Na hora de contratar mais profissionais para seu time de vendas, você deve ficar atento a algumas regras básicas. Anote-as e as tenha sempre por perto na hora das entrevistas.
Todo varejista tem na ponta da língua a principal qualidade de uma boa equipe de vendas: a união. E isso também vale para qualquer outro setor da empresa. Por isso você também precisa saber como contratar um bom vendedor.
Mas você já reparou que no time vendedor é mais difícil conseguir essa sinergia? Isso se deve a algumas características próprias da área de vendas, como a maior autonomia dos profissionais e a própria rotina de trabalho que acaba isolando os membros da equipe.
Entretanto, muito desta falta de união, tão comum no universo do varejo, se deve a erros na fase de aquisição de talentos. Se você quer garantir que as suas vendas sejam um sucesso, e que sua equipe esteja perfeitamente aliada com os valores e objetivos da empresa, acompanhe agora nossas dicas!
Como contratar um bom vendedor no varejo
É muito comum que empresas queiram contratar vendedores "fora da curva", que prometem revolucionar as vendas, implementar novos modelos de sucesso, ou corrigir tudo o que está errado.
Cuidado! O mais indicado é que você se preocupe mais em "encaixar" o novo profissional no seu time de vendas. E a razão disso é que, apesar de existirem "supervendedores", eles não são tão comuns quanto se imagina.
E, com essas promessas, o mais provável é que com o tempo você acabe se frustrando. Comece devagar, com poucas expectativas. Seja modesto nas suas ambições.
Um vendedor bem adaptado ao seu modelo de negócio terá mais chances de crescer e se tornar um profissional excepcional do que um aventureiro.
As dicas abaixo foram elaboradas tendo este princípio em mente. Se você concorda, aplique-as para atingir seus objetivos, como contratar um bom vendedor ou qualquer outro profissional!
Avalie o alinhamento do perfil do candidato com o da empresa
Essa primeira dica resume bem o espírito da coisa. Toda a experiência, formação e habilidades do candidato a uma vaga no time de vendas não são de grande valia se ele não estiver disposto a arregaçar as magas.
E acredite: muitas vezes, quanto melhor é o currículo, maiores são as chances do vendedor achar que não precisa realizar algumas das funções exigidas de seu cargo.
Além disso, também existe a possibilidade de um vendedor ter um excelente desempenho em seu currículo, mas as empresas por onde já passou possuírem características muito diferentes da sua.
Neste caso, ele provavelmente não desempenhará bem sua função, justamente por estar trabalhando com algo que desconhece, com valores diferentes dos quais está acostumado.
O resultado, caso você insista em contratações desse tipo, pode ser desastroso. Muitos já passaram pela situação de ter em sua equipe um vendedor que não está alinhado com os outros membros, transmitindo mensagens diferentes para os clientes e parceiros.
Faça uma descrição clara do trabalho e do perfil do vendedor
Em qualquer contato, seja uma ligação telefônica, um comentário em rede social ou uma entrevista, deixe sempre claros os objetivos da empresa, a forma como os clientes devem ser atendidos e a política da direção em caso de crises.
Essas informações iniciais já servem de filtro para o recrutamento, mas não são suficientes. Isso porque o vendedor precisa sim, como já dissemos, se alinhar aos valores da empresa. Mas de certa forma, a empresa também precisa atender às expectativas do vendedor, para obter o máximo rendimento de seu trabalho.
Por isso uma boa descrição da vaga é fundamental na busca pelos melhores profissionais. Isso evita que candidatos inapropriados tenham interesse em trabalhar em sua empresa.
Já aqueles que se encaixam bem, certamente seguirão adiante em seu propósito, identificando-se com os valores e métodos, sabendo que terão o alinhamento necessário, em uma via de mão dupla.
Ok? Você já sabe disso tudo, e também já tem experiências de bons resultados no seu processo de recrutamento seguindo esta política. Mas também sabe que aplicar essas dicas não foi o suficiente para evitar erros em algumas de suas contratações.
