Datas comemorativas costumam ser boas para impulsionar as vendas. Mesmo em tempos de pandemia, com algumas cidades adotando lockdowns, os lucros do varejo poderão aumentar com a adoção de algumas táticas que falaremos aqui

No Dia das Mães, supermercados e outras redes varejistas costumam ter “um respiro” a mais com o aumento das vendas. Aliás, não é só neste dia que isso acontece. Datas comemorativas, como Páscoa, Natal e Dia dos Namorados são bem positivas.

Mas tudo que é bom pode ficar ainda melhor! E já que esse Dia das Mães promete reaquecer as vendas Brasil afora, nós vamos dar um empurrãozinho nisso. Como? Compartilhando dicas bem pra você colocar em prática aí no seu supermercado.

Vem com a gente?! Então boa leitura!

Neste artigo, você vai ver:

  • Ideias para supermercados no Dia das Mães;
  • Atenção às normas sanitárias da sua cidade;
  • Parcerias são sempre bem-vindas.

Aglomeração, nem pensar

O Dia das Mães está chegando (9 de maio). A data é uma excelente oportunidade para faturar mais. Mais faturamento significa mais clientes em sua loja. O que não pode significar aglomeração. Nesses tempos de pandemia, fique sempre atento às normas sanitárias de seu município. Em algumas cidades, a lotação máxima dos supermercados chega a 25% da capacidade máxima daquele estabelecimento. Em outras é 50%, e assim por diante.

Isso não quer dizer que você vá vender menos. Algumas redes ampliaram o horário de atendimento. Assim, conseguem atender todo o público que já atenderia normalmente. 

Lembre-se que observar as normas locais, que também podem incluir o uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel (70%), etc., significa não receber multas. 

Criatividade: o segredo do sucesso

Agora, vamos às 7 ideias que têm potencial de melhorar as vendas nos supermercados. Todas elas são aplicáveis em estabelecimentos de grande, médio ou pequeno porte.

1. Ofertas relâmpago

Ao longo da semana anterior, anuncie nos canais de comunicação do supermercado (redes sociais, panfletos, etc.) que na Semana das Mães serão feitas diversas ofertas relâmpago. Para isso, selecione produtos relevantes, sobretudo aqueles preferidos das mamães.

E atenção: dentro do supermercado, anuncie a promoção na hora de maior movimento. Não adianta fazer uma ação dessa à meia-noite. Monitore quais são os horários onde há mais pessoas circulando (obedecendo normas sanitárias), e anuncie as ofertas nesse momento.

2. Cross-merchandising

Já falamos sobre ele neste outro artigo, mas vale a pena retomá-lo aqui também. O cross-merchandising nada mais é do que você agrupar produtos que não são da mesma “categoria”, mas que têm uma relação de venda. Por exemplo: para fazer a macarronada de domingo, os ingredientes básicos são: macarrão, molho de tomate e queijo ralado. Em teoria, esses 3 produtos não pertencem à mesma categoria. Mas na hora de arrumar as gôndolas, se colocamos eles juntos, um potencializa a venda do outro por associação.

Pesquise aí na sua região quais pratos típicos são preparados nesse dia. E tente agrupar os ingredientes desses pratos bem próximos uns dos outros. Isso é cross-merchandising!

3. Decoração de espaços

Você pode não levar muito a sério que uma simples decoração de ambientes traz efeito nas vendas. Mas traz, sim. O cliente acaba fazendo a seguinte analogia: “Como essa rede de supermercados estão enfeitadas’ para o Dia das Mães, certamente tem muitas ofertas e variedades ali”. 

4. Potencial das prateleiras

A maneira como as prateleiras são organizadas tem impacto direto no volume de vendas. No entanto, há uma diferença entre apenas “organizar produtos” e “arrumar para o cliente”. Organizar é colocar cada item junto dos seus pares e pronto. Arrumar para o cliente é colocar os mesmos itens de modo que eles atraiam a atenção do consumidor. 

E há muitas formas de se fazer isso. Todas muito simples de serem colocadas em prática. Ou seja, se você quer aprender mais sobre esse assunto, clique aqui e surpreenda-se!

5. Desconto em produtos para as mamães

Além das ofertas relâmpago que tratamos acima, é possível dar descontos em produtos em sessões pontuais dos supermercados que geralmente são dados como presentes às mães. Aí na sua loja, certamente você sabe quais são os presentes mais comprados para elas na data. Veja em quais deles é possível dar um desconto especial. Isso vai deixar o mercado movimentado a semana inteira.

6. Parcerias com outras empresas

Uma mão lava a outra. Já ouviu falar nesse ditado? Pois bem! Pense em como você e outros comerciantes da região podem se apoiar mutuamente. Uma ideia de parceria que dá certo são aquelas assim: “Nas compras acima de xxx reais você concorre a uma diária na Pousada Tal”. Ou “Compre xxxxx e você concorra a um Dia de Beleza no Salão da Fulana”. 

Esse tipo de iniciativa costuma ser boa para todos os lados envolvidos. O supermercado vende mais, a pousada ou o salão, terão mais um cliente, e o consumidor é premiado.

7. Não esqueça dos cartazes

Claro que não poderíamos encerrar esse artigo sem falar deles, os cartazes. Fundamentais na hora de sinalizar uma oferta, eles ajudam a guiar o cliente dentro da sua loja. Para produzi-los de maneira rápida e prática, indicamos o ByPrice. Já ouviu falar?

É um cartazista eletrônico 100% online, criado e pensado na otimização do processo de criação e gestão de cartazes de ofertas. Com ele é possível fazer uma infinidade de cartazes, sem desperdício, e de maneira extremamente intuitiva. 

Até a próxima e boas vendas! 👋