Os recursos digitais estão ganhando cada vez mais espaço em nichos de mercado que não sofriam alterações há décadas.
É o caso dos cartazes de supermercado.
Cada vez mais os famosos cartazistas eletrônicos estão sendo adquiridos pelas redes de supermercados e varejo em geral como uma alternativa mais rápida e barata para criar e expor as campanhas de preços.
Mas o que é um cartazista eletrônico?
É um sistema em forma de site (online) ou aplicativo (offline) para fazer cartazes de promoção.
Através deste tipo de sistema, diversos mercados vem conseguindo diminuir seus custos e aumentar a visibilidade de suas campanhas de ofertas.
Mas o que "diminuir seus custos" significa, de verdade?
Foi pensando nisto que fizemos uma análise de mercado para descobrir quais foram os resultados (em termos de números) que alguns mercados alcançaram através de softwares de criação de cartazes.
Será que os mercados analisados realmente obtiveram benefícios?
Para descobrir esta e outras respostas continue lendo este artigo.
Conheça os dados da análise
Os dados apresentados nesta análise foram baseados em mercados de médio e grande porte, e serve para que outros estabelecimentos entendam e estudem seus próprios cenários para considerar a aquisição de um cartazista eletrônico.
Importante¹: Os resultados apresentados aqui podem ser aplicados em mercados de pequeno, médio e grande porte, porém, é preciso estudar seu cenário antes de implantar algum tipo de cartazista eletrônico.
Importante²: Os resultados obtidos aqui foram gerados através do sistema ByPrice, que é, atualmente, o melhor software de precificação de ofertas, pois possui tecnologia inovadora e recursos exclusivos. Conheça mais sobre o ByPrice - sistema para criar cartazes.
Os valores (em R$) foram substituídos por notas, de modo a representar os custos e proteger os dados reais dos mercados envolvidos.
Com isto, temos a notas:
5 - Custo muito alto;
4 - Alto custo;
3 - Custo intermediário;
2 - Baixo custo;
1 - Custo mínimo.
Ou seja:
As notas mais próximas a 1 significam custos baixos.
Porém:
No comparativo #5, o estudo não diz respeito a custos, e sim a nível de eficiência, então, quanto mais próximo ao 5 for a nota, melhor será o resultado para o mercado.
Comparativo #1: Custos de mão de obra
O estudo dos custos de mão de obra visou comparar as despesas trabalhistas que os estabelecimentos possuem com profissionais para criar os cartazes promocionais.
Os resultados foram:
Custo mensal por profissional / software: Foram considerados os custos com contratos de trabalho (CLT), contratações extraordinárias, funcionários com funções acumuladas, contratações temporárias, faltas e dispensas.
Profissionais extras: Foram considerados os custos com a contratação de cartazistas para suprir a demanda de todas as lojas da rede.
Profissionais especializados: Foram considerados os custos com profissionais especializados na fabricação dos cartazes.
Comparativo #2: Custos de insumos
O estudo dos custos de insumos visou comparar as despesas com os insumos necessários para fabricar os cartazes.
Os resultados foram:
Kits de pincéis / locação de impressoras, outros suprimentos: Foram considerados os pincéis, refis, tintas, fitas, colas, estiletes, locação de impressoras (quando houve necessidade), suprimentos para impressoras (quando houve necessidade), manutenção e outros custos envolvidos.
Papéis: Foram considerados todos os tipos de papéis envolvidos nos processos (cada loja com seus papéis), tais como pré-impressos, formatos diversos (A1, A2, A3, A4, A5, A6, A7), etc. Também levou-se em consideração a quantidade de cartazes produzida mensalmente.
Comparativo #3: Custos de processo de fabricação
O estudo dos custos de processo de fabricação visou comparar as despesas envolvidas nas campanhas de preços promocionais, tais como concepção, planejamento, produção e exposição dos cartazes.
Os resultados foram:
Produção dos cartazes: Foram considerados os custos envolvidos na produtividade dos profissionais através do tempo gasto com a criação de um cartaz, repetição da mesma oferta, correção de erros de escrita, secagem da tinta, manuseio do cartazes e preparação do local de trabalho.
Exposição das ofertas: Foram considerados os custos envolvidos na ruptura de exposição das ofertas dentro das datas previstas.
Implementação de qualquer tipo de automatização: Foram considerados os custos envolvidos nos processos repetitivos da produção dos cartazes.
Comparativo #4: Custos de logística
O estudo dos custos de logística visou comparar as despesas envolvidas na fabricação, armazenamento e transporte dos cartazes entre as lojas das redes.
Os resultados foram:
Locais para fabricação dos cartazes: Foram considerados os custos envolvidos nos locais dedicados a fabricação dos cartazes, tais como os tamanhos dos cômodos, energia elétrica, armazenamentos de materiais, organização e quantidade de pessoas envolvidas.
Armazenamento dos cartazes: Foram considerados os custos com locais para armazenamento dos cartazes finalizados.
Transporte de cartazes: Foram considerados os custos com transporte de cartazes entre as lojas da rede.
Comparativo #5: Nível de eficácia dos cartazes
O estudo da eficácia dos cartazes visou comparar a efetividade das ofertas envolvidas na campanha.
Os resultados foram:
Clareza da informação: Foi considerado os estilo de escrita, ortografia, legibilidade, facilidade de entendimento da oferta, design e taxa de conversão.
Padronização dos cartazes: Foi considerado o impacto direto e indireto ligado a imagem visual da marca, legibilidade, facilidade de entendimento das ofertas e taxa de conversão.
Personalização dos cartazes: Foram considerados os custos envolvidos na fabricação de cartazes para datas sazonais.
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