Investir em tecnologia é indispensável para continuar competitivo no mercado e ainda aumentar as vendas e o lucro. Para você não ficar para trás, separamos alguns tópicos que vão te ajudar.
Sabemos que não é fácil acompanhar a tecnologia, por isso preparamos dicas para o seu supermercado não ficar desatualizado. A cada dia presenciamos o aumento nas vendas online.
Segundo uma pesquisa da Neotrust, entre janeiro e março de 2022, o setor teve alta de 12,59% se comparado aos mesmos meses do ano passado. Os dados também apontam para um boom no faturamento de 11,02%.
Deste modo, é importante saber aproveitar a tecnologia no supermercado. Mas, acima de tudo, é preciso entender as novidades e descobrir como aplicá-las no dia a dia do seu negócio. Essas ferramentas têm o poder de aumentar as suas vendas e os lucros. Caso contrário, a tendência é de ficar estagnado e ser ultrapassado pelos concorrentes.
Mas calma, se você ainda não sabe como usar a tecnologia a seu favor, podemos te ajudar. Descubra os benefícios da inovação e como aplicá-la no seu negócio! Continue com a gente e confira essas dicas para o seu supermercado, boa leitura!
1 - Eficiência e redução de custos
Abrimos a sequência de dicas para supermercado destacando que as adaptações tecnológicas podem exigir um certo investimento financeiro. Mas, por outro lado, num período de médio e longo prazo vai oportunizar a redução de custos, melhoria na rotina de trabalho e na experiência do cliente.
De acordo com uma pesquisa da Oliver Wyman, a digitalização poderia liberar 20% de mão de obra. Por meio de serviços automatizados ainda seria possível reduzir em 40% as horas de trabalho. Isso significa operações mais eficientes, economia e evolução.
2 - E-commerce
Como já citamos aqui, o e-commerce vem ganhando cada vez mais espaço, então: "Se não pode com eles. Junte-se a eles!". Investir em um site ou aplicativo para o seu supermercado é uma ótima ideia. Essa estratégia pode ser bastante atrativa para ampliar as oportunidades de venda e oferecer diferenciais aos clientes.
Lembre-se de que uma das maiores vantagens do e-commerce é a compra por impulso. Sendo assim, qualquer cliente que acessar o seu site ou app de madrugada, por exemplo, poderá encher o carrinho. Pense nas possibilidades que essas dicas propiciam para o seu supermercado!
3 - Logística de entrega
Com as compras online, vem um grande desafio: a entrega. O cliente que compra pela internet não quer se incomodar com isso, então pensar em uma boa estratégia é fundamental. Você pode trabalhar em duas opções para o cliente: retirada na loja e entrega em casa.
Defina qual delas traz mais vantagens para o seu negócio e ofereça vantagens. Por exemplo: 5% de desconto no valor total para quem retirar na loja, ou vice e versa.
4 - Conheça os seus clientes
Quando um cliente compra fisicamente na sua loja, é difícil identificar o perfil dele. Mas com as compras online, isso fica bem mais fácil. Use os dados de cadastro do seu cliente de forma inteligente. Identifique preferências, tendências de consumo, gerencie o portfólio, defina preços e promoções a partir deles. É uma boa oportunidade para o seu negócio.
5 - Preocupe-se com o meio ambiente
Cada vez mais o consumidor está se preocupando com a origem daquilo que compra e do lugar onde compra. Por isso, investir em campanhas e atitudes ecologicamente corretas é fundamental. Importante não só para os seus clientes como para o meio ambiente, se preocupar com produtos ecológicos, orgânicos ou de baixo impacto para a natureza é um diferencial. Observe também se os seus fornecedores seguem os mesmos preceitos e privilegia quem se preocupa com questões acerca do meio ambiente.
Estimule campanhas para o uso de sacolas ecológicas para substituir a de plástico. Faça pontos de coleta de óleo de cozinha usado, pilhas e baterias, etc. Acredite, o consumidor está de olho em estabelecimentos que se preocupam com o seu impacto no mundo.
6 - Crie zonas com autoatendimento ou self-checkout
Muitos clientes prezam pela agilidade e descrição. Oferecer zonas com totens de autoatendimento pode ser uma solução que une o útil com o agradável. Os clientes ganham com praticidade e você com a economia de vários funcionários nos guichês. Você só vai precisar se alguém para supervisionar os caixas autônomos e ajudar os clientes, se preciso. Um dos principais benefícios é a agilidade, o que reduz filas.
O self-checkout, segue o mesmo princípio: o cliente que finaliza as suas compras. O consumidor utiliza um sistema específico, que realiza a leitura do código de barras dos produtos, para fazer a compra. É preciso ter softwares especializados e seguros.
7 - Facilidades no estoque
Esse é um grande desafio para os supermercados, pois é preciso ter os itens disponíveis e com o volume adequado para todos os tipos de compra: online ou físico. Uma maneira de facilitar esse processo é com uma ferramenta de controle de estoque integrada ao sistema de venda. Deste modo, as informações são atualizadas automaticamente e podem ser facilmente acessadas. Ajudando a equipe a ter mais facilidade ao fazer as reposições.
8 - Pagamento com Pix e QR Code
Uma facilidade que veio para ficar. O pagamento com Pix ou QR Code estão sendo amplamente utilizados no Brasil. Não só no comércio como também em outras operações na vida cotidiana. Pagar o aluguel ou a conta de luz, ficou bem mais simples. Então o seu negócio tem que acompanhar as pessoas. Além disso, melhor do que os cartões de crédito, por esses dois meios o dinheiro vai direto para a sua conta sem descontos.
9 - Autonomize os cartazes promocionais
O último item das dicas para o seu supermercado é: não faça mais os cartazes à mão! Isso não faz mais sentido. Utilizar uma ferramenta que permite a criação e a impressão de materiais temáticos te torna inovador e independente. Essas são algumas das vantagens do sistema ByPrice da Helioprint. Um software que pode te ajudar no desenvolvimento, distribuição e gestão de cartazes promocionais personalizados.
Fácil de usar, ele possui diversos formatos de cartazes para exposição de ofertas. É um conceito único de cartazista eletrônico 100% digital e customizável. Não é necessário nenhum tipo de qualificação específica para gerenciar e distribuir suas campanhas e promoções.
Para facilitar ainda mais o processo, o software é inteiramente disponibilizado em nuvem. Ou seja, o que facilita o tráfego dos cartazes e dispensa a instalação no computador. Os cartazes são gerados em alta definição, e vão direto para sua impressora.
Para saber mais sobre esse sistema e outras soluções inteligentes da Helioprint entre em contato conosco e não fique desatualizado. Até mais!