Ao longo das últimas décadas, testemunhamos uma mudança na forma como as empresas utilizam o marketing, à medida que as redes sociais se tornaram uma parte integrante do dia a dia dos consumidores.
Inicialmente, o marketing varejista era focado em canais tradicionais, como anúncios em televisão, rádio e impressos - bem como em estratégias de merchandising em lojas físicas.
Embora esses métodos tenham sido eficazes, apresentavam limitações significativas em termos de alcance, segmentação e engajamento. As marcas tinham uma visão limitada do seu público e poucas oportunidades para interagir diretamente com eles.
No entanto, com o surgimento das redes sociais, foi possível transmitir mensagens aos consumidores, ouvir suas opiniões, responder às suas perguntas e construir relacionamentos mais sólidos.
Como o Marketing Varejista pode ser aplicado nas redes sociais
Podemos compreender o marketing digital como um conjunto de estratégias e ferramentas online para promover produtos ou serviços, alcançar públicos-alvo, gerar engajamento e vendas. No varejo ele oferece vantagens estratégicas, como:- Atingir o público além das lojas físicas, mas com alcance a nível global, até mesmo cidades e estados diferentes;
- Facilitar o acesso dos consumidores a promoções exclusivas, possibilidade de cashback e compra online, entre outras possibilidades;
- Permitir uma segmentação mais precisa do público através da análise de dados;
- Análise detalhada do desempenho das campanhas no digital, através de estratégias, como tráfego pago;
- Possibilidade de fidelizar a marca e criar engajamento.
Alcance orgânico x pago. Quais as diferenças e como aproveitar o que cada um tem de melhor?
O alcance orgânico relaciona-se ao público alcançado apenas com conteúdos criados nas redes sociais. Não há investimento financeiro, mas uma estratégia de produção de conteúdo para atingir os resultados de forma gradativa (exceto se algum material viralizar e atrair pessoas para o perfil da sua marca). Em contrapartida, o alcance pago ou tráfego pago, é uma forma mais rápida de conseguir atingir um público maior em um curto período de tempo. São criados anúncios e conteúdos patrocinados visando aumentar o alcance (para um site ou um perfil na rede social, por exemplo). No conteúdo orgânico cria-se um conteúdo baseado nas necessidades do seu público, que conecta e gera uma relação de proximidade. Já na parte paga o objetivo é atrair e converter, não há a construção de um relacionamento como na anterior. Essa estratégia funciona muito bem com promoções limitadas, produtos de lançamento, etc. A melhor decisão é unir os dois de forma inteligente para a sua empresa. Fazendo isso será possível trabalhar todas as facetas do seu negócio para lucrar com o digital e também fora dele.Aprenda a maximizar o seu alcance e engajamento do estratégias que funcionam
Criando conteúdo que converte
O conteúdo viral é um desejo de todos que trabalham com o digital, ainda mais quando falamos do marketing varejista nas redes sociais. Porém, para isso é necessário um conhecimento sólido em relação ao público. Dessa forma, é possível trazer assuntos que sejam relevantes para os seus consumidores e que façam com que eles sintam vontade de passar essa informação adiante - pois quando isso ocorre em massa, temos o conteúdo viral. Antes de pensar em viralizar é importante trazer temas pertinentes para criar uma comunidade engajada com o seu conteúdo.Parcerias com Influenciadores Digitais: Como selecionar profissionais alinhados à marca e obter parcerias de sucesso
Influenciadores digitais são profissionais que criam conteúdo de valor para diferentes marcas. Eles possuem estratégias específicas para divulgar os produtos ou serviços da empresa para a qual são contratados e costumam ter um bom público, pois criam conteúdos próprios além das publicidades. O marketing de influência tem crescido muito. Segundo a Business Insider Intelligence a estimativa do investimento global em influenciadores digitais pode chegar a US$ 34 bilhões. Isso demonstra que as empresas cujo objetivo é consolidar o seu negócio, utilizam essa estratégia na sua comunicação. Abaixo vamos citar algumas dicas que podem te ajudar a implementar essa estratégia:- Encontre um influencer que o conteúdo se relacione com o que você vende;
- Entre em contato e solicite um mídia kit (currículo do profissional), onde constam valores, trajetória, resultados e outras informações importantes;
- Alinhe as expectativas, explique tudo o que precisa e veja se aquele criador consegue atingir os seus objetivos.
Aprenda a utilizar estratégias para a segmentação de audiência e comunique-se de forma efetiva com o seu público
Ao segmentar o público com precisão e entregar mensagens relevantes e personalizadas no marketing varejista nas redes sociais, as marcas podem aumentar significativamente o engajamento, a conversão e a fidelidade do cliente. Em vez de adotar uma abordagem única para todos, é possível dividir sua base de clientes em grupos distintos com uma variedade de critérios, como demografia, comportamento de compra, interesses e preferências. Isso aumenta a probabilidade de os clientes se envolverem com a campanha e tomarem decisões, como fazer uma compra ou se inscrever em uma lista de e-mails para receber ofertas em primeira mão. Outro ponto é que as campanhas personalizadas podem melhorar significativamente a experiência do cliente, oferecendo comunicações mais relevantes e úteis em cada ponto de contato. Desde e-mails personalizados até anúncios direcionados, as marcas podem criar uma jornada fluida que atenda às necessidades e expectativas individuais de cada cliente - aumentando a probabilidade de conversão e retenção a longo prazo.Utilize de forma estratégica o potencial das plataformas digitais
Antes de tudo, é importante falar que o conteúdo audiovisual (vídeo) tem crescido vertiginosamente.. De acordo com estatísticas da Wezol, cerca de 82% das pessoas foram convencidas a comprar um produto ou serviço assistindo a um vídeo e 91% das pessoas assistem a vídeos quando querem saber mais sobre um produto ou serviço. Esses dados reforçam a importância de criar conteúdos em vídeo, assim como outros formatos como carrosséis (posts em continuidade), fotos dos produtos e estáticos (post em formato de arte). Atualmente, as principais plataformas para se criar conteúdo são:- Instagram: Ótimo para trazer temas que gerem interação com a audiência, mostrando bastidores, detalhes de algum produto, ação, serviço.
- Facebook: Ambiente em que existem pessoas mais velhas, onde o conteúdo precisa ser mais maduro, mais explicativo e é interessante gerar interação.
- Whatsapp: É possível estabelecer uma comunicação direta com potenciais clientes, trazendo ofertas, dicas de produtos, tutoriais rápidos e maior exclusividade.
- Twitter: É uma rede formadora de opiniões. As pessoas expressam o que pensam e compartilham opiniões umas das outras. Se a sua rede de varejo estiver bem posicionada no digital, é possível encontrar pessoas falando bem sobre o seu negócio.
- TikTok: Funcionam muito bem conteúdos práticos e mais curtos, ensinando como fazer alguma coisa.
- Telegram: Vem sendo muito utilizada como um ambiente para educar através de aúdio. Como as pessoas podem entrar em grupos e participar, podem ser feitos espaços para divulgar ofertas, por exemplo.