Uma combinação poderosa para o varejo está em andamento: Copa do Mundo e Natal. A expectativa é de que as vendas e promoções de Natal deste ano, injetem mais de R$ 66 bilhões na economia brasileira. Descubra o que é ancoragem de preço e como esta estratégia pode ajudar o seu negócio a faturar mais!
Em pleno dezembro, está um verdadeiro desafio para o comércio chamar a atenção dos consumidores para as promoções de Natal. Isso porque a Copa do Mundo está tirando muita da concentração dos brasileiros.
Basta olhar para as casas nas ruas, muitas ainda nem estão decoradas para as festas de fim de ano. E como o Mundial vai se estender até o dia 18, a melhor estratégia é se preparar para oferecer as melhores promoções de Natal para chamar a atenção dos clientes.
A expectativa de vendas da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) para o Natal deste ano são otimistas. De acordo com eles, serão mais de R$ 66 bilhões injetados na economia brasileira.
Ao longo do ano, o Blog da Helioprint deu várias dicas para você, supermercadista, vender mais. Entretanto, nosso estoque de conselhos ainda não acabou. Confira:
Como já vimos por aqui, existem muitas formas de chamar a atenção do consumidor, seja com promoções, ofertas ou descontos. Mas você já pensou em usar a neurociência a seu favor?
Sabemos que os consumidores costumam fazer muita pesquisa de preço, antes de efetivar a compra. Por isso, utilizar técnicas para expor o preço de uma melhor forma pode fazer com que o cliente preste mais atenção no seu produto.
Ancoragem de preço
A melhor forma de explicar como esta tática funciona é com um exemplo prático, para depois usar nas promoções de Natal:
Você está no supermercado e em determinado expositor encontra três opções de um mesmo produto. É claro que vai escolher a que mais agrada o seu bolso.
Esta técnica se baseia em despertar a percepção de que um preço é "justo" ou melhor, pois o similar está mais caro. Segundo a psicologia humana, o preço de um produto ou serviço com o efeito da ancoragem gera um impulso forte no comportamento de uma pessoa. Já que é muito difícil de nos afastarmos da influência de uma primeira impressão.
Na prática você oferece três opções de comparação de preço para o consumidor e ele vai escolher automaticamente o mais barato, pois ele tem os outros dois de referência.
Fazer uso de valores ou pedaços de informações como âncoras funciona como um atalho que utilizamos para simplificar nossas decisões.
Como funciona o preço psicológico?
Quando percebemos que teremos algum tipo de vantagem, nossa tendência é a criação em nossa mente de uma falsa lógica que nos leva a agir sem um questionamento mais frio da situação. Essa tendência foi descoberta em 74 pelos psicólogos Amos Tversky e Daniel Kahneman. Segundo eles, nossas decisões no que tange a comprar, não são racionais, e sim, controladas por impulsos emocionais. Esses impulsos nos levam a tomar decisões baseadas no ganho ou perda de oportunidade e recursos.
O preço psicológico é uma estratégia de marketing que utiliza técnicas para influenciar a percepção dos consumidores a respeito dos preços das mercadorias. Essas técnicas visam atingir o subconsciente das pessoas para que os preços e descontos pareçam mais vantajosos, e a dor de gastar o dinheiro diminua.
Que tal utilizar esta estratégia para as vendas de Natal? Vamos te dar mais algumas dicas sobre o tema
A ancoragem de preço é muito utilizada nos estabelecimentos nas promoções de Natal para estimular a venda e reduzir ou equilibrar o estoque.
1 - Crie pacotes ou kits
A partir da sua oferta principal, monte mais dois kits. Um deve ser mais barato, que não tenha os principais atributos ou benefícios de sua oferta central. O outro deve ser mais caro, mas com poucos diferenciais.
Se a estratégia funcionar corretamente, a maioria dos consumidores vai optar pelo seu kit principal, pois ele servirá de âncora de preço para a tomada de decisão.
2 - Utilize os produtos líderes como âncora
Cada categoria de produto possui os mais bem conceituados, não?! Exemplo: a referência de sabão em pó, é OMO e de chocolate em pó, é Nescau e por aí vai. Pois então, use isso a seu favor. Itens mais caros de marcas conceituadas causam efeito positivo em relação a outros produtos mais baratos colocados próximos uns aos outros.
3 - Ancoragem no e-commerce
Ao projetar as promoções de Natal de produtos na sua loja online, disponibiliza os mais caros primeiro. Assim você aumenta a probabilidade de que os clientes optem pelos mais caros. Outra vantagem desta técnica é ancorar os preços mais altos nas mentes dos consumidores. Assim eles terão essa referência para as melhores ofertas dos demais produtos.
4 - Oriente o consumidor até suas ofertas
De nada adianta formular estratégias de vendas ousadas se o cliente não chegar até elas no seu estabelecimento. E para isso a comunicação visual é essencial. Aproveite o Natal e crie cartazes temáticos e informativos para guiá-lo dentro da loja.
Outra função para eles é lembrar o consumidor dos itens que ele precisa consumir. Divulgar as promoções e enfatizar que elas estão ligadas a data é importante para direcionar o cliente ao setor que possui os insumos que ele está procurando. E muito além de informar, esses cartazes irão ajudar a decorar o seu estabelecimento.
Uma ferramenta que irá te ajudar na criação desses cartazes é o ByPrice da Helioprint. Um software que cria e armazena as artes na nuvem, ou seja, você não precisa baixá-lo no computador. Neste sistema, basta você colocar as informações que precisam ter no cartaz e ele desenvolve sem você precisar se preocupar com alinhamento e desenvolvimento da arte.
Veja mais dicas sobre vendas para o varejo
Ao longo do ano o Blog da Helioprint deu diversas dicas sobre vendas para o varejo. Se este é o primeiro material que você lê, clique em BLOG localizado na parte superior desta página e na lateral você encontrará as categorias por temas. Clique em 'Varejo' e confira mais dicas para o seu estabelecimento. Boas vendas e Feliz Natal!