Onde será que você errou? Isso nos leva à próxima dica de como contratar um bom vendedor.
Não tenha pressa de contratar um bom vendedor...
Toda empresa passa por momentos de aperto. Demissões voluntárias ou involuntárias são sempre o motivo de desespero dos departamentos de recursos humanos ou dos gestores de varejo.
E o desespero, todos sabemos, é péssimo conselheiro. Na pressa de repor profissionais, a pessoa responsável pelas contratações acaba "queimando" etapas. E isso pode acontecer por pressão ou por iniciativa própria. Tanto faz, o problema é o mesmo.
Apressar o processo de contratação só para preencher uma vaga aberta irá gerar um prejuízo futuro bem maior do que o prejuízo em manter a vaga em aberto.
Bom, você pode contar com a sorte... Mas você realmente quer colocar em jogo a qualidade e quantidade das vendas de sua empresa por conta de uma decisão equivocada?
Para evitar isso, respeite todas as etapas do recrutamento, para conhecer bem os candidatos. Só uma seleção cuidadosa garantirá que eles são realmente os profissionais que se apresentam.
... Mas também não adie muito sua decisão
Quando sustentado por dados, informações e boas análises dos candidatos, o seu feeling pode ser de grande ajuda no processo de recrutamento.
Não raro, excelentes candidatos são dispensados simplesmente porque não preenceram alguns dos requisitos da vaga de vendedor. E não estamos falando daqueles requisitos essenciais, mas de detalhes que em nada comprometeriam a qualidade de seu trabalho.
Isso só gera desgaste, estresse e perda de tempo. Aliás, um tempo precioso que poderia estar sendo investido em outras melhorias para o quadro da empresa.
Por isso, é importante ter bom senso na hora de avaliar, para que você não acabe dispensando bons candidatos em busca do vendedor perfeito. Até porque o vendedor perfeito nem mesmo existe...
Por outro lado, o candidato imperfeito, desde que seguidas as dicas anteriores, pode ser lapidado e se tornar um profissional muito próximo daquele que você almejava.
Como sempre dizemos, use a tecnologia a seu favor!
Não. Não estamos falando de nossas impressoras, ou de como sistemas de gestão de impressão podem ajudar sua empresa a otimizar seus processos. Até porque disso tudo você já sabe.
Dessa vez queremos chamar a atenção para o fato de que a tecnologia está disponível e acessível para melhorar todo tipo de processo dentro de uma empresa, inclusive o recrutamento.
O mundo corporativo tem se modernizado e desburocratizado de uma forma nunca antes vista. E nesse cenário, não faz mais sentido manter a formalidade de processos que podem ser mais simples.
Isso inclui a comunicação com os candidatos. O processo de recrutamento pode se beneficiar das facilidades do Skype, do Whats App ou até mesmo do bom e velho telefone.
Não é você que vive dizendo que a maior parte dos problemas discutidos em reuniões poderia ser resolvida com um simples e-mail? Na hora de contratar um bom vendedor, não teria porque ser diferente!
O olho no olho é importante e necessário. Mas tudo em excesso prejudica. Aliás, o mesmo vale para o Whats App. Então, mantenha o equilíbrio!
Hora de contratar um bom vendedor pro seu time!
Quantas das dicas acima você já utiliza? Quais delas ainda não aplica? Será que não eram essas que estavam faltando para você contratar um bom vendedor?
Enquanto você reflete, como de costume finalizamos com uma dica extra. Tão importante quanto zelar por um bom processo de recrutamento, é cuidar de sua equipe efetiva.
Uma equipe motivada, que conta com benefícios oferecidos pela empresa, é a melhor forma de atrair novos profissionais. Não menospreze o contato que existe entre os membros de uma rede profissional! Ele pode ser um forte aliado, mas também pode minar os seus esforços se você não estiver cuidando de sua equipe do jeito certo.
Boas contratações e boas vendas!