Situação atual mudou o comportamento do consumidor e supermercados precisam acompanhar esse movimento.

Durante a quarentena, somente alguns serviços foram considerados essenciais para a população e os supermercados não poderiam estar de fora e agora também atuam online. Não é à toa que os mercados são uns dos poucos serviços que abrem no fim de semana e feriados.

Um dos ambientes mais frequentados durante a pandemia do Covid-19, também oferece risco para os consumidores, mesmo com as medidas de segurança. Por isso, a parcela de pessoas conectadas e que consideram a tecnologia a sua aliada, podem fazer suas compras com um clique.

O sentimento de medo e respeito ao isolamento social fez com que a procura online por produtos da categoria supermercado aumentasse. Segundo a ABComm, entre fevereiro e março a busca por produtos de supermercado e farmácias dobrou em relação ao mesmo período do ano passado.

Aplicativos de entrega também puderam ver o número de usuários crescendo. De acordo com dados do Sensor Tower, divulgados pela revista Exame, os downloads aumentaram mais de 250 mil no mês de março.

Otimização de espaço

Quanto maior o comércio, mais produtos ele terá e maior espaço físico é necessário. Não é de hoje, que o comportamento do consumidor é mapeado para ajudar o supermercado a oferecer o produto certo no local exato. Por isso, quando se fala em compra online o resultado é assertividade e otimização de espaço.

Com a boa gestão do sortimento, o seu negócio pode sair na frente. Por esse motivo, trazer o supermercado para a internet pode trazer vantagens de captação de informação e análise dos produtos.

Dados do comportamento do consumidor que serão adquiridos em uma imersão no mundo digital podem ajudar na definição das categorias de produtos.

Diante da situação atual, fica ainda mais evidente que o supermercado não pode lotar suas prateleiras e estoques com produtos que o consumidor não quer.

Ao mesmo tempo, variedade e opções diversas também é garantia de uma boa experiência do cliente. Por esses motivos, a tecnologia está a disposição para contribuir nas vendas e no aumento do lucro.

A alta dos aplicativos de entrega

Grandes tecnologias exigem grandes investimentos. Utilizar startups que já estão no mercado podem ser uma boa opção. Empresas que já se consolidaram no mundo do delivery pode ser a escolha assertiva que faltava para as suas vendas alavancarem ainda mais durante a quarentena.

A contratação de aplicativos que já possuem uma grande base de dados e um alto número de usuários pode ser sinônimo de um investimento considerável. Mas quanto mais difundido e conhecido pelo usuário, mais resultado para o seu negócio. Crescer junto com uma startup também não é má ideia. 

Entender o mercado aos poucos pode ser uma estratégia eficaz dependendo do tamanho do seu negócio.

Empresas como Rappi, Uber Eats e até mesmo o Ifood são as principais plataformas que unem uma variedade de opções para os clientes.

O ponto em comum entre todas é o objetivo de transportar produtos de supermercados, farmácias, restaurantes e lojas através de um serviço de delivery online.

Além dos aplicativos já conhecidos, existem projetos menores que fomentam as vendas online de pequenos comércios, mercearias e minimercados. O investimento deve ser de acordo com o tamanho do empreendimento, nada como uma pesquisa rápida para encontrar projetos que condizem com o seu negócio.

A vantagem de ter caixas de autoatendimento durante a quarentena

Nesse momento de isolamento social, o importante é não aglomerar. Se você se deslocar até uma loja que você será o único cliente no estabelecimento, a sensação de proteção é maior. 

Imagine poder entrar em um supermercado, escolher as compras, passar no caixa de autoatendimento e ir embora, sem contato verbal e físico com ninguém? Essa é a proposta dos caixas de autoatendimento, que já estão presentes em grandes redes de supermercados.

Mas cuidado com a automatização dos seus serviços. Tirar os atendentes de caixa e substituir por caixas de autoatendimento não é uma opção para a atual situação no Brasil. 64% dos brasileiros não sabem ou não querem mexer na internet segundo uma pesquisa da FGV

Esse dado aponta que, além de muitos brasileiros não saberem mexer com novas tecnologias, grande parte também não quer aprender e prefere os métodos tradicionais.

Como um supermercado atende todas as faixas etárias, gêneros e preferências, automatizar totalmente e abruptamente não é uma opção. Educação é transformação, por isso, começar devagar e mesclar o tradicional com o novo pode ser a solução.

Divulgações impressas podem fomentar suas vendas

Informativos impressos e jornais ainda fazem sucesso entre os consumidores dos supermercados. Promoções da semana, produtos sazonais e comparação de preços podem tranquilamente levar um consumidor até o seu estabelecimento. Quanto mais regrada a periodicidade, mais atrativos e efetivos serão os seus informativos.

Como já citado no texto, pesquisas mostram que uma quantidade significativa de brasileiros não estão adeptos as tecnologias. Em um segmento tão democrático e eclético, manter divulgações online e offline podem contribuir no alcance de todos os públicos.

Não há dono ou dona de casa que não esteja atenta aos preços dos produtos essenciais do dia-a-dia. Ou seja, produtos de limpeza, alimentos e produtos fundamentais podem chamar a atenção quando estampados em cartazes ou informativos junto com seus respectivos preços.

Portanto, os chamados jornais de supermercado ou informativos impressos podem atrair os clientes por meio de promoções e variedade de opções. 

Cartazes e informações expostas nas paredes dos supermercados agilizam e facilitam as compras dentro do estabelecimento.

Supermercados localizados em ruas movimentadas podem atrair clientes que estão passando em frente ao local. Ou seja, cartazes indicando produtos específicos ou promoções é um grande gatilho para atrair clientes que circulam nos entornos do mercado.

A grande demanda de materiais impressos no supermercado resulta na terceirização do serviço, garantindo a agilidade e qualidade da impressão

Para atender o mercado varejista, a Helioprint tem a solução para criar, imprimir e gerenciar os cartazes promocionais dos supermercados. 

O software ByPrice, auxilia no desenvolvimento, distribuição e gestão desses cartazes. O ByPrice possui diversos formatos para os mais variados tipos de exposição dos materiais impressos. Saiba mais clicando aqui!