A programação de eventos cervejeiros está voltando com tudo. E para você nadar nessa onda também, preparamos um conteúdo especial sobre o tema. Confira:

Que tal aproveitar a volta das festas de outubro para alavancar as vendas de cerveja no seu supermercado? Após dois longos anos de hiato nos setores de eventos e turismo, eles enfim começam a retomar a normalidade. Na verdade, 'normal' talvez não seja a palavra correta. Afinal, esta volta era muito aguardada tanto pelo poder público e empresários, quanto pela população em geral. Todos com carências de diferentes tipos, mas pelo mesmo motivo: a falta de opções de lazer. Por isso, os preparativos estão a todo o vapor e as expectativas nas alturas.

São muitos os eventos em outubro. Eles possuem várias temáticas e enredos diferentes. Entretanto, o que é figura marcada em todos eles é a presença da cerveja ou do chope. Sendo assim, chegou a hora de criar estratégias para que o seu negócio surfar nessa onda também. Afinal, a oportunidade está aí. Basta aproveitar. Confira o material que preparamos sobre o tema e se inspire!

O setor cervejeiro no Brasil

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Um levantamento da Euromonitor mostrou que o volume de cerveja comercializado no Brasil cresceu 7,6%, em 2021. O que superou o aumento de 5,3% registrado em 2020 e atingiu o recorde de 14,3 bilhões de litros. E, pasmem! O melhor resultado até então havia sido o de 2014, o ano em que o Brasil sediou a Copa do Mundo

Em 2021, o aumento foi causado pela volta do consumo fora de casa, que foi de 9,2% em comparação com o primeiro ano de pandemia. Já o consumo dentro de casa cresceu 5,4% após ter disparado 17,6% em 2020. A expectativa é de que as vendas da bebida cresçam novamente ao redor de 8% em 2022. O que pode alcançar 15,4 bilhões de litros, marcando o 4º ano consecutivo de alta.

Isso, sem sombra de dúvidas, prova que o setor cervejeiro no Brasil, está com tudo e que merece atenção especial dos empreendedores

A volta dos grandes eventos

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Segundo a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), esta área possui uma movimentação anual de R$ 270 bilhões, nas mais de 590 mil atividades que promove todos os anos no Brasil.

Durante a crise na saúde, o segmento de eventos e feiras, além do turismo em geral, foram muito prejudicados. Entretanto, isso ficou no passado. Os setores já mostram sinais positivos, inclusive em empregabilidade. O início da retomada aconteceu ainda em 2021. Quando 80 eventos dos mais variados tipos ocorreram até o final do ano, de acordo com a União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe).

Em Florianópolis, capital de Santa Catarina, a retomada dos eventos presenciais foi marcada pela realização do Ironman 70.3, competição que envolve natação em mar aberto, ciclismo e corrida. Com mais de 1.700 competidores e milhares de turistas visitando a cidade, a Prefeitura registrou 90% de ocupação no norte da ilha e 70% no centro. 

O que demonstra a força e a importância do setor de turismo aliado ao de eventos para as cidades. Agora vamos às dicas para vender mais cerveja no seu supermercado!

1. Conheça as festas de outubro no sul do Brasil

Existem eventos de todos os tipos e em diversas épocas diferentes no estado catarinense. Entretanto, nada se compara ao mês de outubro, quando os eventos mais importantes, economicamente, para essas regiões ocorrem. Ou seja, uma grande oportunidade para vender cerveja e demais produtos agregados no seu supermercado. Confira quais são para se organizar:

Oktoberfest Blumenau

De 05 a 23 de outubro vai acontecer a segunda maior Oktoberfest do mundo e a maior das Américas. Na programação da festa de Blumenau (SC), muita música, tradição, culinária e é claro, chope!

Oktoberfest em São Paulo?

Inspirada pela festa de Blumenau, a “São Paulo Oktoberfest” é um dos maiores eventos culturais do calendário oficial da capital paulista. O festival que celebra a miscigenação cultural e amizade entre as comunidades alemã e brasileira ocorre de 7 a 23 de outubro.

Oktoberfest Itapiranga

De 08 a 06 de outubro acontecerá a 43ª Oktoberfest de Itapiranga (SC). A festa atrai turistas de todo o estado, país e exterior.

Fenarreco

A Fenarreco é a maior festa de Brusque (SC) e uma das maiores festas de outubro de Santa Catarina. Esse ano, a 35ª edição vai acontecer de 06 a 16 de outubro de 2022. 

Marejada

A maior festa do pescado do Brasil está confirmada para 2022. Ela acontece em Itajaí (SC) uma das novidades da 34ª Marejada é que a essa edição terá 18 dias de programação com muita música, gastronomia e diversão. O tradicional evento retorna ao calendário da cidade de 6 a 23 de outubro, no Centreventos.

Tirolerfest

A Tirolerfest 2022 comemora os 89 anos da imigração austríaca em Treze Tílias (SC). Ela vai acontecer de 07 a 13 de Outubro, com muita gastronomia, dança, música, desfiles e chope!

Festival do Camarão

A festa, realizada em comemoração ao aniversário de Porto Belo (SC), acontece entre os dias 13 e 16 de outubro. A programação conta com shows nacionais e com o tradicional Risoto de Frutos do Mar gigante, distribuído gratuitamente para o público.

Festa do Imigrante

Este ano, o calendário da 30ª Festa do Imigrante de Timbó (SC) ficou assim por conta das Eleições: entre 29 de setembro e 1º de outubro e de 7 a 12 de outubro. 

Festa do Produto Colonial

A tradicional Festa do Produto Colonial do município de São Martinho (SC) será realizada entre os dias 21 e 23 de outubro. O evento é considerado a festa alemã mais tradicional do Sul catarinense.

2. Identifique qual o seu público alvo

Em segundo lugar, é sempre bom ter em mente para quem o seu supermercado está vendendo. Através disso, é possível traçar estratégias mais eficientes para cada determinado grupo.

3. Invista no atendimento de qualidade

Sabemos que é clichê e batido, mas bater neste ponto é sempre importante. Ter uma equipe de vendas capacitada vender cerveja no supermercado e disposta a ajudar os clientes é fundamental. Mesmo no supermercado onde quem tem mais contato com os clientes é o caixa, é importante manter uma equipe alinhada, ágil e disposta a ajudar

4. Promoções são uma boa aposta

O consumidor precisa enxergar uma vantagem ao adquirir o produto em promoção. Afinal, quem não gosta de vantagens? Utilize o senso de urgência como seu aliado. Frases como: “Preço especial somente hoje” ou “promoção do dia” inspiram sentimentos de finalidade e perda.

5. Decoração com a temática da festa

Decore o seu estabelecimento com a temática da festa, por exemplo, bandeirolas com as cores da celebração, música típica, mesas e gôndolas expostas com produtos que remetem à festa. Ou seja, tudo isso contribui para deixar o cliente no clima e comprar os seus produtos!

6. Aposte no marketing visual

E por fim, essa talvez seja a dica mais importante para vender mais cerveja no seu supermercado! Os cartazes são os responsáveis por atrair e aguçar a visão do consumidor. Investir em materiais atraentes, com cores e imagens coerentes é importante. São esses cartazes que levam os seus clientes até as promoções ou aos produtos que você deseja vender. 

Existem ferramentas digitais que podem te auxiliar com isso. Elas criam cartazes online com facilidade, precisão e o operador não precisa de um treinamento específico para isso. Além disso, eles podem armazenar as artes na nuvem, sem que precisem baixá-lo no computador.

Gostou das dicas? Agora é só traçar a sua estratégia e aguardar o boom nas vendas. Até a próxima!