autor Helioprint
data 17 de maio de 2022

O mês de julho está chegando e com ele as tradicionais Festas Juninas. Descubra como faturar ainda mais com os produtos sazonais típicos dos festejos.

Pipoca, milho, paçoca, vinho e amendoim, esses são alguns dos itens indispensáveis para as tradicionais festas juninas no supermercado. A menos de um mês para o início dos festejos, ainda dá tempo de preparar o seu estabelecimento para a data. Já falamos aqui no Blog da Helioprint sobre a importância dos produtos sazonais para o faturamento anual.

Páscoa, Natal, Dia dos Pais e o tão aguardado e lucrativo Dia das Mães, esses são alguns exemplos de datas sazonais no comércio. Para entender melhor este termo você pode conferir o artigo que fizemos sobre eles neste link. Agora que você já sabe sobre a importância deles. Que tal dar uma olhada nas dicas que preparamos para você faturar mais nas festas juninas no seu supermercado? Vem conferir:

Qual a origem das festas juninas

festas juninas no supermercado 2

Elas remontam de um tempo em que a passagem dos ciclos das estações eram comemorados. Trazida da Europa por portugueses e espanhóis, a festa celebrava a virada do inverno para a primavera. Após meses de um frio congelante, a alegria da chegada do verão era muito aguardada. 

As origens da festa junina são de celebrações pagãs das antigas civilizações. Porém, ao chegarem ao Brasil no século XVI foram abraçadas pelo catolicismo e ganharam adequações para as nossas próprias tradições. 

Festa Junina no supermercado

Agora que você já conhece a origem da festa, que tal começar o planejamento?

1. Em quais produtos devo investir?

Em primeiro lugar, é preciso que você disponha de um mix de produtos sazonais temáticos juninos. Faça uma lista com os principais, por exemplo: canjica, milho, pipoca, paçoca, maizena, amendoim, fubá, vinhos, etc. O que pode ajudar muito nesta lista é a relação do que você mais vendeu durante o mesmo período no ano passado. Se você não possui um controle assim, é hora de começar a se preocupar com isso.

Planejamento de estoque é muito importante para que você não perca dinheiro e nem produtos que se não vendidos podem perder a validade. Lembre-se, nosso intuito é faturar, não ao contrário. 

Outra forma de descobrir o que o cliente deseja é usando as redes sociais. Uma alternativa barata e eficaz. Faça posts no feed ou stories, perguntando ao seu consumidor o que ele gostaria de ver nas festas juninas no seu supermercado, por exemplo. Já anote as respostas e providencie os itens. Interagir com o cliente é muito importante para o sucesso das vendas.

2. Logística dos produtos

Em segundo lugar, não adianta nada providenciar os produtos que falamos no item anterior se eles não forem entregues a tempo. Por isso, se preparar com antecedência é fundamental. Assim, dá tempo para você fazer as suas pesquisas de preços, encomendar com os fornecedores e negociar valores

3. Mão de obra temporária é uma boa ideia?

Se você tem uma equipe reduzida e quer vender mais. Talvez essa seja uma alternativa inteligente. Pense, se a demanda ficar alta demais e você não conseguir lidar com ela, os clientes vão ficar insatisfeitos e quem vai sair perdendo é você. Avalie as possibilidades de contratação. Veja se é mesmo necessário, fale com a sua equipe e discuta o assunto. Assim, não tem como dar errado.

4. Invista em marketing

“Quem não é visto não é lembrado!”‘. Essa máxima pode ser antiga e gasta de tanto que já foi usada, mas não deixa de ser verdadeira. Engajar os consumidores a comprarem os produtos ‘caipiras’, investindo em promoções dos itens da festa é uma ideia. Faça degustações (marketing sensorial), sirva pipoca, paçoca, quentão, vale de tudo para atrair o cliente pelo paladar e pelo olfato.

Se você trabalha com e-mail marketing, uma ótima dica é mandar sugestões de receitas típicas com itens que você vende no seu supermercado. Nas redes sociais, invista em posts com a temática da festa e desperte e incentive a compra por impulso. Todas essas são dicas com um custo de divulgação muito barato. É claro que se você deseja e tem capital para investir em ações mais ‘caras’ como TV e outdoors, tudo é válido para atrair os consumidores.

5. “Olha a promoção! É verdade!”

Brincadeiras à parte, um dos meios mais comuns de impulsionar as vendas são as ações promocionais. As já conhecidas: “leve três e pague dois”, descontos no valor dos produtos em um período pré-determinado, kits com itens típicos da festa, são todas boas opções. Mas cuidado para não ficar no prejuízo. Aqui vai valer aquela sua negociação de valores com o fornecedor que você fez de antemão. 

6. Aposte na decoração

E por fim, lembre de que um ambiente bem decorado é capaz de despertar sentimentos no seu cliente. Por exemplo, se você decorar antes da data em questão vai dar a impressão de imediatismo, como se a data estivesse chegando e ele estivesse atrasado. Isso pode fazer com que ele compre os produtos antes mesmo do início das festas. Uma dica valiosa é a música ambiente. Troque a seleção usual por canções típicas conhecidas. Isso também vai despertar os sentidos do cliente.

Além do mais, bandeirinhas, toalhas xadrez, chapéus de palha, fitas e outros adereços deixam o ambiente divertido e aconchegante para o cliente. Ele vai se sentir no clima das festas juninas no seu supermercado e isso pode influenciar na hora da compra.

Os cartazes, pode deixar com a Helioprint

festas juninas no supermercado 3

É claro, que nada do que falamos acima vai funcionar se você não souber direcionar o seu consumidor para os produtos em questão. As pessoas são visuais, por isso apostar em uma boa comunicação com cartazes é primordial. Um estabelecimento bem sinalizado é essencial, afinal, é como você levará o cliente até os produtos e promoções que você tanto trabalhou com antecedência. Os cartazes devem ficar bem localizados e visíveis ao público, e devem ser bem pensados e sem erros gramaticais.

A Helioprint possui uma solução definitiva para criar, imprimir e gerenciar cartazes promocionais. Além disso, o software ByPrice possibilita o desenvolvimento, distribuição e gestão de materiais personalizados. É uma ferramenta fácil de usar, eficiente e rentável para o seu negócio.

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