autor Helioprint
data 08 de novembro de 2022

Álbum, figurinhas, cerveja, petiscos, refrigerante, está na hora de colocar os melhores produtos em campo. Veja algumas ideias para o varejo na copa e monte suas estratégias vencedoras!

Chegamos ao mês de novembro, está na hora de pôr em prática os planos de vendas para o varejo na Copa do Mundo. Mas se você ainda não pensou em como faturar mais nesta data, não se preocupe! Separamos uma série de dicas para movimentar o seu negócio aproveitando os jogos do Brasil. Por isso, escolha seus melhores jogadores e se prepare para montar as suas táticas. Confira:

A Copa do Mundo

Ela está marcada para acontecer entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro. A sua sede será o Qatar, localizado no Médio Oriente no continente Asiático. O país tem paisagens desérticas, mas também um longo litoral no Golfo Pérsico (Árabe) repleto de praias e dunas. Entretanto, ele não é só isso, sua capital Doha é conhecida pelos arranha-céus futuristas e pela arquitetura moderna.

No entanto, apesar de ter alguns aspectos semelhantes ao Brasil, como as lindas praias e as belas paisagens, o Qatar fica a mais de 11 mil quilômetros daqui. Mas é claro que isso não vai impedir que os brasileiros torçam e comemorem avidamente a cada partida. E essa é a oportunidade que o comércio e o varejo vão aproveitar.

De acordo com o especialista em marketing esportivo, Bernardo Pontes, em entrevista para a Exame.com, o setor vai ser muito explorado. Pois quanto mais ativações as empresas fizerem dentro do universo do futebol, maior será a possibilidade delas se conectarem com o seu cliente potencial. Ignorar a copa, significa ficar para trás no quesito atenção do consumidor. Lembrando que a experiência do cliente é um dos fatores mais importantes em qualquer negócio.

Vendas com a Copa do Mundo

Estamos vivendo um momento um tanto quanto atípico. Eleições, Copa do Mundo, Black Friday e, logo, Natal e Ano Novo. Sem falar nas férias e no décimo terceiro salário. Todos esses eventos são capazes de movimentar muito a economia nacional, ainda mais todos tão seguidos um do outro. 

Segundo um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a Copa do Mundo deve movimentar R$ 20,3 bilhões na economia brasileira. Eles também estimam um crescimento nominal de 7,9% em relação ao faturamento de 2014, ano em que fomos sede dos jogos.

De acordo com pesquisa realizada Black Friday 2022, UOL em parceria com a MindMiners, 62% das pessoas pretendem realizar alguma compra na Black Friday. Ainda segundo a pesquisa, 62% dos entrevistados acreditam que vão comprar mais na Black Friday por conta da Copa do Mundo.

Para os varejistas a expectativa também é grande. Com tantos eventos acontecendo simultaneamente, as estratégias para aumentar o faturamento e conquistar a clientela estão a todo vapor.

Como aumentar as vendas do varejo na Copa do Mundo:

É importante que os varejistas estejam atentos e saibam aproveitar o momento para estabelecer uma relação mais próxima com seu público. Considerando que o comércio varejista depende muito das datas sazonais e eventos como os que irão acontecer este fim de ano, é preciso destinar esforços para alavancar as vendas e atingir as metas do ano. Sendo assim, vamos direto para as nossas dicas!

1 – Crie o clima dentro da loja

Bandeirolas, fitas, bolas de futebol, posters e displays personalizados, tudo para chamar a atenção do cliente para os seus produtos.  Vestir os funcionários com adereços festivos também pode ser uma boa ideia, para deixar tudo mais unificado e completo.

Tornar agradável o ambiente do varejo na Copa, faz com que o consumidor se sinta à vontade no espaço e não se apresse tanto para fazer suas compras, e esse detalhe pode ser determinante para aumentar vendas.

2 – Atendimento e treinamento

A tendência para os dias de jogos é de que o movimento nos supermercados aumente consideravelmente. Já que muitas pessoas se reúnem para assistir os mesmos. Sendo assim, é importante engajar e direcionar os seus colaboradores para atender o melhor possível esses clientes. Praticidade e velocidade são essenciais para que a rotatividade de pessoas seja eficiente.

Mas lembre-se, velocidade não deve ser um sinônimo de mau atendimento, pois isso gera insatisfação e você, certamente, não quer isso. Portanto, defina pessoas para organizar filas e direcionar os clientes para os corredores e produtos desejados. Assim, tanto o cliente quanto os colaboradores ganham com isso.

3 – Kits de produtos para assistir aos jogos

Cerveja, petiscos, balde de pipoca e refrigerante para as crianças. Esse pode ser um kit básico para você ofertar no seu varejo na Copa. Você pode escolher algumas marcas parceiras e ainda conseguir desconto para os itens, tornando o kit ainda mais indispensável para o cliente.

4 – Aproveite os produtos da época

Como já falamos anteriormente, os jogos reúnem famílias e amigos para a celebração. E no Brasil, qualquer evento significa, um churrasco. Por isso, focar nas vendas de itens como: carne, carvão, temperos, pão-de-alho, queijos, cerveja, gelo e refrigerante, é essencial!

Prepare o açougue e o setor de bebidas, deixe tudo organizado e o estoque em dia. Alinhe suas estratégias com os seus colaboradores e se prepare para as vendas. Elas prometem!

5 – Atenção com o estoque

Aproveite que ainda faltam alguns dias para o início da Copa do Mundo e negocie com fornecedores e parceiros. Consiga os melhores preços para garantir o aumento das vendas e por consequência a lucratividade.

Atente-se também à quantidade de produtos que você irá precisar para suprir todo o período do evento. Você precisará encontrar um equilíbrio entre não deixar faltar nenhum produto, mas também não comprar tanto a ponto de sobrar. Uma planilha para controle de estoque pode ser uma ferramenta diferencial para o seu empreendimento.

6 – A comunicação visual é essencial

Já falamos aqui sobre a decoração. Entretanto, outro fator importante é direcionar o cliente dentro do seu negócio para as promoções e produtos que você preparou. E os cartazes promocionais são os seus maiores aliados nessa hora.

Apesar de ser uma estratégia antiga no varejo, ela nunca perde a seu valor. Afinal, a ideia dos cartazes pode ser velha, no entanto, a maneira de fazê-los está muito diferente. Atualmente, há todo um estudo para definir a melhor forma de criar um cartaz. Além disso, já existem sistemas e máquinas capazes de ajudar neste processo.

O cartazista eletrônico nada mais é do que um software ou site em que você mesmo pode criar os cartazes de oferta do seu supermercado. É só abrir a plataforma, criar ou escolher um modelo de cartaz, acrescentar informações sobre os produtos em promoção e pronto. Basta imprimir e divulgar em seu estabelecimento.

Assim você pode padronizar os layouts, cores, tipografia e demais elementos. Além disso, as chances de uma palavra ou preço saírem erradas, são quase nulas, pois o software vai te notificar sobre possíveis inconsistências.

Um desses sistemas é o ByPrice que tem todas essas funcionalidades e combinado com as impressoras da Helioprint formam um time e tanto para entrar em campo. Eles são a solução ideal para criar, imprimir e gerenciar cartazes promocionais para o seu negócio.

Continue acompanhando o Blog da Helioprint e não perca nenhum conteúdo. Estamos sempre em busca de dicas e ideias para contribuir com o crescimento da sua empresa. Até a próxima!