autor Helioprint
data 21 de setembro de 2021

Ao analisar referências e as melhores atitudes de outras empresas, é possível adaptá-las e tornar a sua empresa excelente naquilo que faz 

Com a economia se recuperando após um período turbulento é fundamental adotar estratégias eficientes como o benchmarking no supermercado. Com o aumento dos valores de itens vitais como combustível, gás e energia elétrica, se manter informado sobre o que acontece no concorrente é essencial.

Adotar comportamentos para se manter competitivo, atrativo e se sobressair aos olhos do cliente, conquistando sua fidelidade, são alguns dos objetivos do benchmarking.

Mas antes de conhecer os pontos positivos ao adotar essa tática de mercado é preciso saber do que ela se trata.

O que é benchmarking?

Bem, benchmarking vem da palavra inglesa benchmark, que por sua vez significa “referência”. Sendo assim, trata-se de uma análise das melhores práticas e referências dos concorrentes para assim adaptá-las e transformá-las em oportunidades para o próprio negócio. Este estudo possibilita que a empresa encontre possíveis problemas e falhas em seu desempenho para entregar ao cliente, produtos e serviços de qualidade.

O termo benchmarking foi criado em 1970 pela empresa Xerox. Considerado um novo modo de fazer negócios, a estratégia era pautada na experiência de outras empresas do mesmo ramo. Com o sucesso da prática, logo outras empresas adotaram a tática e começaram a implementar melhorias e corrigir falhas com as informações obtidas por este estudo. Afinal, o objetivo é simples: se aperfeiçoar. E qual empresa não quer se tornar a melhor no seu ramo!? 

Confira abaixo alguns benefícios desta estratégia.

Fazer benchmarking não significa roubar ideias!

Ao estudar o comportamento de várias empresas, automaticamente está estudando o mercado como um todo. Esta tática permite que você conheça melhor o seu lead e descubra técnicas inovadoras. Lembre-se: o objetivo não é pegar uma ideia de um concorrente e copiá-lo no seu estabelecimento. Mas, sim, analisar como um todo estes dados e estabelecer padrões que deram certo ou errado em outros lugares. Assim, você poderá estabelecer as suas próprias estratégias com bases sólidas para atrair e manter os seus clientes.

Por que fazer o benchmarking no supermercado?

Estar atento às estratégias utilizadas pela concorrência e compará-las com as da própria empresa é importante para não perder a sua relevância. Pense: se na mesma rua do seu supermercado existe mais dois estabelecimentos como o seu. Ou seja, é importante compreender o que faz com que as pessoas escolham um ao outro? Analisar os pontos positivos e os negativos de cada estabelecimento pode ser a diferença entre ser apenas mais um estabelecimento e, sim, o principal. 

O benchmarking consiste no conjunto das melhores práticas de gestão de uma determinada indústria que conduzem a um desempenho superior. Para se ter uma noção de como este recurso pode fazer a diferença para o seu negócio este ano, o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar) realizou um ranking com as 120 Maiores Varejistas do Brasil.

O estudo aponta em forma de listagem dividida por categorias e por estratégia de gestão (benchmark) quais são as varejistas mais eficientes do país. Entre os supermercados mais bem colocados estão, por exemplo, o Grupo Carrefour, Makro, Giassi, Angeloni, entre outros.

Como fazer o benchmarking no supermercado?

Primeiramente, é preciso definir o objetivo da comparação. Se é preço dos produtos, variedade, atendimento, estratégias de marketing, entre outros. Cada um define um tipo de benchmarking diferente:

  • Competitivo: determina as técnicas e práticas mercadológicas dos concorrentes;
  • Interno: avalia as técnicas de gestão interna da concorrência (setor financeiro, recursos humanos, processo e produtividade, por exemplo);
  • Funcional: é um estudo geral do concorrente, não é focado em nenhuma categoria em específico;
  • Genérico: analisa processos e funções de empresas do mesmo ramo que a sua.

Após definir isso é possível seguir um plano de ação. Aqui você encontra mais dicas de como fazer este estudo, mas o passo a passo consiste nestas etapas:

  1. Escolha das lojas de referência;
  2. Definição dos meios de mensuração;
  3. Coleta dos dados;
  4. Análise dos dados;
  5. Apresentação dos dados para a equipe;
  6. Discussão sobre os resultados;
  7. Definição de metas para melhoria;
  8. Criação de planos de melhoria;
  9. Monitoramento do projeto;

O que fazer com os dados coletados?

Como o objetivo é analisar empresas com bons resultados para formular estratégias para o seu negócio, opte por empresas com credibilidade no mercado. Ao avaliar profundamente as técnicas de marketing, produção e processos logísticos de outros negócios que servem como referência é possível despertar insights através dos dados coletados.

Escolher empresas com boa administração como base podem gerar bons frutos. Pois, ao diagnosticar possíveis erros das mesmas, tratá-los e aplicá-los na própria companhia pode reduzir custos, ganhar eficiência operacional e aumentar a produtividade. Geralmente, é simples identificá-las, pois são as que mais estão em voga no mercado. Ao monitorar essas companhias você garantirá melhorias para a sua marca e resultados mais amplos.

Ao fazer este estudo é importante destacar o que pode ser usado como inspiração para o seu negócio. O ideal é gerar relatórios e documentar todas as decisões. Inclusive as ameaças que foram identificadas tanto no concorrente quanto na sua empresa. Além disso, o benchmarking deve ser encarado como uma estratégia permanente de análise de mercado. Afinal, estas características estão em constante metamorfose e é preciso estar atento a essas nuances.

A Helioprint vai ajudar o seu supermercado

Após conhecer todos os benefícios do benchmarking deu vontade de aplicar essa estratégia no seu negócio? Não importa o tamanho da sua empresa não há erro nesta tática. Afinal, é importante saber o que torna a grama do vizinho sempre mais verde, não é mesmo?Estar em constante aperfeiçoamento é importante para se manter competitivo no mercado.

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