Que tal se preparar com antecedência para uma das datas mais lucrativas do ano? Saiba como atrair e receber os clientes no seu supermercado no dia dos pais

Promoções, sorteios e propagandas são algumas das estratégias mais comuns para atrair os clientes para o supermercado no Dia dos Pais. Entretanto, saber se utilizar estes recursos da forma correta é essencial. Para ajudar com isso, separamos algumas ideias para ajudar a impulsionar as vendas no mês de agosto. 

Mas antes disso, que tal entender como foi criada esta data tão especial? O Dia dos Pais surgiu no início do século passado, em 1909, e foi inventado por Sonora Louise Smart Dodd, nos EUA. Sonora e seus cinco irmãos haviam sido criados somente pelo pai e, por isso, ela sentia a necessidade de homenageá-lo. Mas a data só chegou ao Brasil em 1953, trazida pelo publicitário Sylvio Bhering, que era diretor do jornal O Globo, para fins comerciais.

Depois de entender um pouco do contexto histórico é hora de nos aprofundarmos nas dicas. Então, separe papel e caneta para as ideias que separamos para te ajudar no seu plano de marketing.

1 - Atenção aos cuidados com a saúde

Mesmo com o avanço da vacinação em diversas cidades brasileiras, ainda estamos em meio a uma pandemia. Se atente às regras vigentes na sua cidade de combate ao Coronavírus antes de elaborar o seu plano de marketing. As medidas estão mudando constantemente, por isso, é bom ficar alerta. 

Disponibilizar álcool em gel, cuidar para o respeito ao distanciamento entre pessoas, higienização constante de objetos, maçanetas e corrimões. E também atentar a população para o uso constante e correto da máscara é fundamental. 

2 - Extensão de horário de atendimento

Bom, este tópico depende quase que exclusivamente do citado acima. Então a ideia aqui é se articular de acordo com as normas vigentes. Se o seu mercado não costuma abrir nos domingos, abra uma exceção aqui. Se não for o dia inteiro pelo menos durante a manhã, acredite já fará diferença. Lembre-se daquela máxima de que o brasileiro sempre deixa as coisas para última hora. E saiba que o cliente vai pensar em você mais para frente quando precisar de algo novamente. 

3 - Ação de vendas

Como dono do seu negócio, provavelmente, já deve ter notado quais os produtos que mais vendem nesta época do ano. Mas se ainda não, essa é a sua chance de descobrir. Procure seus registros e faça propostas de vendas direcionadas para essas mercadorias. 

Por exemplo, se o que mais saiu no ano passado foi vinho tinto, pense em um combo com saca rola, taça e decanter. Muitas pessoas procuram objetividade para entrar em um local para escolher o presente, dê isso a elas. 

4 -  Kits promocionais 

O supermercado pode identificar alguns tipos de pais e montar kits para para esse dia. Itens de cuidados pessoais, canecas, toalhas personalizadas, bebidas, chinelos, ferramentas de churrasco são ótimas opções. Juntando isso com uma embalagem especial fica ainda melhor. As pessoas esperam ideias simples e bem boladas para facilitar a sua compra, por isso aposte nos kits.

5 - Promover nas redes sociais 

Facebook, Instagram, TikTok, etc, são tipos de mídias relativamente baratos e que trazem bons resultados. Nesse sentido, é preciso que as suas ações para o Dia dos Pais sejam divulgadas nesses canais de comunicação. Hoje em dia, não somente os jovens, mas pessoas de outras faixas etárias se interessam pelas redes e saber usar isso a seu favor é essencial.  

6 - Concurso Cultural

Além de ser uma forma divertida para homenagear os pais, gera muito engajamento para as suas plataformas digitais, já citadas acima. O concurso pode ocorrer de diversas formas: através de frases sobre a importância do pai, uma declaração nas redes sociais ou até mesmo um através de vídeo com a interação entre pai e filho. A forma do concurso e o prêmio ficam a seu critério. Neste tópico, uma parceria com algum outro comércio da região como agência de viagens, concessionária, barbearia são interessantes, pense nisso. 

7 - Vale presente para o Dia dos Pais no Supermercado

Assim como tem os empolgados de plantão que já conhecem seus pais e já sabem exatamente o que dar para eles. Existem aqueles que estão perdidos. Deste modo, deixe a disposição e bem sinalizado o vale presente. Lembre o cliente da sua existência e que ele pode ter o valor que o cliente desejar. E que pode ser uma opção para os pais mais exigentes escolherem por si só seus presentes. 

8 - Brindes

Esta é uma forma de atrair mais clientes. Pois o brinde pode contar com a sua logomarca, logo o consumidor divulgará seu estabelecimento onde for. O brinde também pode ser pensado como forma de desconto, por exemplo, nas compras acima de tal valor o cliente ganha "x" por cento de abatimento.

9 - Atendimento ao cliente

Treinar os seus colaboradores para receber os clientes, é um diferencial. Ou seja, disponibilizar um sommelier na área dos vinhos para ajudar os filhos na hora de escolher um vinho que mais agrade o seu pai. Instrua os colaboradores a ajudar os clientes a acharem o presente ideal, às vezes as pessoas precisam de um empurrãozinho. 

10 - Cartazes são sempre uma ótima ideia

É claro que nenhum tópico destes citados acima vai surtir efeito se você não apostar nos cartazes. Gôndolas com os kits promocionais e outras opções de presente devem ficar à disposição do cliente e bem sinalizadas.Eles são essenciais para sinalizar as ofertas dentro da loja. Cartazes bem pensados e sem erros gramaticais são fundamentais para orientar os consumidores dentro do seu negócio.

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Gostou das ideias? Então agora é só aplicar no seu plano de marketing e se preparar para as vendas. Feliz Dia dos Pais adiantado e boas vendas no seu supermercado!