Aprenda a utilizar ferramentas que impulsionam as vendas na época mais lucrativa do ano
Planejamento é alma de qualquer negócio, por isso é importante estruturar a campanha de Natal do seu negócio com muita antecedência.
Declarado como essencial em meio a uma pandemia, na qual a recomendação foi ficar em casa e sair para atividades extremamente importantes. Tanto os fornecedores, quanto os funcionários dos supermercados foram o suporte para todo o resto da sociedade que cumpria a quarentena.
Considerando 2020 um ano totalmente fora do comum, traçar planos para 2021 ficou ainda mais difícil. Mas tudo que foi vivenciado mostra o quanto um planejamento é importante para o seu negócio. Mesmo com eventos externos que não são do nosso controle, a organização das ações futuras e o preparo para imprevistos deve haver.
Não há como negar que a economia ficou extremamente afetada por conta da pandemia. Mesmo que os supermercados estiveram abertos e a procura por alimentos básicos aumentaram, é fato que todos os setores sofreram. Em contraponto, lentamente o consumo volta conforme a redução de salário e jornada reduzida serão abatidas. Entre vários outros fatores que farão com que as pessoas sintam mais segurança para consumir normalmente.
A época mais lucrativa do ano
Não é de hoje que o comércio se beneficia das datas comemorativas para fomentar as vendas. E mesmo 2020 não sendo um ano comum, as campanhas em datas específicas podem inclusive ajudar quem foi afetado pela crise econômica. Mas focar apenas em garantir equilíbrio nas contas por meio das promoções pode ser uma visão muito limitada.
Campanhas enormes como a Black Friday, por exemplo, ainda ficam atrás da época mais movimentada e lucrativa do ano. O Natal fica no meio de diversos eventos comemorativos de final de ano. Normalmente é comemorado o ano que passou em diversos grupos, o que causam muitos motivos para o consumo.
Por exemplo, as comemorações de final de ano no trabalho, com os amigos e com os familiares. Tudo isso somado ao Natal sempre fomentaram em um nível que supera todas as outras datas comemorativas.
Embora a cautela seja sempre uma aliada quando o assunto é campanha de vendas, ainda mais depois do ano diferenciado que foi 2020, ousar pode ser a saída. Conheça algumas estratégias que podem ajudar as suas vendas na melhor época do ano.
Faça planejamento da campanha de Natal
Não decida nada em cima da hora. Tenha uma visão clara de onde você quer chegar e que tipo de comunicação será utilizada. As grandes redes de supermercado, já programaram as ações do ano inteiro no início de 2020. Depois, faltando alguns meses para a ação, a campanha é apenas ajustada.
Sabe-se que em 2020 nada foi comum, quase nada saiu como planejado e todas as ações tiveram que ser ressignificadas. Por isso, ter a campanha de Natal muito bem desenhada com base no “novo normal” pós-pandemia pode ser o indício de uma vantagem.
Além da parte que aparece para o consumidor ser planejada com antecedência, os bastidores precisam estar bem definidos. Estabelecer os números que deseja atingir, conferir se o estoque comporta essa meta e se o supermercado está preparado para o pós-venda. Pois, trocas de mercadorias, reclamações e suporte ao consumidor é de suma importância.
Explore os canais digitais de comunicação com os clientes
Quem não é visto não é lembrado. Por isso, estar presente nos canais digitais mais utilizados pelos seus clientes é fundamental para atraí-los. As redes sociais podem ser um dos canais de divulgação da sua campanha. A interação com os clientes na internet é mais rápida e próxima. Além de ser uma divulgação efetiva, outra vantagem de utilizar as redes sociais é a otimização de custos. Mas lembre-se, apenas replicar as promoções que são feitas dentro do seu supermercado nas redes sociais não é o caminho.
Você pode adaptar as estratégias de vendas para a web e assim conseguir atingir um público que talvez não viria no seu estabelecimento por meio das propagandas tradicionais. Além disso, você tem as vantagens de agendamento, personalização, publicação imediata e feedback instantâneo.
Kits e sugestões de presentes
Depois de planejar e definir os canais de comunicação nos quais sua campanha de natal será divulgada, chegou a hora de definir quais serão as vantagens oferecidas ao cliente.
No fim do ano, antes e depois do Natal as festas são baseadas em presentear o outro, como amigo secreto, por exemplo. Por isso, investir em presentes prontos como kits ou produtos que sejam divulgados como objetos para presente irão atrair os consumidores.
Associação de produtos nas prateleiras
Não é de hoje que grandes redes de supermercado fazem a associação de produtos complementares nas prateleiras. Colocar o molho de tomate perto do macarrão, manteiga perto dos frios, sabão em pó perto do amaciante, entre outros. Se essa estratégia já é utilizada durante o ano todo, por que não aprimorá-la para o natal?
Além da cultura dos presentes outro comportamento frequente no fim do ano é as reuniões em volta de mesas fartas. Resultado disso é a confraternização mais importante do ano para as famílias, a ceia de natal. Então, organizar estrategicamente os produtos mais vendidos para a ceia pode ser significativo nas vendas.
Associar as aves natalinas congeladas às formas de alúminio, colocar a lentilha perto do arroz e assim por diante. Essa estratégia pode elevar muito o ticket médio das compras de final do ano.
Cartazes temáticos
Criar um espírito natalino no seu estabelecimento por meio de decorações de natal é uma ótima estratégia. Permitir que o consumidor sinta a magia da data comemorativa dentro do supermercado pode ser um diferencial. Indicar os produtos por meio de cartazes temáticos também contribuem para o cliente lembrar dos itens que necessita consumir.
Divulgar as promoções e enfatizar que elas estão ligadas ao natal é importante para direcionar o cliente ao setor que possui os insumos que ele está procurando. E muito além de informar, esses cartazes irão ajudar a decorar o seu estabelecimento.
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