autor Helioprint
data 17 de fevereiro de 2016

Para que uma empresa esteja em pleno funcionamento, com 100% da sua capacidade total de produção em atividade, é necessário que todas as peças que movem esta engrenagem estejam em perfeito estado.

Assim como um carro que precisa do trabalho do motor, pneus, câmbio, tanque, escape e tudo mais, a empresa também depende do desempenho individual de cada setor para se obter um resultado final. Em uma gráfica digital, o fato de estar com um equipamento de impressão quebrado, pode se tornar um grande prejuízo se o suporte oferecido pelo fornecedor não estiver alinhado com a sua necessidade.

Você sabe que somente é possível atender o seu cliente se o seu equipamento e sua equipe estiverem todos aptos e prontos para executar o trabalho. Afinal, para o cliente a única coisa que importa é a conclusão do seu serviço dentro do prazo e dentro da qualidade que ele espera de você como fornecedor.

Equipamento de impressão quebrado também resulta em mão de obra ociosa

Impressoras digitais, como qualquer outro equipamento de alto fluxo, dão manutenção e necessitam de eventuais reparos. Para uma gráfica, a impressora digital é fonte de receita, portanto, se ela não produz a gráfica não fatura. O prejuízo começa a partir do momento que a gráfica inutiliza um equipamento por mal funcionamento, pois máquina parada é igual a mão de obra ociosa. Além disto, quando um equipamento de impressão quebrado fica parado, a empresa corre o risco de acumular demandas de trabalhos ou, diante deste cenário inoperante, você pode perder serviços e consequentemente perder clientes para concorrentes que estejam em dia com o seus equipamentos. E isto pode ser seu fim, se for analisado no ponto de vista relacionamento, já que, querendo ou não, você deixou seu cliente na mão. Impressora quebrada é prejuízo na certa.

Outra situação que também pode afetar para que você perca pontos com seus clientes é a utilização de impressoras em estado precário ou danificadas. Embora não seja de conhecimento de todos, equipamentos nestas condições inadequadas geram impressos de baixa qualidade, além de consumir mais insumos, toner e cilindro. Sem mencionar que, estando neste estágio, algumas peças talvez tenham um tempo de vida útil menor do que deveriam. Então é importante saber que é mais válido recorrer a manutenção quando houver algum dano no seu equipamento ao invés de persistir no seu uso em condições provisórias.

Atenção na hora escolher seu fornecedor ideal

Muitos destes transtornos com manutenção poderiam ser evitados ou amenizados se fossem tomadas as devidas precauções na hora de negociar a compra de equipamento junto ao seu fornecedor. No mercado haverá muita oferta querendo lhe ludibriar com maquinários de qualidade e garantias questionáveis. Muito cuidado. Toda empresa que zela pela qualidade tem por hábito sondar seus fornecedores e a origem da sua mão de obra. Buscar referências é sempre importante ainda mais se tratando de um investimento elevado.

Pra ajudar você, preparamos um artigo falando sobre Fornecedores de equipamentos para impressão digital e como fazer para acertar na escolha para não se arrepender no futuro.

Inapropriado é se deixar levar por aparências e se iludir com os falsos golpes da aquisição mais barata. Claro que a pesquisa de preço é sempre válida e deve sim estar em pauta. O que não pode ocorrer é o fator preço ser o único critério determinante na hora de fechar um negócio. Se você quer oferecer o melhor serviço terá de dispor dos melhores equipamentos.

Você deve estar se perguntando como adquirir um equipamento e ter a segurança de que este não lhe trará dores de cabeça. Na verdade ninguém está isento totalmente de uma infelicidade na hora de uma compra. Isto infelizmente é normal e acontece com carros, eletrodomésticos e também com impressoras digitais. E a chance que lhe resta de amenizar as possibilidades disto acontecer é averiguar o tipo de equipamento que está investindo, os incidentes mais frequentes e, principalmente, o tempo que seus fornecedores levarão para prestar assistência, suporte ou manutenção.

Mas tão importante quanto checar as referências da máquina em que você está apostando é consultar o perfil do fornecedor ideal. Se ele já é um parceiro seu de longa data, ótimo. Caso contrário, faça o dever de casa corretamente e investigue. Seja transparente com ele, peça por suas credenciais e examine. Troque ideias com seus concorrentes e procure saber ao máximo como é negociar com ele. Descubra que tipo de suporte técnico em impressora será oferecido, condições de pagamento, garantias e até se existe algum tipo de troca expressa, caso haja necessidade. Certifique-se de que o pós-venda dele não irá te deixar na mão quando você mais precisar.

É preferível gastar um pouco mais e ter a segurança de que você aplicou bem o seu capital, aliado com a certeza de estar amparado por um suporte técnico qualificado caso seja necessário.  Desconfie da teoria do mais barato e evite se arrepender depois. Acredite, este pós-venda é fundamental para o seu êxito como empreendedor em uma gráfica digital. Mantenha uma relação de confiança com o seu fornecedor para levar isto adiante, pois o seu cliente também sentirá que pode contar com você quando o assunto for agilidade nos serviços de impressão digital.

Caso queira conhecer mais sobre o suporte técnico da Helioprint, acesse este link e veja nossa qualidade e atenção no atendimento.