autor Rafael
data 08 de setembro de 2020

Há 40 anos, nascia a Helioprint. Inicialmente como uma revenda de papel, hoje é considerada referência em soluções para impressões e gestão de documentos, oferecendo uma série de produtos e serviços que otimizam variados negócios.

Muito mais do que oferecer soluções criativas para otimizar impressões, a Helioprint une pessoas e tecnologias com o objetivo de antecipar oportunidades para organizações de pequeno, médio e grande portes! Mas como essa história teve início? Vamos descobrir!

Fundada em 1980, na cidade de Blumenau, tudo começou como uma revenda de papéis heliográficos. Daí o nome Helioprint. Em 1992, a empresa iniciou a atuação na área de copiadoras – equipamentos que, com o passar dos anos, evoluíram para as atuais impressoras multifuncionais, que não apenas copiam, também imprimem, escaneiam, etc.

Atualmente, a Helioprint oferece soluções para impressões em outsourcing e gestão de documentos, especialmente na área gráfica, área médica e impressão para o varejo. Mas uma questão que sempre vem à tona é: até quando imprimir será viável?

Imprimir ou não imprimir?

Hoje, o outsourcing de impressão é o carro-chefe da Helioprint, que fornece equipamentos de ponta aos seus clientes, sem custos adicionais. Mas será que no futuro as pessoas continuarão imprimindo? Se sim, como fazer isso de maneira cada vez mais sustentável?

Imprimir sempre será uma necessidade. Mas não impressão de “qualquer material”, e sim a de documentos considerados essenciais, e também textos ou imagens que guardem algum valor sentimental às pessoas, por exemplo, fotografias, registros históricos, entre outros.

Então, a questão não é imprimir ou não imprimir, mas, sim, o que imprimir. Nesse caso, será cada vez mais essencial que as empresas que atuam no ramo otimizem seus processos com equipamentos realmente eficazes, capazes de imprimir tudo sem erros que gerem reimpressão. Aliás, “erros de impressão” são um dos fatores que mais geram desperdício!

A importância do impresso

Uma mostra de que o papel tem um forte apelo sentimental com as pessoas, é a célebre frase do autor paraibano Ariano Suassuna (1927-2014), que dizia: “A televisão é efêmera, o livro fica”. De fato, grandes autores como Cervantes ou Dostoiévski permanecem inesquecíveis por um motivo: seus pensamentos foram impressos e ficaram imortalizados.

Repare que não estamos mais falando de imprimir um bilhete ou a cópia de um documento sem importância, mas de obras clássicas que geram valor às pessoas. Assim, se imprimir uma infinidade de páginas apenas para “testar” a cor da impressora segue sendo condenável, imprimir os exemplares de um bom livro sempre será 100% relevante.

Meio ambiente e impressões

Mas e quanto ao meio ambiente? Esse é um tema do qual ninguém pode fugir. Todo e qualquer negócio, independentemente da área em que esteja, precisa se debruçar sobre o assunto com responsabilidade. Com a Helioprint não é diferente. Muito pelo contrário!

É por isso que a empresa trabalha em duas frentes importantes de redução de impactos. A primeira é na “eliminação do retrabalho”, disponibilizando equipamentos de ponta para que seus clientes não precisem imprimir duas vezes um mesmo material em função de erros corriqueiros, como amassamento de papel ou folha borrada. A segunda ação tem ligação com os cartuchos: a logística reversa. O que é isso? É o compromisso que a Helioprint tem com seus clientes de recolher os cartuchos vazios para que sejam destinados à reciclagem. 

Não por acaso, o time do #SomosTodosSeuHelio tem como missão “Colaborar com empresas, melhorando resultados através de soluções sustentáveis de impressões.”

Viver o presente, mas de olho no futuro

Buscar melhorias para o tempo presente, mas pensando no longo prazo, ou seja, no futuro das gerações que ainda virão, é o que tem norteado as ações da empresa nos últimos anos. Nesse sentido, o time da Helioprint está antecipando tendências ao fomentar um debate sobre o real equilíbrio entre o que é impresso e o que realmente precisa ser impresso.

Aliás, esse é o tema central do Manifesto Helioprint sobre o futuro da impressão. O documento chama atenção para uma mudança de paradigma importante, onde desperdícios gigantescos com impressos jogados no lixo são substituídos pela impressão do necessário, ou seja, “daquilo que realmente irá significar algo para alguém”

E completa: “Como resultado, podemos dizer que precisamos imprimir sim, e que precisamos imprimir sempre. Mas só o que se faz necessário ser impresso”.

Um time de sucesso

Por trás de toda grande empresa existe um time sensacional, empenhado, que acredita que seu trabalho, de fato, gera bons resultados não apenas para si, mas para a sociedade como um todo. E é assim na Helioprint, onde os colaboradores são como uma grande família. Tanto que quando alguém liga na empresa querendo falar com o “Seu Helio”, a resposta é uma só: #SomosTodosSeuHelio. Maior identificação com a marca, impossível. 🥳

“Olhar pra trás e ver o quanto a nossa empresa evoluiu em 40 anos é motivo de muito orgulho. Isso só é possível porque contamos com um time excepcional, pessoas que acreditam neste sonho e são apaixonadas pelo que fazem. E, também, nossos clientes, que confiam em nosso trabalho e nosso compromisso. Eles são, de fato, o nosso maior presente”, declara Adilson de Sousa, fundador da Helioprint.