Para não errar nesse ponto tão crucial para o sucesso da campanha é preciso boas estratégias. Confira dicas de como planejar uma black friday no supermercado.

Já começou a planejar a Black Friday no seu supermercado? Para garantir o sucesso com essa campanha é importante se organizar com antecedência. Por isso, a Helioprint, que tem o compromisso de ajudar os seus parceiros de negócios, separou as melhores dicas sobre o tema. Fique com a gente e boa leitura!

Dados sobre a Black Friday no supermercado

Segundo dados do Mercado Livre, dos dez produtos mais vendidos durante a Black Friday no ano passado, oito foram artigos de supermercado. A estimativa da empresa, a categoria cresceu 540% em volume e 310% em valor bruto de mercadoria (GMV). Isso se deve a alta da inflação que deixou eletrônicos e outros itens mais caros. Por isso, comida, papel higiênico e ração para animais encheram os carrinhos

Black Friday de 2022

Ela está programada para acontecer no dia 25 de novembro, um dia antes da estreia do Brasil no Mundial da FIFA. A expectativa é de que os consumidores estarão mais propensos a comprar, já que acompanhar as partidas da Copa, estimula compras de comida e bebida. Esses são dados da pesquisa “Black Friday Impactos Copa”, realizada pela Google. 

Além disso, uma pesquisa da Globo mapeou as tendências de consumo para a Black Friday de 2022. Os dados mostraram que a Copa do Mundo será um estímulo ao consumo, visto que 56% dos entrevistados afirmaram que vão comprar algum produto por conta da Copa. Sendo roupas e acessórios 20%, eletrônicos 15% e compras de supermercado 14% as três principais categorias de consumo. Dos que pretendem comprar algo em função da Copa, 72% também têm a intenção de comprar na Black Friday.

A pesquisa ainda mostra que 50% dos consumidores já afirmam que pretendem comprar algum produto, um crescimento de 3% em comparação com 2021. Na classe A, esse número é ainda maior, 65% pretendem realizar alguma compra na data.

Precificação para a Black Friday

Por que esse tópico é tão importante? É preciso ter planejamento e consciência na hora de precificar os produtos, pois caso contrário você poderá perder dinheiro. Muitas vezes o esforço de oferecer as melhores ofertas para o cliente, pode te deixar em maus lençóis. Para evitar que isso aconteça, na hora de definir os preços, você deve levar em consideração fatores como: a comissão do marketplace, embalagem, logística, etc. A partir disso, você poderá calcular o melhor desconto para o seu cliente e seu negócio.

Por isso, é hora de começar os planejamentos para a Black Friday de 2022. O portal 'E-commerce na Prática' destacou duas ocasiões para apostar em um mega desconto na Black Friday. Vamos às dicas. 

  1. Itens parados há muito tempo no estoque: são super válidos para oferecer um grande desconto. É uma forma de girar o estoque e não perder o investimento que já foi feito; 
  2. Capital de giro: isso quer dizer que você deve fazer uma boa compra para vender a um bom preço. E, as compras feitas à vista demandam um bom capital de giro. Por isso, é preciso estudar as vantagens e ter uma boa gestão de estoque.

Esses são os erros mais comuns ao precificar um produto:

  1. Diluir o custo fixo na venda, pois cada negócio vai ter custos fixos diferentes. Caso contrário, isso acaba tornando o produto muito caro e ele passa a não ser competitivo com os concorrentes;
  2. Não apurar o capital de giro e deixar valor imobilizado em estoque ou dinheiro parado;
  3. Aplicar boleto bancário quando não se dá um super desconto. Na prática, é preciso ter uma grande diferença de preço para fazer o pagamento à vista. E, para a loja, o pagamento à vista gera um maior fluxo de caixa, mesmo que com desconto no lucro final.

Como definir os preços sem ter prejuízo na Black Friday?

Os brasileiros costumam começar a pesquisar preço até dois meses antes da Black Friday e isso também vale para o supermercado. O seu cliente sabe o preço de tudo que compra regularmente. Por isso fique atento a esses pontos:

Planejamento é chave

Por isso, planejar a longo prazo é fundamental. A antecedência também te dará vantagens como: negociação com fornecedores, contratação de funcionários, análise de relatórios gerenciais e também planejamento financeiro e de marketing. Lembre-se: quanto mais você deixar isso para última hora, maior o tempo que terá que dedicar no planejamento.

Fique de olho na concorrência

Como já dissemos acima, é perigoso tentar atingir as expectativas do cliente. Por isso, a melhor alternativa é analisar o preço da concorrência sobre o mesmo produto e calcular o quão próximo disso você consegue chegar. Aplique a sua margem mínima e ofereça um diferencial de mercado, como mais pontos no programa fidelidade, por exemplo.

Atenda a expectativa do cliente

Uma estratégia bastante utilizada no varejo é a Black Week. Ela serve para expandir a Black Friday tradicional: em vez de um único dia de promoções, as lojas organizam uma semana inteira de condições especiais. O supermercado já utiliza esta técnica diariamente como: segunda do hortifruti, terça da carne e assim por diante. Entretanto, dá para aproveitar a mesma estratégia com a Black Week. Assim você vai gerando uma expectativa no cliente e vai aquecendo as vendas até o dia principal da campanha.

A comunicação visual é fundamental 

Não adianta você seguir todas as dicas acima e não cuidar do principal: a divulgação. É importante saber direcionar os clientes para as ofertas que você preparou. Uma das formas mais tradicionais e eficientes são os cartazes. Eles mostram ao consumidor os preços e são capazes de guiá-los até as ofertas. Para isso, existem softwares e equipamentos especializados na elaboração deles. Esses sistemas permitem que você desenvolva layouts, distribua e faça a gestão desses materiais personalizados em todas as suas unidades.

Gostou das dicas que a Helioprint separou para você? Estamos sempre em busca de novidades e dicas para ajudar os nossos parceiros. Por isso, fique atento nas nossas redes sociais e aqui no blog. Até a próxima!