Você sabe como a gestão de TI com TaaS pode transformar sua empresa?
O Tech as a Service, ou Tecnologia como Serviço, é um conceito que envolve terceirizar a parte de gestão de TI e a solução ideal para as empresas que precisam de suporte especializado para essa área.
A contratação desses serviços já é realidade para muitas empresas que desejam aprimorar suas operações em TI e ganhar uma série de vantagens que iremos explicar a seguir.
Siga com a gente nesse blog para entender como a gestão de TI com TaaS pode proporcionar acesso a tecnologias avançadas, agilizar a implementação de soluções digitais e aprimorar o crescimento do seu negócio.
Diferenças entre TaaS e os modelos tradicionais de gestão de TI
Até aqui você pode ver que o TaaS vem se destacando no crescimento nos negócios. De acordo com dados do Índice Global de Adoção de Tecnologia (GTAI 2015) anual da Dell, disponibilizado pela Forbes, empresas que adotam Big Data e nuvem crescem 53% mais rápido do que as que não o fazem.
Agora precisamos citar que o TaaS é útil em cenários que mudam o tempo todo, como o mercado tecnológico, em que constância e mão de obra qualificada são essenciais para garantir uma vantagem competitiva.
Sendo assim, o Tech as a Service e os modelos tradicionais de gestão de TI se diferem em vários aspectos:
Modelo de implementação
TaaS: As operações são terceirizadas para um fornecedor especializado que oferece serviços por assinatura e sob demanda, como descrito anteriormente. As empresas contratam esses serviços conforme necessário.
Tradicional: As organizações contam apenas com as equipes internas em relação a testes e infraestrutura. Todos os recursos necessários para testes são geridos internamente, sem a possibilidade de uma expertise especializada.
Custos
TaaS: São baseados no uso, aluguel ou assinatura, permitindo que as empresas paguem apenas pelo que usam. Dessa forma, é possível obter economias significativas, especialmente para empresas que não precisam de testes constantes.
Tradicional: Os custos são fixos e podem ser altos devido à necessidade de manter uma equipe permanente, investir em ferramentas e infraestrutura.
Flexibilidade e escalabilidade
TaaS: Oferece alta flexibilidade e escalabilidade. Logo, as empresas podem aumentar ou reduzir rapidamente a quantidade de serviços e equipamentos com base nas necessidades.
Tradicional: A escalabilidade é limitada pela capacidade da equipe interna e pela infraestrutura disponível. Aumentar a capacidade pode requerer contratações e investimentos adicionais.
Expertise
TaaS: Contam com equipes especializadas com ampla experiência para fazer a mais completa gestão de ativos e equipamentos para que você tenha confiança e possa passar credibilidade com a sua empresa.
Tradicional: Expertise é limitada ao conhecimento da equipe interna, que pode variar significativamente e não cobrir todas as áreas necessárias.
Foco no Core Business
TaaS: Permite que as empresas se concentrem em suas atividades principais, bem como delegar a gestão de TI a especialistas externos.
Tradicional: As atividades de teste demandam recursos e atenção internos, o que pode desviar o foco do core business da empresa.
Infraestrutura
TaaS: A infraestrutura para a gestão da tecnologia é gerida pelo fornecedor, responsável por mantê-la atualizada e eficiente.
Tradicional: A empresa precisa investir e manter a infraestrutura de TI, o que pode ser caro e exigir atualizações frequentes.
Rapidez na implementação
TaaS: Uma grande vantagem desse modelo é a facilidade da sua implementação, devido a terceirização da equipe e da gestão, permitindo que as empresas iniciem logo nas primeiras semanas a utilização dos serviços após a contratação.
Tradicional: A implementação de novos processos pode ser demorada devido à necessidade de recrutamento, contratação e capacitação interna, bem como treinamento e configuração de infraestrutura.
Inovação e atualização
TaaS: Os provedores estão sempre atualizados com as novas tecnologias e buscam adotar o melhor delas para o dia a dia do seu negócio, entregando custo benefício.
