Investimentos em tecnologia, digitalização de documentos e laudos à distância. O que você está fazendo para que a sua clínica médica saia da mesmice e se destaque no mercado? Confira algumas dicas!
O mundo está em constante evolução, principalmente quando se trata de tecnologia e saúde, fatores extremamente importantes para uma clínica médica. Cada vez mais, aparecem alternativas para otimizar rotinas e facilitar o dia a dia de profissionais da saúde e dos pacientes.
Essas tendências do mercado tem função vital para a sua clínica, mas não estamos falando somente de competitividade no ambiente corporativo, se trata de algo maior. Investir em aperfeiçoamentos e novas tecnologias, significa melhorar a experiência dos pacientes e economizar algo muito importante em um ambiente hospitalar: o tempo.
O Blog da Helioprint está sempre em busca dessas tendências de mercado. Para que você e o seu negócio sempre fiquem a par das inovações. Por isso, fizemos uma lista com as melhores dicas para a sua clínica médica. Confira a partir de agora, boa leitura!
1 – Eliminar o uso de papel na clínica médica
Como já citamos acima, o tempo é um fator principal na saúde. Por isso, perder tempo com preenchimento de documentos em papel ou procurando pastas em arquivos gigantes, não pode mais fazer parte da realidade desses locais. Soluções como digitalização, prontuário eletrônico e certificado digital, podem ajudar a sua clínica a eliminar o uso de papel.
2 – Investimento em tecnologias
Às vezes, a questão não é somente a mudança ou o investimento em tecnologia, mas sim como fazer essas duas coisas caberem no orçamento. Uma alternativa pode ser os modelos de outsourcing disponíveis no mercado.
Atualmente, dá para locar equipamentos, tais como, impressoras, scanners, notebooks, celulares, tablets e vários softwares com diferentes serviços. Tudo por um custo fixo por mês e vantagens que incluem: assistência especializada e máquinas de última geração à disposição dos seus colaboradores.
3 – Digitalizar os documentos da clínica médica
Até pouco tempo atrás, os documentos físicos ainda eram mantidos obrigatoriamente. Uma questão que vinha sendo muito discutida por médicos e especialistas, por ser algo antiquado. Mas em 2020, o presidente Jair Bolsonaro criou o decreto nº 10.278 que tornava a digitalização de documentos públicos ou privados tão legal quanto os originais.
É claro que uma série de procedimentos devem ser seguidos para que eles sejam válidos. Porém, isso significa o ‘começo do fim’, digamos assim, dos famigerados arquivos em papel. E na prática, simboliza mais tempo para profissionais se dedicarem aos pacientes.
4 – Prontuário eletrônico e certificado digital
O prontuário eletrônico vem para substituir o convencional impresso. Com ele é possível registrar e controlar informações dos pacientes de forma totalmente digital. Facilitando a continuidade do atendimento e eliminando documentos de papel.
Já o certificado digital se trata de garantir confiabilidade e segurança nos procedimentos digitais. No Brasil, para que uma instituição de saúde deixe de armazenar informações em papel, ela deve fazer o uso de Certificado Digital porque ele é obrigatório legalmente. Ele possibilita garantia jurídica a documentos eletrônicos e oferece segurança para os médicos. Além de reduzir drasticamente os custos de impressão.
5 – Metaverso e a medicina
A telemedicina, o prontuário eletrônico e os avanços nas cirurgias robóticas, são exemplos do mundo virtual aliado à medicina. Mas os investimentos em inovações e recursos tecnológicos não param por aí e a grande aposta do momento é o metaverso.
O mundo virtual possibilitará uma série de benefícios para a área da saúde. A aproximação de especialistas de vários lugares do mundo para discutir um problema em comum, por exemplo. Neste contexto, o espaço geográfico não será mais uma barreira para os médicos. Além disso, os procedimentos cirúrgicos de alta complexidade serão mais precisos, sem falar nos atendimentos à distância que se tornarão mais assertivos.
A grande aposta dos médicos no metaverso é para os avanços nos procedimentos na telemedicina. Pois com essa realidade virtual será possível acompanhar em tempo real os tratamentos, sinais vitais e outros aspectos do paciente. Pois, o metaverso vai criar versões digitais de órgãos internos e externos dos pacientes em 3D, facilitando os atendimentos à distância. Vale a pena ficar atento para as inovações deste setor!
6 – Apps de saúde
Os aplicativos de saúde continuam a ocupar cada vez mais espaço na vida das pessoas, afinal quem não tem um smartphone?! Um exemplo disso, é um app do Google que analisa a pele do paciente e sinaliza se é necessário procurar ajuda médica. Uma solução para reduzir os números cada vez maiores de câncer de pele entre a população.
Outro exemplo de app é um de combate à asma. Através de um sistema integrado a um relatório médico do seu cardiologista a pessoa consegue acompanhar pelo app ou smartwatch, os seus sinais vitais e evitar que ataques ocorram. É a tecnologia aliada à saúde. Que tal a sua clínica investir na ideia e criar um app de saúde também? Desenvolva uma ideia e apresente para um programador para fazer acontecer.
7 – Equipe alinhada
Pense conosco! Não adianta nada investir nas melhores tendências de mercado, se a parte vital da sua empresa não participar do processo. Sendo assim, é essencial garantir que ele compreenda o seu papel como profissional de saúde e o desempenhe da melhor maneira possível. Ao mesmo tempo é fundamental que você também entenda e reconheça ele como um parceiro.
Realizar uma boa gestão hospitalar envolve muitas etapas e fatores e não é uma coisa fácil de se fazer. Mas com um bom planejamento estratégico, treinamento e aliados engajados é possível alcançar qualquer meta e objetivo.
8 – Laudos à distância
Essa é uma ideia para que o paciente não precise se locomover até o consultório. Disponibilizar de forma ágil e online os resultados, pode ser a facilidade que o seu paciente precisa. Uma solução para a telemedicina que continua a todo o vapor como já constatamos acima. Além de uma inovação tecnológica, isso diminui consideravelmente os custos de impressão.
Continue com a gente!
Gostou das dicas que preparamos para você? Então continue a acompanhar os artigos do nosso blog. Semanalmente, preparamos dicas e informações sobre o mundo gráfico, corporativo, área médica e varejo. Seja o seu ramo qual for ou o tamanho da sua empresa, continue a acompanhar nossos materiais. Até a próxima!