Se tem algo que faz parte da história dos supermercados e que chama a atenção tanto quanto os produtos coloridos nas gôndolas, são os cartazes promocionais. Os papéis, geralmente brancos ou amarelos, com números grandes em vermelho, são mais do que esperados nos estabelecimentos.
Por serem característicos do ambiente, são vistos tanto como elementos decorativos, quanto como propagadores de boas notícias, já que sempre trazem ofertas interessantes para os consumidores. É só bater o olho que os clientes já sabem: tem promoção no ar!
Só que, ao contrário do que muitos imaginam, esses cartazes não ficam prontos rapidamente. Não é só pegar um papel, marcadores e escrever os nomes e preços dos produtos. Há uma técnica específica para criar esses materiais – e ela requer tempo e, claro, habilidade.
Quem trabalha ou acompanha o dia a dia de um supermercado, sabe como os preços mudam de forma acelerada e o quanto isso implica na comunicação do estabelecimento. Um cartaz que levou um certo tempo para ser feito, por exemplo, pode perder a validade do dia para a noite, dependendo do produto divulgado.
E aí é necessário agilidade para criar uma nova campanha, selecionar os produtos que terão descontos, entrar em contato com o cartazista, passar as informações necessárias, esperar o material ficar pronto e aí sim, divulgar.
É por isso que muitos supermercados estão optando pelo cartazista eletrônico, como uma forma de agilizar e economizar na comunicação.
Mas o que é um cartazista eletrônico?
Um cartazista eletrônico nada mais é do que um sistema digital no qual você mesmo pode criar os cartazes promocionais de seu supermercado. Por meio de um site ou software específico, instalado em seu computador, é possível escolher templates, imagens, cores e letras para comunicar uma oferta aos clientes.
E isso tudo sem depender de terceiros. É uma forma simples e rápida de alterar preços e produtos, mantendo a identidade visual do estabelecimento e imprimir a comunicação no tamanho em que desejar, sem perder a qualidade e, claro, economizar.
Ok, entendi. E quais são as diferenças entre um cartazista tradicional e um cartazista eletrônico?
Com um cartazista eletrônico você tem mais autonomia para criar os cartazes de oferta do supermercado em que trabalha. Ao invés de depender de um profissional específico para alterar a comunicação do estabelecimento – como no caso do cartaz tradicional – você mesmo pode escolher ou criar um layout que tenha a ver com a sua loja e acrescentar as informações nele.
Com o cartazismo eletrônico também é possível padronizar a comunicação e facilitar a leitura das informações, dispondo as ofertas de uma forma mais atraente e organizada, fazendo com que você diferencie dos demais estabelecimentos e venda mais do que os concorrentes.
Por que continuar investindo nos mesmos métodos para se comunicar com os consumidores, quando você pode inovar?
Quando comparado ao cartazista tradicional, o cartazista eletrônico proporciona mais facilidade e rapidez na hora de criar as campanhas da sua loja. E, diante de uma rotina cada vez mais atarefada, o que você menos quer é gastar tempo com o que não precisa, certo? Está na hora de olhar para o futuro e deixar os métodos antigos para trás.
Imagens que chamam a atenção
Geralmente os cartazistas tradicionais só utilizam informações em texto e número para elaborar os cartazes. Com o cartazista eletrônico você pode inserir imagens atraentes, chamando ainda mais a atenção do público. Sejam ilustrações ou fotografias, elas deixarão a comunicação mais bonita e farão você se diferenciar com campanhas personalizadas e chamativas.
Enquanto os materiais que levam apenas textos e números podem gerar dúvidas, um cartaz com imagem é mais assertivo e mostra, logo de cara, qual é o produto que está em promoção, economizando tanto o tempo dos clientes, quanto dos funcionário.
Chega de se preocupar com o número de ofertas
Sabemos que o número de ofertas é algo que também preocupa muitos gerentes de loja.
Com um cartazista tradicional, geralmente é fechado um combo de materiais por semana ou por mês. Já com o cartazista eletrônico você pode criar e alterar quantas ofertas achar necessário.
Dessa forma o supermercado não fica limitado à quantidade de produção e pode pensar em novas campanhas para chamar a atenção dos clientes e aumentar os lucros. Quanto mais ofertas você divulgar, mais as pessoas irão comprar. Até porque os cartazes servem como uma espécie de “gatilho”.
Como as pessoas já sabem que eles divulgam preços mais baixos, só em olhar para eles, já se sentirão mais propensas a levarem os produtos porque estão mais baratos do que o habitual.
Gerencie suas campanhas
Além de facilitar a criação de novos cartazes de oferta, o cartazista eletrônico também auxilia no gerenciamento das campanhas da empresa. Como já falamos, nele você consegue criar templates específicos para cada área do supermercado, facilitando a divulgação e, ainda, fazer o upload de todos os produtos de uma só vez.
Com o sistema digital é possível nomear a campanha, estabelecer o tempo em que ela estará no ar, visualizar todos os produtos que fazem parte dela e alterar o tamanho de vários cartazes promocionais ao mesmo tempo.
Caso o seu estabelecimento tenha várias lojas, todas as unidades da sua rede terão a mesma identidade visual e divulgarão as mesmas promoções ao mesmo tempo. Isso porque com o cartazista eletrônico, cada loja recebe as novas comunicações pelo sistema, visualiza e imprime quando for necessário. Legal, não é?
Vai dizer: é muito mais fácil do que entrar em contato com um profissional e pedir que ele crie mais cartazes para divulgar as mesmas ofertas…
Agora que você sabe como funciona um cartazista eletrônico, já viu que não dá mais para continuar no passado. Investir nessa tecnologia é essencial para melhorar a comunicação com os seus clientes, economizar ao divulgar seus produtos e, consequentemente, aumentar as vendas.
Pare de divulgar as promoções da mesma forma que todo mundo! Imprima cartazes bonitos, atrativos, com ótima qualidade, sem se preocupar com o tempo de criação, nem com o número de ofertas do mês. É só acessar o software, criar as peças e imprimi-las facilmente.
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre como o cartazista eletrônico pode ajudar na criação e divulgação de ofertas em seu supermercado? É só continuar de olho no blog da Helioprint! Aqui você sempre encontra conteúdos que sanam as dúvidas e mostram quais são as melhores opções para você gastar menos e obter os melhores resultados.