Conheça estratégias de venda e descubra como atrair os clientes na época mais lucrativa do ano
Ao longo de 2021, nós da Helioprint dividimos várias dicas para vender mais nas datas comemorativas, entretanto nenhuma delas se compara a campanha de fim de ano.
Vários fatores tornam essa época a de maior importância no quesito vendas. Um dos principais é o recebimento do 13° salário, além disso, esse é o período de compras de Natal e ano novo. Sem falar das confraternizações de encerramentos de empresas, grupos de amigos e de familiares.
Este ano tem tudo para ser bem melhor que 2020, em que a pandemia e a incerteza financeira serviram como um pé no freio nos lares brasileiros. Situação que contrasta bastante com a que vivemos agora com o avanço da vacinação e os casos da Covid-19 em declive.
Por enquanto, os especialistas ainda não divulgaram as expectativas para as vendas de fim de ano. Entretanto, se compararmos os números das datas comemorativas deste ano em relação a 2021, podemos ver que há uma diferença contundente. Por exemplo, a Páscoa e o Dia das Mães deste ano apresentaram uma alta nas vendas de 2,45% e 4,8% segundo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC). Seguindo esse pensamento, as expectativas para as vendas de fim de ano são muito positivas.
Por isso, separamos uma série de estratégias de vendas para você preparar o seu estabelecimento para a data mais lucrativa do ano. Confira:
1 - Planeje com antecedência a campanha de fim de ano
Como já comentamos isso é de extrema importância. Assim, você terá tempo para pesquisar quais são os seus produtos carros-chefe e os garantir no estoque. Se organizar financeiramente para a definição de promoções e descontos podendo negociar preços e prazos com fornecedores bem antes dos demais concorrentes. Além do mais, você poderá fazer projeções de estoque e garantir a disponibilidade dos itens e evitar faltas.
2 - Entre no espírito do Natal e invista na decoração e no marketing
Quantas vezes você já entrou no shopping no meio de novembro e viu que o Natal estava a todo o vapor? Pois é! Isso faz com que a data pareça estar bem mais próxima do que realmente está. Assim os clientes sentem mais urgência para adquirir produtos e presentes para a data em questão.
Além disso, o Natal tem todo o apelo de ser uma data afetiva e familiar, explorar isso pode te aproximar dos seus clientes e deixá-los mais receptivos ao seu estabelecimento. Invista no marketing disso: mostre as pessoas que esses produtos já estão disponíveis no seu negócio. Assim não terá erro!
3 - Se comunique com os clientes pelos meios digitais
Lembra que há alguns anos, ter ar-condicionado em um estabelecimento era um diferencial? Bom, agora é mais do que uma obrigação, não é!? Pois bem. Isso também vale para os meios digitais.
Trabalhar com redes sociais como Facebook e Instagram é fundamental para se comunicar com o cliente. Assim você pode mostrar de maneira relativamente barata os seus produtos e promoções. E-mails e mensagens no WhatsApp com os folhetos de ofertas também atingem positivamente os clientes. Além disso, as redes sociais são ótimas formas de você receber o feedback do seu trabalho. Assim, você poderá melhorar o que está a desejar e aperfeiçoar o que está bom.
4 - Promoções, Kits promocionais e sorteios
No primeiro tópico demos a dica de definir os seus produtos carros-chefe em vendas na campanha de fim de ano. Assim, que definir você pode trabalhar com promoções usando eles. Como por exemplo, leve três e ganhe a 4ª. Fazendo com que o cliente sinta vantagem ao adquirir o item.
Os kits promocionais também são uma ótima ideia. Você pode selecionar uma gama de produtos que fazem alusão a data comemorativa em questão e montar uma embalagem de presente bem legal. Os itens para o fim de ano, por exemplo, poderiam ser: um panetone, uma espumante, biscoitos de natal, chocolates, conservas, etc. Isso facilita a escolha dos clientes e pode ajudar a diminuir o estoque de algum produto específico.
Os sorteios podem ser uma parceria do seu negócio com algum outro estabelecimento local. Você pode estabelecer parcerias com uma agência de viagens, loja de roupas, perfumaria e outras. Assim você presenteia o seu cliente e de quebra ajuda a fortalecer e divulgar outros negócios.
5 - Prepare os colaboradores para a data
Invista em treinamento para oferecer o melhor atendimento aos clientes. Funcionários preparados para as mais diversas situações podem fazer a diferença para o seu estabelecimento. Além disso, colaboradores motivados e preparados transmitem isso para quem está comprando no seu negócio.
O planejamento com antecedência, para a campanha de fim de ano, também mostrará se será necessário contratar um funcionário temporário. Neste caso, te dará tempo para procurar e treinar esta pessoa de forma efetiva.
6 - Atenção com os cuidados de saúde e com o horário de atendimento
Tenha em mente que a pandemia ainda não acabou. Fique ligado nas normas sanitárias que são divulgadas no seu estado e siga elas para evitar transtornos. Mantenha álcool em gel a mão das pessoas e os ambientes sempre limpos. Atente os clientes ao uso correto das máscaras também.
Bom, o horário de atendimento também depende das regras sanitárias divulgadas pelo governo. Mas se articule conforme as normas vigentes. Se o seu mercado não costuma abrir nos domingos, abra uma exceção aqui. Se não for o dia inteiro pelo menos durante a manhã, acredite já fará diferença. Lembre-se daquela máxima de que o brasileiro sempre deixa as coisas para última hora. E saiba que o cliente vai pensar em você mais para frente quando precisar de algo novamente.
7 - Invista nos cartazes promocionais
Lembre-se, as pessoas são visuais, por isso apostar em uma boa comunicação com cartazes é primordial. Um estabelecimento bem sinalizado é essencial, afinal, é como você levará o cliente até os produtos e promoções que você tanto trabalhou com antecedência. Os cartazes devem ficar bem localizados e visíveis ao público, e devem ser bem pensados e sem erros gramaticais.
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