Conheça algumas estratégias para aumentar as suas vendas de forma simples e eficaz, através da compra por impulso
Um cliente na fila do caixa esperando para ser atendido é o principal alvo da compra por impulso. Pense em quantas vezes isso já aconteceu com você. Uma revista, um chiclete, um chocolate ou até mesmo outros itens como higiene e beleza. Estas são as compras por impulso habitual. Aqueles itens que vão parar no carrinho mesmo não estando na lista de compras.
De acordo com a entrevista do autor do livro “Compras por Impulso”, Gilberto Strunck, o Brasil é o país com maior índice de compras por impulso do mundo. Segundo ele, a recente chegada dos consumidores das classes C, D e E ao mercado é uma das causadoras deste comportamento.
O autor explica ainda que os produtos de baixo custo são os mais procurados neste sentido. E que as estratégias de vendas nas lojas influenciam na hora da compra por impulso.
Descubra a seguir, 7 maneiras de intensificar as vendas em compra por impulso no seu supermercado:
Mapeie as Zonas Quentes na loja
As Zonas Quentes ou Hot Points são os locais de mais destaque para os clientes no estabelecimento. Por exemplo, corredores de passagem, as prateleiras na altura dos olhos e a entrada da loja. Após esse mapeamento, defina estratégias para melhorar a exposição de seus produtos nas prateleiras, gôndolas, ilhas e quiosques.
Essas áreas devem conter o que deseja vender mais rapidamente, ou que são mais rentáveis, além das promoções. Aumentando assim as chances de o cliente comprar por impulso. Lembre-se de que o cliente está sempre atrás da experiência, por isso, permita que ele sinta, toque e analise o produto e o que ele pode agregar em sua vida, mesmo que superficialmente. Aqui você encontra mais estratégias para criar mais Zonas Quentes na sua loja.
Estratégia na fila do caixa
Aposte nas gôndolas ao lado dos caixas. A dica é deixar à vista itens com valor baixo que podem potencializar as compras por impulso. Como, por exemplo, geladeiras com bebidas, chocolates, revistas, balas, chicletes e guloseimas. Itens como lâmina de barbear e pilhas, que são frequentemente esquecidos nas listas de compras, também são opções.
Seja estratégico, garanta que nenhum espaço fique vazio quando algum produto tiver acabado. Mudar os produtos à disposição do cliente de acordo com a data comemorativa é uma boa iniciativa.
Utilize o atual cenário epidêmico como aliado. Com o distanciamento social e as regras de quantidade de pessoas por família em um estabelecimento o cliente está mais aberto ao visual. Sem outras interações, ele tende a olhar mais para as promoções e produtos. Deixe embalagens chamativas nas gôndolas e o cliente certamente vai se interessar.
Identificar o público alvo é essencial
É sempre bom ter em mente para quem o seu supermercado está vendendo. Através disso, é possível traçar estratégias mais eficientes para cada determinado grupo. Por exemplo, colocar produtos como biscoitos e chocolates nas prateleiras mais baixas em que as crianças podem facilmente visualizar e persuadir seus pais a comprarem.
Disponibilizar os produtos com valor mais alto nas prateleiras mais visíveis na altura dos olhos é uma dica para quem deseja aumentar o lucro da empresa. Assim, como as gôndolas disponíveis nos corredores devem conter as promoções do dia para que sejam visualizadas.
Invista no seu próprio cartão
Muitos clientes de um supermercado são da própria vizinhança e costumam fazer suas compras semanais e quinzenais no mesmo estabelecimento. Além de facilitar e criar formas de pagamento atrativas para este consumidor, o cartão traz mais segurança na hora da compra. Aumente a possibilidade de atrair clientes e fidelizá-los através de um sistema de pontos ou promoções através do uso do cartão.
Atendimento de qualidade
É sempre importante tocar neste ponto. Pois, um dos principais pontos para fidelizar o cliente é o atendimento de qualidade. Ter uma equipe de vendas capacitada e disposta a ajudar os clientes é fundamental. Mesmo no supermercado onde quem tem mais contato com os clientes é o caixa, é importante manter uma equipe alinhada, ágil e disposta a ajudar.
Promoções imperdíveis
O consumidor precisa enxergar uma vantagem ao adquirir o produto em promoção. Afinal, quem não gosta de vantagens? Utilize o senso de urgência como seu aliado.
Frases como: “Preço especial somente hoje” ou “promoção do dia” inspiram sentimentos de finalidade e perda. Ou seja, o cliente vai se sentir tentado a adquirir aquele produto para não perder a oportunidade de obtê-lo. E se sentirá arrependido se não fizer a compra. Este tipo de chamada pode facilitar a compra por impulso através dos gatilhos mentais.
Outra sacada inteligente seguindo esta lógica é criar promoções segmentadas em dias específicos para cada categoria de produto. Atrair clientes em dias distintos com diferentes tipos de promoções faz com que as visitas do cliente a sua loja se tornem diárias. E isso possibilita ainda mais a compra por impulso. Quantas vezes você já foi ao mercado para comprar algo específico e voltou com as sacolas cheias com outros itens?
Para isso, aposte nas chamadas visuais, como banners que conduzam os clientes para os produtos das promoções pelos corredores da sua loja.
Aposte no visual
Os cartazes são os responsáveis por atrair e aguçar a visão do consumidor. Sendo assim, investir em materiais atraentes, com cores e imagens coerentes é importante. São esses cartazes que levam os seus clientes até as promoções ou aos produtos que você deseja vender.
Helioprint e ByPrice vão ajudar!
A Helioprint conta com um sistema que pode te ajudar com a criação deles. Com o ByPrice é possível conceber e imprimir cartazes promocionais sem precisar de um profissional para isso. O sistema é fácil de usar e de aprender, além de ser ágil, agregando maior rentabilidade para a sua loja ao exibir as ofertas.
São diversos formatos de cartazes para exposição de ofertas em gôndolas, corredores e até para divulgação externa. Aproveite todo o poder desta combinação de tecnologia de impressão e design, e reduza custos melhorando sua exposição promocional. Saiba mais clicando aqui.