Chegue mais longe e alcance cada vez mais clientes com a presença nas redes sociais
Apesar de parecer fácil atrair clientes para o supermercado, há um grande desafio em fidelizar os consumidores. Um dos estabelecimentos considerados essenciais na pandemia, pode e deve ter cada vez mais clientes visando o potencial de venda de um supermercado.
Não é de hoje que as ferramentas digitais colaboram com o desenvolvimento dos supermercados. Seja para armazenar dados, para controlar as finanças ou para gerir as pessoas. Tudo isso é facilitado com a tecnologia e permite que o negócio chegue muito mais longe em menos tempo.
Além dos processos internos serem melhorados, a comunicação com os clientes pode ser muito mais efetiva para atrair ele. Há pouco tempo, grandes empresas ditavam os produtos que eram consumidos. Porém, atualmente se as empresas não adaptarem o seu produto de acordo com o comportamento do consumidor, as chances de não vender são altas.
Estar aonde o cliente está e focar os seus produtos ou serviços nas dores reais dos consumidores não é mais uma opção e sim uma necessidade. Segundo uma pesquisa da Google, 9 em cada 10 brasileiros possuem um celular Android. Ou seja, grande parte da população tem acesso a internet e aplicativos no celular.
Esses dados mostram que a tecnologia está cada dia mais acessível e presente na vida das pessoas. E essa percepção não é imutável, pois dependendo das inovações futuras ou até mesmo por causa da pandemia, o comportamento do consumidor muda. Por isso, estar atento e ter a capacidade de adaptação é uma das premissas para manter o negócio estável.
A necessidade do digital
Algo que era tendência e que estudiosos afirmavam que aconteceria a longo prazo é a necessidade de digitalização das empresas. O que antes poderia ser ainda uma escolha, atualmente pode significar a maior fonte de renda do seu negócio. Lojas que durante a pandemia tiveram que fechar viraram e-commerce, serviços que eram presenciais e viraram digitais. Tudo isso mostra que quem já estava com foco nas tendências futuras não foi afetado com tanta severidade.
Estar presente no dia a dia dos consumidores sem eles precisarem ir até o espaço físico do seu negócio, pode representar um número significativo das suas vendas. Os supermercados não fecharam durante a pandemia, por isso, sabe-se que nem diante uma pandemia o supermercado precisou virar um site. Mas, muito além do ponto de venda, o contato para atrair clientes, deve ir além do “cara a cara”.
A concorrência cada dia mais acirrada no nicho dos supermercados mostra que ter um diferencial é cada vez mais importante. Se o seu supermercado não possui nenhum perfil em redes sociais, ele já pode ser considerado atrasado em relação aos seus concorrentes.
De acordo com a pesquisa Social Media Trends 2019, quase cem por cento as empresas já estão nas redes sociais. Isso mostra que ter contato com os consumidores pelos meios digitais não é mais tendência, e sim realidade.
Uma rede social para cada necessidade
Atualmente as redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros são o YouTube, Facebook, WhatsApp e Instagram segundo dados divulgados pela Rock Content. Isso não quer dizer que o seu supermercado precisa estar presente em todas. Cada uma delas possui um perfil diferente de usuário e a forma de criar o conteúdo. Por isso, entender o tamanho do seu negócio para saber quais redes são mais acessíveis é muito importante.
WhatsApp Business
O WhatsApp, por exemplo, pode ser um ótimo canal de atendimento ao consumidor, além um aliado quando o assunto é divulgação. Sempre com o consentimento do cliente, o supermercado pode utilizar o WhatsApp Business para divulgar promoções. Adaptar os famosos folhetos de ofertas para um encarte online pode ser uma ótima saída para diminuir custos e alcançar mais clientes.
Embora sejam parecidos, o Instagram e o Facebook atingem públicos distintos. Famoso por suas fotos atrativas, o Instagram pode ser um grande aliado para atrair clientes pelo olhar. Fotos bem produzidas, chamativas e com uma boa legenda de apoio pode encantar os seus clientes e impulsionar as vendas.
Outra ferramenta importante para o seu negócio são os Stories, que se resumem em vídeos curtos que permanecem na plataforma por 24h. Através deles, o supermercado pode mostrar produtos na promoção em tempo real, tirar as dúvidas dos seus clientes, fazer pesquisas por meio de enquetes e muito mais. Lembrando que o Instagram possui usuários com uma média de idade de aproximadamente 25 a 35 anos.
Diferente do Instagram, o Facebook permite conteúdos mais variados dentro da plataforma. Além de publicação de fotos, a rede social autoriza textos mais longos, a divulgação de links, vídeos longos, entre outras coisas. O público do Facebook possui mais idade do que os usuários do Instagram, podendo variar de 35 a 54 anos.
Google Meu Negócio
A famosa frase “quem não é visto não é lembrado” pode ser adaptada para a atualidade como “quem não está no google não existe”. De acordo com dados da Rock Content, a cada 10 pessoas, 8 utilizam o Google para buscar informações sobre empresas. Ou seja, estar presente nos mecanismos de busca do Google só tem a agregar no seu negócio.
Para ajudar os empreendedores, a plataforma criou a ferramenta Google Meu Negócio. Nela, você consegue inserir dados relevantes do seu negócios nos mecanismos de busca do Google. A ferramenta é gratuita e permite o cadastro de endereço, telefone, horário de funcionamento, eventos futuros, horários de pico, entre outras coisas.
A maior vantagem do Google Meu Negócio é que ele ajuda na divulgação das empresas locais sem custos para o empreendedor. Mas também há a versão paga, como a compra de palavras. Com isso, você consegue ser um dos primeiros no ranking de pesquisas sobre o seu segmento.
O foco no ponto de venda continua!
Após utilizar as ferramentas digitais para atrair clientes, os consumidores virão ao seu estabelecimento. Na mesma medida que é importante cuidar da comunicação em suas redes sociais, também é essencial manter a qualidade nas comunicações dentro do seu estabelecimento. Foi por isso que a Helioprint desenvolveu o cartazista eletrônico.
Batizado de ByPrice, o sistema da Helioprint permite que você crie cartazes online sem precisar de nenhuma qualificação técnica. O software é 100% digital e armazena as artes em nuvem. Cartazes que indicam o corredor da mercadoria, promoções e preços também devem ter um cuidado especial e com o ByPrice, o modo de criação fica muito mais fácil.
No software da Helioprint você coloca as informações necessárias para o cartaz e o sistema monta para você. Permitindo que o funcionário não fique preocupado com cores, dimensões, erros, ou assimetria.
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