A Cooper Supermercados é uma cooperativa de consumo que está no mercado desde 1944, nascida através da iniciativa de um conjunto de trabalhadores da Cia Hering.
Hoje a
Cooper Supermercados conta com uma rede de 14 filiais, distribuídas nas cidades de Blumenau, Jaraguá do Sul, Indaial, Rodeio e Ibirama. Todas no estado de Santa Catarina.
O problema
Como a maioria dos supermercados,
a Cooper concentrava a produção dos cartazes de oferta em um processo manual, utilizando pincéis, tinta e cartolina colorida. Além disso,
dependia 100% de mão de obra específica de cartazistas para desempenharem esta atividade.
Com o passar dos anos, alguns problemas começaram a surgir. Entre as grandes dificuldades do processo manual, apontado pela Gerente de Marketing da Cooer, Regina, estavam:
- A possibilidade de erros que o modelo manual;
- Problemas com a logística para entregar os cartazes em tempo hábil nas filiais;
- A demora que o processo manual apresentava;
- E, principalmente, o limite de produção dos cartazistas.
Estes problemas e e limitações deixaram claro que
o volume de ofertas que a Cooper disponibilizava em suas campanhas, não correspondia mais ao número de cartazes que estavam sendo produzidos.
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O diagnóstico
Diante destes problemas apresentados, a Cooper precisou iniciar a procurar por algum
modelo de cartazeamento que substituísse o processo manual. O cartaz eletrônico passou a ser a alternativa mais eficiente para conseguirem resolver de forma profissional os problemas que tinham com o modelo manual.
Em uma visita a
ExpoSuper - Feira de Supermercadistas de Santa Catarina, a equipe da Cooper teve seu primeiro contato com a Helioprint, que estava expondo uma solução de impressão para o varejo, incluindo, além dos equipamentos de impressão, o
software ByPrice.
Durante o processo de contratação,
a Helioprint realizou várias simulações e apresentou o projeto ideal para
otimizar toda a produção de cartazes promocionais da Cooper.
A Solução encontrada para a Cooper Supermercados
Após este primeiro contato, iniciou-se um processo de implantação do projeto, a partir de um modelo piloto em uma das filiais. O projeto foi
iniciado em paralelo com o modelo manual, afim de identificar as diferenças e apontar as vantagens e benefícios que o processo digital teria sobre o manual.
Já na primeira impressão das campanhas,
notou-se uma grande mudança no processo, pois a usabilidade da ferramenta se mostrou bastante prática e de fácil manuseio. A partir desta comprovação de eficiência, nos meses seguintes foi feita a
migração, de forma gradativa, para todas as demais filiais.
Entre as maiores vantagens vistas neste novo modelo, Regina destaca os
templates, capazes de padronizar a divulgação do preço e do produto em oferta. Além disso, a eficiência do sistema digital começou a permitir que eventuais
correções de digitação fossem realizadas de forma rápida, sem comprometer a exposição dos cartazes. Outro ponto destacado foi a rapidez na
substituição dos cartazes que apresentaram avarias causadas pelo tempo, manuseio e transporte.
Além do sistema ByPrice para criação dos cartazes, a Cooper optou pela contratação de um
projeto completo, incluindo o software e outsourcing de impressão. Atualmente, a empresa
imprime cerca de 15 mil cartazes mensalmente, distribuídos entre suas filiais. Os formatos mais utilizados são os de faixas externas horizontais, faixas internas verticais, e formatos menores, como o A4 e o A5, para serem fixados nas gôndolas, junto com os produtos.