Fazer a gestão de uma clínica, ou consultório, não é tão simples como parece.
Porém, aqueles que encaram este desafio para melhorar a qualidade de suas organizações, alcançam melhores resultados do que os concorrentes. Se você também busca melhores resultados, continue lendo e descubra dicas valiosas sobre como administrar uma clínica médica ou odontológica, juntamente com alguns truques para atrair e fidelizar mais clientes.1. Revise o planejamento estratégico constantemente
Um dos maiores erros que você pode cometer é fazer o planejamento estratégico somente ao abrir o consultório. A tecnologia, o modo de pensar das pessoas e os seus concorrentes podem mudar da noite para o dia. O seu planejamento estratégico precisa acompanhar essas mudanças, essa é uma das maiores dicas apontadas por especialistas na área quando se trata da administração de clínicas e consultórios. Verifique o andamento de tudo que foi traçado a pequeno, médio e longo prazo, e faça a revisão e atualização do planejamento. É importante lembrar que: Para realizar todo este alinhamento é necessário dispor da participação efetiva dos profissionais que farão parte do consultório. Para resumir: Fique antenado com tudo que há de novo na área médica e analise os concorrentes diretos e indiretos; Saiba como as outras clínicas atuam no mercado, pois assim é possível observar o cenário como um todo;[/li-row] Revise constantemente o seu planejamento de curto e longo prazo.2. Otimize os processos
Fazer com que o paciente se sinta confortável e tenha um bom atendimento é primordial, mas também é necessário fazer o consultório crescer e dar continuidade aos atendimentos. Processos demorados ou problemáticos comprometem a saúde financeira da empresa e o desempenho da sua equipe. Como resolver estes problemas? Através da otimização de processos, ela pode ajudar sua clínica e crescer de forma eficiente e organizada, economizando tempo e dinheiro.3. Capriche na organização do ambiente
Clínicas e consultórios são ambientes que, acima de tudo, precisam passar aos pacientes credibilidade e confiança, já que estes locais lidam diretamente com a saúde das pessoas. Afinal, como fidelizar clientes se o local onde eles realizarão exames e outros procedimentos é confuso, bagunçado ou barulhento? Isso não condiz com o que as pessoas esperam. Mas afinal, como organizar minha clínica para agradar os pacientes? Comece pela recepção, ela deve servir como cartão de visitas para os pacientes. Algumas dicas de como organizar a recepção de uma clínica são:- Escolha móveis confortáveis e bonitos;
- Organize os móveis para facilitar o fluxo dos pacientes;
- Ofereça água ou café;
- Deixe todas as ferramentas necessárias no balcão da recepcionista;
- Crie distrações, como TV's, música ambiente ou Wi-Fi grátis.
4. Invista em tecnologia
A tecnologia pode gerar ainda mais facilidades e menos riscos aos clientes, modernizando o ambiente. Por exemplo: Muitas clínicas já têm deixado de lado os antigos aparelhos radiográficos e atualizaram seus modelos de exames de diagnósticos por meio da radiologia digital. Entre as maiores vantagens, podemos citar a redução de custos e a facilidade da realização dos exames, uma vez que os aparelhos digitais exigem menos repetições e oferecem mais definição, nitidez e contraste. Além disso, os pacientes e profissionais ficam menos expostos a agentes prejudiciais à saúde. Além da impressão de exames médicos em papel, existem outras ferramentas que podem melhorar o fluxo de trabalho e ajudar na redução de custos e fidelização de clientes, como o agendamento digital e o feedback automatizado.5. Coloque o paciente em primeiro lugar
Não adianta saber como administrar uma clínica médica se o paciente não está satisfeito. Afinal, na área da saúde, o melhor marketing é o boca a boca. É por isso que satisfazer os pacientes é uma das regras essenciais para uma boa administração médica. E todos sabem que: Se as pessoas se sentirem mal atendidas, essa experiência ruim vai se espalhar rapidamente, diminuindo a aquisição de novos clientes. Você precisa entender: A saúde é o ponto mais delicado do ser humano. Portanto, os pacientes que vão até os consultórios querem sanar dúvidas, procurar por respostas e acabar com angústias.Como posso fazer o paciente se sentir acolhido e bem cuidado?
- Pratique o atendimento humanizado;
- Demonstre segurança e expertise;
- Demonstre sua capacidade de se colocar no lugar dele;
- Esteja aberto ao feedback, positivo e negativo.
6. Monitore seus concorrentes
Como citado acima, o profissional da saúde tem que saber como o mercado em que ele atua funciona. É importante saber quais são os outros profissionais que prestam o mesmo atendimento, o perfil dos pacientes, principalmente em relação a valores. Um questionamento: O mercado onde você atuará está saturado com alguma especialidade, ou está com carência? Será que as pessoas precisam viajar para outras cidades para realizar determinados procedimentos? Essas perguntas são cruciais, e podem revelar grandes oportunidades para transformar uma clínica em referência. Não sabe como encontrar seus concorrentes? Atualmente softwares e sites que podem ajudar, analisando a concorrência perto de você. Um deles é o Google. Coloque na busca da pesquisa a sua especialidade e o nome da sua cidade, desta forma, o buscador trará uma série de médicos daquela localidade. Confira alguns exemplos:- Cardiologista São Paulo
- Cirurgião dentista Rio de Janeiro
- Cardiologista perto de mim
- Cirurgião dentista perto de mim