autor Helioprint
data 15 de junho de 2021

Saiba quais são as melhores estratégias para vender mais os produtos disponíveis nas prateleiras próximas dos caixas

As gôndolas do caixa funcionam como um último gatilho de compra para o consumidor, que usando máscara e com as mãos higienizadas, não deixou de ir às compras. Mas, antes de falar delas é importante contextualizar o momento que vivenciamos.

Desde o início da pandemia, um dos primeiros estabelecimentos reconhecidos como essenciais foram os supermercados. Alimentos e materiais de higiene e limpeza foram e sempre serão a grande necessidade das pessoas. E são nos supermercados que podem ser encontrados facilmente.

Para os gestores e funcionários de supermercados o trabalho continuou durante a pandemia, mas houveram mudanças significativas durante esse período. A pandemia impactou diretamente no comportamento do consumidor, já que uma rotina corrida resumida em casa, trabalho e horas no trânsito se limitaram ao tempo integral dentro de casa.

A forma de consumir mudou, o jeito de receber os produtos e vários outros fatores transformaram o jeito de gerir os supermercados

Pequenos detalhes que fazem a diferença

É fato que cada dia da semana o consumo muda. Promoções semanais atraem clientes, cada mês é uma mudança no faturamento e assim os supermercados precisam se moldar ao dia a dia e às práticas dos consumidores.

E é por isso que existem estratégias que facilitam a vida dos clientes, auxiliam nas vendas e melhoram a experiência das pessoas no seu estabelecimento. Afinal, não é apenas de produtos essenciais que os consumidores vivem. Por isso, colocar os itens corretos em lugares estratégicos podem deixar o seu supermercado mais atrativo e diferenciado da concorrência

Mesmo um supermercado sendo procurado instintivamente pelos seus clientes, garantir a recompra e a indicação dos seus consumidores resultam em mais vendas. Além de propor novos produtos aos consumidores constantemente de uma maneira prática, estratégica e inteligente

Existem diversas formas de atrair clientes de um produto para outro de forma sutil e prática. Por exemplo, aliar o macarrão ao molho pronto, o sorvete a calda de chocolate, o vinho ao queijo e assim por diante. O famoso Cross Merchandising, que sugestivamente indica um produto que tem a ver com aquele que o cliente procura.

Mas há um espaço, ainda subestimado por alguns supermercados: a fila do caixa. Quem nunca esperou alguns minutos na fila do supermercado e sem nem mesmo perceber levou um dos produtos apresentados nas gôndolas próximas ao caixa?

Atualmente, com o distanciamento social, menos possibilidade de conversa nas filas e cada cliente distante uns dos outros a probabilidade de atrair clientes pelo visual em volta aumentou. E isso é o intuito das embalagens dos principais produtos que podem ser expostos nas gôndolas do caixa

As compras por impulso

Geralmente não são os itens de primeira necessidade que estão nas gôndolas dos caixas de supermercado. São itens supérfluos que ajudam na decisão da compra por impulso. A dica é colocar uma variedade extensa de produtos para atender o maior número de pessoas. Para isso, a dica é colocar poucos produtos, variando os tipos e abrindo espaço para mais opções. 

Nesse sentido, quanto menor o valor dos itens no caixa, melhor. Apesar de ser uma compra por impulso, o valor explícito pode fazer diferença na decisão de compra. Por isso, o ideal é disponibilizar itens com valor baixo, potencializando a compra por impulso.

Algumas ideias de produtos para expor nas gôndolas do caixa:

Pequenas geladeiras com bebidas 

Podem impulsionar um desejo instantâneo de consumir determinado produto e resultar em uma venda. 

Chocolates 

Quem nunca comprou uma barrinha de chocolate nas gôndolas do caixa não é mesmo? Nada mais atrativo do que embalagens de chocolate. Ou seja, o próprio doce já incita a vontade instantânea de comer. Por isso tê-lo em sua gôndola é uma ótima estratégia.

Revistas

Pode parecer um objeto obsoleto, mas revistas ainda atraem e muito as pessoas. Fotos da capa, conteúdos e até mesmo a curiosidade de ler mais sobre algo que lhe interessou em poucos segundos de leitura na fila do caixa. A dica é colocar revistas voltadas ao público feminino, conteúdos de receita e até mesmo revistas de entretenimento.  

Balas, chicletes e guloseimas 

Esse é o clássico. Não importa o tamanho do seu mercado, sempre terá lugar para encaixar esse tipo de doce próximo ao caixa. Atrativo, barato e pequeno. Tudo que facilita a venda por impulso e agrega ao faturamento

Seja estratégico

Expor os produtos na gôndola do caixa é o primeiro passo para garantir a eficiência nas vendas. Garantir que nenhum espaço fique vazio quando um produto tiver acabado, deve ser um dos pontos relevantes da sua logística interna. Repor os produtos no lugar mais frequentado do mercado é de extrema importância. 

Utilize a sazonalidade 

Os supermercados ganham vantagem quando o assunto são datas comemorativas. Todo evento envolve alimentos, por isso investir em produtos estratégicos para a gôndola do caixa é importante.

Na época de festa junina, aposte em comidas típicas. Pé de moleque, paçoca, pipoca doce e todas as guloseimas temáticas da festa. No Dia dos Namorados, kits pequenos para presente e embalagens sofisticadas com chocolates podem ser um ótimo gatilho para a compra por impulso.

Cuidar do espaço físico também é importante. Tem algo mais atrativo do que luzes de Natal? Aposte nas decorações temáticas. Itens como a palha e bandeiras em junho, decoração vermelha com corações em junho e enfeites de Natal em dezembro são algumas sugestões.

A iluminação também é algo que precisa de uma atenção especial. Não basta colocar os produtos e decorar a gôndola em datas comemorativas. Os produtos precisam aparecer! E a iluminação vai ser sua aliada nisso. Expositores bem claros, com bastante luminosidade evidenciam as embalagens dos produtos. Consequentemente, os clientes serão atraídos com mais facilidade. Invista em pontos de luz bem planejados. 

Como a Helioprint pode te ajudar

Todas as técnicas para atrair os clientes devem ser colocadas em prática para ver um resultado significativo nas suas vendas. O que pode facilitar o seu trabalho e de seus funcionários, é o ByPrice. Uma ferramenta da Helioprint desenvolvida para facilitar a comunicação visual dos cartazes de supermercados.

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