Tradicional: Por outro lado, aqui a adoção de novas tecnologias pode ser mais lenta, dependendo do orçamento e da capacidade de treinamento da equipe interna. Além disso, pode não se ter um direcionamento claro do que vale ou não obter aquilo para o negócio.
Em resumo, o TaaS oferece uma abordagem mais flexível, econômica e especializada em comparação com os modelos tradicionais de gestão de TI, que requerem maior investimento em recursos internos e podem ser menos adaptáveis às mudanças rápidas do mercado.
Conheça os benefícios da Gestão de TI com TaaS para o seu negócio:
Redução de Complexidade
Com o TaaS, essas necessidades de uma grande infraestrutura acabam sendo eliminadas, pois os fornecedores de TaaS utilizam seus próprios sistemas de gestão, liberando a empresa da necessidade de manutenção e atualização contínua desses recursos.
Além disso, profissionais qualificados são escassos e caros, mas o TaaS possibilita o acesso a especialistas experientes de mercado como o know how da Helyo, sem a necessidade de recrutamento e treinamento, reduzindo a carga sobre a equipe interna de TI.
Vantagens da Gestão de TI com TaaS
Como vimos até aqui, o TaaS é um modelo de serviço de forma terceirizada, em que as empresas contratam fornecedores especializados para ajudar na gestão de TI. Dessa forma, é possível obter vários benefícios e vantagens competitivas que vamos mostrar a seguir.
Redução de custos: Adquirir novos equipamentos e treinar a equipe interna com o objetivo de aprimorar suas operações em TI, traz muitos custos.
Por meio do TaaS é possível economizar recursos ao não precisar manter uma equipe interna ou infraestrutura, pagando somente pelos serviços e equipamentos que utilizar.
Acesso a expertise avançada: Essa é uma ligeira vantagem competitiva, pois no mercado de TI é necessário constância e qualidade.
Nesse modelo, as empresas podem aproveitar a experiência e conhecimentos especializados dos provedores, que possuem ampla vivência no mercado e são referência, como a Helyo – líder em qualidade de tecnologia há mais de 40 anos no mercado de TI.
Escalabilidade e foco no Core Business: Permite que os negócios escalem suas atividades, sem as limitações de capacidade interna.
Assim, o time pode concentrar seus esforços em outras atividades para a empresa, deixando os testes de hardware e software para especialistas.
Flexibilidade: Por meio do TaaS é possível ter acesso a diversos tipos de equipamentos e serviços, que desempenham níveis de segurança, entre outros, adaptando-se às necessidades específicas do projeto.
Segurança e Compliance: Recapitulando o que dissemos até aqui, os provedores são especialistas em identificar e mitigar vulnerabilidades de segurança em aplicações.
Através de sistemas de gestão e conhecimento técnico é garantido que possíveis falhas sejam detectadas e corrigidas – além de garantir segurança de dados contra acessos não autorizados.
Gestão de TI com o TaaS e o impacto na inovação das empresas
Nesse artigo você pode ver como o TaaS (Tech as a Service) pode impactar positivamente na gestão de ativos de TI do seu negócio.
Para grandes empresas, o TaaS oferece vantagens significativas em termos de economia de escala.Para grandes corporações, que podem reduzir custos unitários e aproveitar descontos associados a compras em volume.
Para pequenas e médias empresas também é vantajoso, permite que elas expandam suas operações de forma sustentável, sem se preocupar com a obsolescência de equipamentos ou a necessidade de grandes atualizações tecnológicas.
Logo esse modelo traz inovação e diferenciação para todas as empresas. Se quiser entender mais sobre como o TaaS impacta no crescimento empresarial e inovação, não deixe de acessar esse outro blog aqui.
Agora se você quer ver a sua empresa alavancar o nível das suas operações, de forma descomplicada e eficiente, conte com a Helyo nesse processo.
Nossa missão é oferecer tecnologia como serviço. Com soluções práticas. Eficientes. Intuitivas. O que falta para você viver tudo isso?