empolgar a maior quantidade de pessoas para entrar na loja. Depois que os clientes estão dentro da loja…

Aproveite a personalização de cartazes para criar uma experiência de compra única e agradável. Use os cartazes para dar dicas de receitas e saúde. Ações como estas ajudam no processo da compra e geram mais valor para o seu estabelecimento.

Cuidado com os erros: Os erros ortográficos podem causar efeitos negativos no cartazes, gerando a sensação de descaso com o consumidor, podendo até reprimir a compra.

17. Invista em tecnologia

Objetivo: Fazer o uso de tecnologias para melhorar o desempenho analítico e de vendas.

A tecnologia é um diferencial que pode gerar vantagens competitivas para os supermercados que souberem utilizar as ferramentas corretas. Quer exemplos de tecnologias para melhorar o marketing dos supermercados? Veja abaixo.

Etiqueta eletrônica

A etiqueta eletrônica permite ao gestor do estabelecimento fazer a gestão ágil dos preços e promoções, já que os preços podem ser mudados de um só local. Deste modo é possível criar promoções facilmente em horários específicas.

Câmera de calor

Existem câmeras que, além de filmar o ambiente, ainda mapeiam as áreas onde os consumidores passam mais tempo. Locais onde há mais paradas são chamados pontos quentes. Por outro lado, locais onde não há retenção de clientes são chamados de pontos frios.

Esta tecnologia permite aos gestores descobrir quais áreas do mercado são melhores, além de possibilitar a realização de testes.

Por exemplo:

  • Trocar produtos de local ou posição para descobrir se chamará mais atenção;
  • Modificar preços e promoções em horários/dias diferentes;
  • Modificar cores, tamanho e disposição de cartazes.

Com essas informações é possível realizar ações muito mais eficazes.

Auto checkout

O auto checkout é um alternativa para agilizar as compras dos consumidores que levam poucos itens, pois é o próprio consumidor que passa os produtos no leitor de código de barras e faz o pagamento através de cartão de crédito/débito. Este tipo de sistema visa agilizar o atendimento e melhorar o fluxo de pessoas em horários de pico.

Mas isto não facilita os furtos?

Este é o maior receio ao adquirir um sistema de auto-pagamento. Porém, basta instalar uma câmera de segurança no local do auto checkout. Outra alternativa é: Manter um funcionário próximo ao leitor, de modo que ele possa auxiliar os consumidores e também fazer o controle anti-furtos.

Vitrine eletrônica

As vitrines virtuais funcionam como um e-commerce. Os clientes escaneiam um QR Code com o aplicativo do supermercado, então o produto é adicionado na sua “sacola de compras virtual”.

Quando todos os produtos foram adicionados, basta efetuar o pagamento e pronto. Os produtos vão para onde? A entrega é feita diretamente o endereço cadastrado no aplicativo. É uma excelente opção para, por exemplo, motociclistas, que possuem a capacidade reduzida de carregar as compras. Com a vitrine virtual eles podem compras muito mais produtos e sair do mercado de mãos vazias.

E tem mais. As vitrines virtuais podem ser usadas em locais estratégicos, distantes do seu ponto de venda principal.

18. Destaque e reforce a marca

Objetivo: Destacar a marca da empresa através de aspectos visuais.

Causar uma boa impressão, antes mesmo que o consumidor entre no supermercado, é um truque psicológico para reforçar a força da marca e passar a sensação de que a empresa é séria. Mantenha os painéis da marca sempre bem iluminados e com boa aparência. Manchas, poeira e outros defeitos causam a sensação de descaso. Afinal, se o marca é tratada assim, como são tratados os produtos?

19. Posicione os produtos para realizar vendas casadas

Objetivo: Aumentar a venda de determinados produtos ao colocá-los próximos a outros produtos.

Existem dois tipos de venda casada:

  1. A venda explícita, onde o consumidor ganha desconto ao comprar dois produtos diferentes;
  2. A venda implícita, onde o consumidor compra dois produtos diferentes por vontade própria.

Neste caso, vamos falar a venda casada implícita. Trata-se de agrupar produtos para que o consumidor não precise se esforçar ou lembrar de outros produtos. Ou seja: Posicione produtos relacionados sempre próximos para aumentar as vendas de ambos produtos. O exemplo clássico é: churrasco.

Mas fique atento: Nem sempre a venda casada diz respeito a produtos que estejam relacionados, como no exemplo acima. É possível oferecer vendas casadas de produtos completamente diferentes. Quer um exemplo? Veja abaixo.

Estudo de caso

Uma grande rede de supermercados descobriu que as vendas de fraldas aumentavam toda a sexta-feira, no final do dia. Essas compras eram feitas pelo público masculino. O que eles fizeram? Colocaram uma bela pilha de cervejas próximo às fraldas.

Resultado: Na sexta-feira a venda de fraldas e cervejas aumentou.

20. Diminua os preços dos itens mais vendidos

Objetivo: Causar a impressão de que o supermercado possui melhores preços do que os concorrentes.

  1. Faça uma lista dos produtos mais vendidos;
  2. Diminua o preço destes produtos;
  3. Aumente (proporcionalmente) os preços de outros produtos;
  4. Divulgue os melhores preços.

Qual é o resultado esperado? As pessoas vão analisar seus preços com os do concorrentes e criar a percepção de que os preços em geral do seu supermercado são mais baratos.

Funciona como uma isca. É uma estratégia para levá-las para dentro do estabelecimento, onde você pode usar outras estratégias para vender mais. Parece simples, não é? Mas exige um bom planejamento. É preciso escolher com cuidado os produtos que terão os preços aumentados. Tenha em mente que os produtos não devem ficar muito acima dos preços da concorrência, e devem manter o fluxo de vendas normal.

21. Não mostre a hora para o cliente

Objetivo: Manter o consumidor dentro do estabelecimento.

Quando o cliente entra na loja, queremos que ele ande pelos corredores sem se preocupar com a vida. Quanto mais ele fica ali dentro, maior são as chances de gastar mais. Remova todos os relógios e quaisquer equipamentos que tragam a sensação de que o tempo está passando.

Mas e o relógio do celular? Não temos como lutar contra isso, porém, quanto mais você conseguir esconder a sensação de que o tempo está passando, melhor.

Dica extra: Remova vidros e janelas que mostrem o ambiente externo, pois este age como um relógio natural.