Fato: é impossível um escritório de engenharia ou arquitetura sobreviver sem plotar projetos.

A plotagem de plantas e projetos arquitetônicos é a alma do negócio da engenharia, e no dia a dia de trabalho serve para orientar desde engenheiros até pedreiros na construção, e também para aprovação e regularização de imóveis e projetos de decoração e ambientação. Por se tratar de uma atividade rotineira e com bastante volume, muitos escritórios acabam terceirizando este serviço ao invés de comprar um equipamento próprio. Mas por que isto acontece?
  1. Falta de tempo: Diretores acham que o processo de compra e aprendizado da plotter tomará muito tempo ou atrapalhará o andamento dos projetos atuais.
  2. Falta de conhecimento: Alguns escritórios seguem modelos adotados por parceiros ou até mesmo concorrentes. Fique atento: cada empresa tem sua própria demanda e conhece seu dia a dia. O que pode ser bom para uns pode ser péssimo para outros.
  3. Falta de vontade: Com certeza é o pior dos motivos. Há muita gente que tem preguiça assumir a responsabilidade da compra de tintas e papéis, e para passar essa obrigação adiante acaba terceirizando as plotagens.
Você acha que algum destes três fatores acontece na sua empresa ou está em dúvida sobre o processo de plotagem atual? Não se preocupe. Neste artigo vamos falar sobre algumas vantagens e desvantagens de comprar uma plotter para a área da engenharia e arquitetura. Também vamos ver em quais circunstâncias uma empresa perde ou ganha dinheiro ao terceirizar as plotagens dos projetos.

Existe um fator com maior peso na hora da decisão?

Sim. O aspecto mais importante na hora de saber se você deve comprar ou terceirizar é o volume de impressão. Quanto maior for o volume de impressão da sua empresa, mais dinheiro você economiza comprando as plotters. E atenção: Essa dica vale para qualquer empresa da área, seja um escritório de engenharia, arquitetura, design ou qualquer outro que precise de qualidade de impressão em grandes formatos. impressão CAD para engenharia e arquitetura

Quais as vantagens de fazer a plotagem de plantas e plantas dentro do meu escritório?

A maior vantagem é a diminuição dos custos. Quando você envia seus projetos para um impressor terceirizado, ele aplica a margem de lucro sobre o custo de impressão do trabalho somado a outras despesas, formando o preço final. Por outro lado: Se você comprar suas próprias impressoras para realizar as plotagens das plantas, projetos e outras demandas do dia a dia, o seu custo com essas impressões pode diminuir consideravelmente. Isto acontece porque você vai deixar estes custos extras de lado. No fim das contas: O seu custo real por impressão será muito mais barato. Outra vantagem que é: Autonomia e agilidade. Quando você depende de uma empresa para plotar suas plantas e projetos arquitetônicos, você perde toda a agilidade e também o controle sobre o seu trabalho. Caso haja algum imprevisto ou algum prazo super apertado, você pode ficar de mãos atadas perante a situação. Ninguém gosta de depender dos outros para fazer seu trabalho, não é? Já com uma plotter, toda a demanda de plotagem fica à sua disposição. Quer fazer uma impressão? Surgiu um imprevisto? Você tem a máquina pronta e na hora que precisar.

Quando é melhor terceirizar plotagem de plantas e projetos?

Normalmente se torna mais econômico terceirizar as plotagens onde o volume de impressão é muito baixo. O motivo é simples: Ao adquirir um equipamento plotter para imprimir os trabalhos do dia a dia, você também terá que assumir os custos de manutenção, compra de tinta e papéis. É exatamente essa "mão de obra" atrelada que pode fazer você perder mais dinheiro do que economiza, mesmo que indiretamente.

Quer ter certeza se vale a pena terceirizar as plotagens na sua empresa? Utilize nossa ferramente gratuita

Preparamos um ferramenta gratuita para você descobrir se pode economizar dinheiro ao comprar ou terceirizar suas plotagens na área de engenharia. Nessa ferramenta você seleciona algumas opções, como por exemplo o a quantidade de impressões de traços e linhas ou renderizações que você faz por mês. É um teste simples e rápido, você só precisa dar alguns cliques e pronto. Vale a pena terceirizar plotagens