Materiais informativos impressos e engajamento nas redes sociais podem servir de apoio e ajudar esclarecer dúvidas aos pacientes
Uma das principais estratégias de marketing médico são as campanhas de conscientização. Elas são essenciais para informar as pessoas sobre determinadas causas e possuem, principalmente, a função de preveni-las.
Denominamos como campanha de conscientização todo o conjunto de ações que promovem o apoio de iniciativas de solidariedade e de promoção à vida. Há anos, elas são o meio encontrado pelo Governo para elucidar dúvidas sobre doenças para a população. Ou seja, o intuito é diminuir as demandas dos casos na saúde pública e evitar possíveis mortes por falta de informação.
Estamos vivendo na geração da saúde, com pessoas que realmente se importam com esses temas. Muitas doenças como Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), perderam o status de tabu graças a essas campanhas. Pois elas tratam com naturalidade e sem preconceito esses assuntos.
Essas ações também são importantes para criar e fortalecer o relacionamento com os clientes e como já comentamos são uma ótima estratégia de marketing. E nada melhor do que consultórios, clínicas e hospitais para encabeçar as campanhas de conscientização. Ou seja, engajar a comunidade a participar delas. Para te ajudar com isso, listamos algumas formas para abordar essas ações na sua clínica ou hospital. Confira:
Datas comemorativas
Dia do Hemofílico, Dia Mundial do Câncer, Dia Nacional da Mamografia, essas são só algumas datas médicas importantes no calendário. Busque mapear cada uma delas e crie estratégias para abordá-las. Você pode elaborar folhetos explicativos para serem impressos e dispostos na sua clínica das datas que julga serem mais importantes. E para as demais você pode criar artes informativas e usar as suas redes sociais para alertar os pacientes. Lembre-se que todos os recursos podem ser usados para engajar os seus clientes e formar um bom relacionamento.
Use as redes sociais a favor da informação de qualidade
Basta olhar ao redor, em qualquer ambiente em que você estiver, para notar o poder das redes sociais. Segundo uma pesquisa da Microsoft, elas são as primeiras fontes de informação para 72% da população. Todas as pessoas têm a informação na palma de sua mão, literalmente. E isso pode ser muito perigoso em questões médicas. De acordo com dados da pesquisa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), 40% dos pacientes fazem autodiagnóstico pela Internet. Essas mesmas pessoas também se automedicam.
Por isso, use as redes sociais para disseminar informações corretas. Fale sobre as campanhas de conscientização e disponibilize materiais de qualidade. Por exemplo, faça lives explicando o tema, posts explicativos e interaja com o seu público. Muitas pessoas encontram médicos e especialistas através das redes sociais e estar em contato com as pessoas, é de suma importância.
Esteja atento aos meses coloridos
Além do outubro rosa e novembro azul, por exemplo, outros meses têm campanhas. Confira como eles são dispostos no calendário de maneira breve:
Janeiro Branco
Tem o intuito de alertar para os cuidados com a mente. Reforçando que corpo e mente devem ter o mesmo cuidado para ter uma boa qualidade de vida.
Fevereiro Roxo
É o mês que aborda patologias como, Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia.
Marco azul-marinho
Aborda o câncer colorretal e faz relação com o Dia Mundial do Câncer de Intestino no dia 27 de março.
Abril Azul
Ajuda a conscientizar sobre o autismo.
Meio Amarelo
Esse é um mês muito conhecido também. E é muito abordado pelo Governo e Prefeituras para conscientizar sobre a violência no trânsito.
Junho Vermelho e Laranja
O junho vermelho incentiva a doação de sangue, e o junho laranja discute a leucemia e a anemia.
Julho Amarelo
Trata sobre divulgar informações sobre as hepatites virais e o câncer ósseo.
Agosto Dourado
Aborda a importância da amamentação.
Setembro Verde, Amarelo e Vermelho
Esse mês traz três importantes campanhas de conscientização. O setembro verde é sobre a prevenção do câncer de intestino. Setembro amarelo sobre a prevenção do suicídio e o setembro vermelho sobre as doenças cardiovasculares.
Outubro Rosa e Novembro Azul
Esses não precisamos nem comentar a sua importância. Simbolizam o câncer de mama e o câncer de próstata, respectivamente.
Dezembro Laranja e Vermelho
O primeiro aborda o câncer de pele, e como dezembro é o auge do verão nas terras tupiniquins, ou seja, nada melhor para simbolizar a data. E a cor vermelha alerta para a conscientização sobre a Aids.
Utilize as campanhas de conscientização para reforçar o posicionamento da sua marca
Ofereça palestras sobre o tema, faça lives nas redes sociais, decore o seu estabelecimento em alusão a campanha por exemplo. Além disso, forneça materiais gráficos e brindes. Todas essas ações podem ser atreladas a sua marca e reforçar o seu posicionamento e fortalecer sua relação com os pacientes. É preciso aparecer para ser notado!
Utilize materiais impressos informativos
Eles são perfeitos para te dar apoio e auxiliar nas campanhas de conscientização. Mas atenção: eles devem ser usados como um complemento! Ou seja, devem ser aliados a outras ações. Por exemplo, ao fazer uma palestra o material impresso é excelente para que as pessoas acompanhem seu raciocínio e depois levem para casa e disseminem as informações.
Porém, se dispostos no seu consultório, capacite os seus colaboradores para explicar sobre os temas aos pacientes. Ou seja, engaje todas as pessoas da sua convivência na campanha e os incentive a abordar o tema com informações de qualidade.
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