Com a retomada da economia é hora de se atualizar para atender ao novo consumidor. Saiba como evitar os erros mais comuns dos profissionais dessa área.

Despertar o interesse sobre um produto ou serviço em uma pessoa não é nada fácil, os vendedores de gráficas que o digam. Por isso, preparamos um artigo cheio de dicas para ajudar os profissionais desta área. Pois vender é um talento que precisa ser aperfeiçoado sempre que possível. Então pegue papel e caneta e vamos lá!

De 2020 para cá, o consumidor passou por inúmeras mudanças, ele teve que se adaptar a um novo contexto rapidamente. Com a retomada da economia é preciso redescobrir este potencial cliente. É verdade que as pessoas migraram para as compras online, por exemplo. Segundo um índice desenvolvido pela Neotrust, somente na região sudeste do país houve um aumento de 41,65% das vendas no e-commerce. Além disso, o consumidor está mais preocupado com questões como a procedência do produto e ideologia da empresa. Muito mais do que comprar, estas pessoas estão pensando em adquirir, mas com consciência.

Mas como atrair esse cliente? E ainda mais importante para nós, quais são as maiores falhas dos vendedores de gráficas numa negociação? Se prepare para descobrir e assim evitar os erros. Vem com a gente:

1. Não treinar todos os colaboradores da empresa

Vamos pensar em uma situação hipotética: você está em uma loja e tem uma dúvida sobre um determinado produto. Você chama um colaborador para te ajudar, mas a pessoa não sabe nada a respeito. Ela diz que vai chamar outra pessoa e você tem que ficar esperando para resolver o seu problema. Pois bem, a chance dessa pessoa perder o interesse, não querer esperar ou ir embora, são altas. Para evitar situações como essa, a solução é simples: treinar todos os colaboradores.

Já falamos aqui no Blog anteriormente, capacitar toda a sua equipe, além do dos vendedores de gráficas, é muito importante é só trará vantagens para você. A chance de fidelizar um cliente assim, é bem maior. Já que as pessoas que são bem atendidas têm a tendência a voltar para o mesmo local.

Além disso, uma equipe preparada saberá improvisar na hora da venda. Se ele tiver domínio do portfólio da empresa, ele vai saber lidar com todo o tipo de situação que o consumidor o colocar. Outro fator importante é que ele vai saber o que está vendendo, assim a chance de oferecer algo errado ao cliente, diminui bastante. Para finalizar este item, uma equipe bem capacitada sabe se comportar!

2. Não se manter atualizado sobre as tendências do mercado

Grande erro! Para estar na frente é preciso estudar o assunto. Uma ótima fonte de informações sobre o mercado gráfico é este Blog que vos fala. Fique de olho nos nossos artigos. A Helioprint está sempre trazendo assuntos pertinentes e atuais, depois de terminar aqui, dá uma olhadinha em outros materiais.

Ficar antenado sobre o que acontece no seu ramo de atuação, com os consumidores e concorrentes, é essencial. Assim você manterá o seu planejamento estratégico sempre atualizado. Além disso, visite clientes, pontos-de-venda, questione e tome nota. Assim as novas oportunidades nunca vão te escapar. Como já falamos no início deste artigo, vender é um talento que precisa ser constantemente aprimorado. 

3. Não ficar de olho no mercado e na concorrência

Esse tópico é uma extensão do anterior. É um grande erro achar que as pesquisas de concorrência e de mercado só devem ser feitas antes de abrir o negócio ou esporadicamente. Aqui no Blog já falamos sobre a importância do Benchmarking, lembra? Essa é uma análise dos pontos positivos dos concorrentes, que tem o objetivo de auto aperfeiçoamento. Veja bem, não significa roubar ideias, mas sim estudar a concorrência e criar estratégias próprias. Vale a pena dar uma olhada no material, vamos deixar aqui para você

4. Prometer o que não pode cumprir e não ser pontual nas entregas

Dois erros comuns e muito preocupantes. Não tente meter os pés pela cabeça. Ser sincero com o que você pode ou não oferecer ao cliente pode evitar muitas decepções futuras. Deste modo, prometer prazos fora da realidade da empresa ou produtos que não possui é um tiro no pé. Além de gerar frustração no cliente, não vai ajudar em nada os colaboradores e nem mesmo a empresa. Por isso, cuidado. 

5. Não coletar todas as informações pertinentes ao fazer o pedido

Pior do que não receber o que pediu no prazo é receber ele errado! Por isso, é de vital importância pegar os dados corretamente. As informações têm que ser claras, objetivas e precisas. O vendedor de gráfica precisa carregar a tiracolo um checklist com os itens relevantes, desde formato dos arquivos, arte, fontes, cores e outras exigências do cliente. Acredite, isso importa muito!

6. Não ter bons parceiros de negócios como a Helioprint, que tem mais de 40 anos em equipamentos gráficos

Nesse não dá nem para te defender. Brincadeiras à parte é muito importante manter parceiros que agreguem a sua marca. Há mais de quatro décadas a Helioprint está presente no mundo gráfico. Sempre trabalhando em soluções em impressão para as pessoas. Só uma empresa realmente comprometida com os seus clientes e parceiros pode oferecer tantas dicas e se importar com o seu sucesso

Mas se você ainda estiver em dúvida sobre essa parceria, podemos te oferecer mais motivos para apostar nela. Primeiramente, você pode ter certeza que sempre contará com as melhores e mais recentes inovações em equipamentos de impressão. Outro argumento forte é a certificação como empresa referência pelo selo Great Place To Work (GPTW). Um certificado que indica que a empresa se importa com os colaboradores e se destaca como um ótimo lugar para se trabalhar. 

Espero que tenhamos conseguido tirar todas as suas dúvidas sobre os erros mais comuns dos vendedores de gráficas em uma negociação. Se você ainda tem alguma dúvida entre em contato conosco através do site ou deixe o seu comentário abaixo. Fique de olho nos nossos conteúdos do Blog e até a próxima!