Data comemorativa é sempre uma oportunidade para dar aquela aquecida nas vendas. A Páscoa, por exemplo, movimenta redes varejistas em todo o Brasil devido ao aumento na procura por produtos temáticos, como o ovo de chocolate

O feriado de Páscoa ajuda a aumentar as vendas no supermercado. Mas não é só com a Páscoa não! Datas comemorativas, como por exemplo, Dia das Mães e Natal, geralmente costumam trazer bons frutos para o setor varejista. 📈

Neste ano não vai ser diferente. O feriado mais próximo é a Páscoa. E se você é proprietário, gerente ou administrador de alguma rede supermercadista, se liga nas dicas que daremos a seguir. Se gostar do artigo, compartilhe com outras pessoas.

Você verá aqui:

  • Páscoa no supermercado é uma oportunidade;
  • Estratégias para vender mais;
  • E a razão de investir na personalização de ambientes.

Páscoa no supermercado: uma oportunidade

Anualmente, a Páscoa representa uma parcela significativa no montante anual das vendas nas redes varejistas. Se falarmos em produtos, como por exemplo, barras de chocolate e ovos de Páscoa, o montante vendido neste período chega a quase 20% “das vendas de chocolates no ano”.

Não é difícil imaginar o quanto esse feriado representa uma oportunidade para o varejo como um todo. Não por acaso, as lojas começam a se preparar bem antes para ele, seja modificando os layouts das gôndolas, comprando estoque ou contratando pessoal.

Breve história da Páscoa

Mas qual seria a origem da Páscoa? A história deste feriado tem na religião cristã e, mais remotamente, na tradição judaica, a resposta. Séculos antes de Cristo, os judeus instituíram o Pessach para lembrar a libertação do Egito, que teria sido liderada por Moisés. Desse feriado surgiu, tempos depois, a Páscoa. Os primeiros cristãos celebravam a Páscoa (ou Pessach) com outro significado: lembrar Jesus - ou seja, que também representaria uma libertação.

5 dicas para aumentar as vendas no supermercado

Agora que sabemos a origem da Páscoa e como ela é importante para o varejo, vamos às dicas para você acelerar as vendas aí no seu comércio com força total. Preparado? 🧐

1. “Prepare” o ambiente 

Antes de mais nada: sua loja (ou parte dela) precisa “se vestir” de Páscoa. Você pode mexer na decoração e deixar aquele espaço totalmente personalizado. Use adereços que remetam ao feriado. Um supermercado em São Paulo, em parceria com a Nestlé, instalou uma parreira interativa que fez sucesso com os clientes. Mas, será que dá pra fazer isso aí?

Esse “preparo” do ambiente também pode incluir produtos interativos. A Lacta costuma apostar em realidade aumentada para surpreender os clientes. Em anos anteriores - e esse ano deve se repetir - caso o cliente tenha o app da empresa instalado no celular, ovos de Páscoa, pacotes de Bis e barras Lacta viram um “passaporte” para um mundo cheio de coelhinhos animados. Basta apontar o celular para a mercadoria que a mágica acontece.

2. Cross-merchandising

Outra estratégia é usar o cross-merchandising. Mas o que isso significa? É quando o supermercado dispõe, lado a lado, produtos de categorias diferentes, mas que para o  cliente tem uma associação direta. O exemplo mais comum é o da massa de tomate que combina com o macarrão e o queijo ralado. Todos têm relação com a macarronada!

Aqui, o cross pode combinar produtos que também são muito vendidos no período, entre eles, bacalhau, azeitona, batata e azeite… ingredientes da bacalhoada de Páscoa

3. Promoções em dias de menor movimento

Nos dias de menor movimento, não deixe de fazer promoções! Colocar produtos essenciais em promoção, como carne (açougue), frutas (hortifruti) e pão (padaria), ajuda a atrair o cliente para a loja. Uma vez dentro do mercado, você oferece a ele novas possibilidades de compras, incluindo os itens relacionados à Páscoa

Mas não precisa focar só na venda daquilo que está relacionado com o feriado. Digamos que seu freguês só queira ir à padaria. Ali, lembre a ele que os frios estão com um preço bem “em conta”, e que se ele levar 2 leites, o terceiro terá um baita desconto. O importante é convencê-lo (ou pelo menos tentar!) a levar um segundo produto.

4. Não esqueça do preço

Tudo no mercado precisa estar com preço. Dificilmente o cliente leva pra casa algo que está na prateleira sem preço. Mas a forma como você vai precificá-lo pode variar bastante. Inclusive, é indicado que você utilize técnicas para isso. Uma delas é o preço psicológico.

Quem nunca se perguntou por que os preços terminam em 99? Por exemplo: R$ 27,99. Essa é uma das estratégias mais usadas para vender mais. Principalmente no varejo. Diminuir um centavo de um preço arredondado causa a sensação de que um produto está mais barato. E o marketing explora este efeito psicológico do preço há anos. 

Mas por que isso acontece? Embora seja óbvio que um centavo não represente uma grande economia na compra, nosso cérebro está “acostumado” a prestar menos atenção nos centavos e dar mais prioridade ao número da esquerda.

Ou seja: quando o consumidor vê o preço R$ 99,99, o cérebro dele está predisposto a entender “99”, ao invés de “100”. Além disso, a redução no preço traz a sensação de desconto e minimiza o sentimento de “culpa” dos consumidores. Saiba mais aqui.

5. Marque presença no online

Todas essas dicas serão melhor aproveitadas se o seu estabelecimento tiver presença online: Facebook, Instagram, Twitter. Use essas mídias sociais para compartilhar fotos das gôndolas arrumadas, dos cartazes de promoções, e dos produtos que acabaram de chegar.

Crie no consumidor um senso de urgência: “Os ovos da Nestlé acabaram de chegar. Corre para garantir o seu!” Ou de empatia: “Quando sair do trabalho, não esqueça de passar aqui. Estamos com promoções especiais para a Páscoa. É chocolate que não acaba mais =)”. 

Lembre: rede social é interação. Não deixe ninguém sem resposta.

BÔNUS: Páscoa e os cuidados com higienização no supermercado

Em tempos de pandemia, nunca é demais lembrar alguns cuidados com higiene. Se puder, mantenha portas e janelas abertas - mesmo com o ar-condicionado ligado. Os carrinhos também devem ser higienizados com frequência. Outra coisa: evite degustações, pois, além de gerarem aglomerações, faz com que as pessoas tenham de tirar a máscara.