Informações online protegidas, equipamentos atualizados e calibrados, previamente escolhidos para a sua empresa. Descubra as vantagens do outsourcing de TI e como ele pode trazer segurança para o seu negócio. Confira:

O outsourcing de TI é um serviço que está em alta no mercado. Ele é procurado, principalmente, por empresas que desejam terceirizar essa responsabilidade para profissionais que realmente entendem da demanda. Assim, podem se concentrar no core business, ou seja, as atividades centrais da empresa. 

Mas o que significa optar pelo outsourcing de TI? Consiste na contratação de uma empresa que se responsabiliza pelo fornecimento de itens como: recursos de impressão, soluções em gestão de TI e locação de equipamentos. Além do suporte técnico e manutenção dos mesmos. O serviço independe do tamanho do seu negócio, podendo ser adaptado conforme a necessidade. 

Tipos de outsourcing de TI

Primeiramente, antes de contratar uma terceirizada, é importante definir os três tipos de outsourcing de TI disponíveis e suas vantagens:

Offshore 

É a prestação deste serviço para um país estrangeiro, oferecendo redução de custos como principal vantagem. Entretanto, a comunicação entre as empresas pode ser complicada já que muitas vezes falam idiomas diferentes. Mas, em contrapartida, há menos burocracias e regulamentações para cumprir.

Nearshore 

É a terceirização dos serviços de TI em países vizinhos geograficamente e culturalmente. Algumas das vantagens são: menos diferença de fuso horário. Mão de obra mais barata comparada ao modelo onshore em câmbios favoráveis. Profissionais especializados. Poucas divergências culturais. Viagens são mais possíveis e baratas.

Onshore 

Terceirização no mesmo país da empresa, sendo remoto ou no local. Neste caso, não existem barreiras de espaço entre o contratante e o contratado. Além disso, não existem dificuldades culturais ou de fuso horário. Podemos destacar vantagens como proximidade para resolver problemas. Equipe mais acessível. Comunicação mais eficiente.

Cada um dos tipos possui suas vantagens e possibilidades. Entretanto, se você busca por agilidade, custo-benefício e proximidade, os modelos nearshore e onshore são os mais indicados.

Outras características do outsourcing de TI

Agora que você conheceu os  três tipos de outsourcing de TI disponíveis, é hora de entender as suas vantagens:

1 - Qualidade no outsourcing de TI

O motivo principal da terceirização é transferir para um especialista uma função na qual a sua empresa não é detentora deste conhecimento em específico, certo?! Pois bem, as empresas de outsourcing de TI são especializadas nos mais variados desafios dessa área. Portanto, você não irá mais se preocupar com problemas relacionados ao parque de equipamentos contratado. Tudo é firmado por contrato e definido previamente entre as empresas. Sendo assim, quando você opta pelo outsourcing de TI, investirá na qualidade do serviço prestado.

2 - Redução de custos

Já falamos muitas vezes aqui no Blog da Helioprint sobre esta vantagem, pois ela é muito considerável. Os custos de contratação de um outsourcing de TI são mais baixos do que montar uma equipe de TI própria. Sua empresa pagará um custo fixo mensal pelo serviço contratado, e contará com todos os recursos humanos e tecnológicos necessários para o melhor desenvolvimento das tarefas. Além disso, você receberá sempre os melhores equipamentos, atualizados e com softwares de qualidade. Se algo quebrar ou parar de funcionar é substituído e sua produção não precisa parar.

3 - Planejamento assertivo

Como já citamos acima, todas as diretrizes do contrato são formuladas para melhor atender a empresa contratante. Por isso, antes de tudo é feito um estudo para relacionar tudo o que a sua empresa precisa para funcionar eficientemente. Empresas especialistas em outsourcing de TI entendem perfeitamente o escopo do trabalho a ser realizado, com foco na produtividade e nos resultados.

4 - Foco no core business da sua empresa

Se você não precisa desdobrar seus colaboradores e a sua empresa para funções atípicas. Como controle do parque de TI e afins, poderá se dedicar ao que realmente importa. O core business, ou seja, as atividades centrais da sua empresa. 

5 - Sua empresa é o foco principal

As soluções são pensadas e executadas para otimizar as tarefas diárias da sua empresa. Tudo isso para facilitar a rotina de trabalho e alcançar a maior produtividade. O trabalho de outsourcing de TI tem foco nos usuários.

6 - Segurança

Ao optar por uma empresa especializada no outsourcing de TI, você garante segurança cibernética. Como já falamos no início do artigo, essa é uma das maiores preocupações atuais da era digital. Investir em segurança é não se preocupar com possíveis invasões e roubo de informações corporativas. 

7 - Serviço sob demanda

Você paga exatamente pelo que você precisa para atender a demanda da sua empresa. Ou seja, a contratada vai resolver exatamente a sua necessidade corporativa.

8 - Suporte especializado

Essa é outra vantagem que estamos sempre citando aqui no Blog. Não precisar se preocupar com possíveis problemas com equipamentos tecnológicos, já deve ser um grande peso saindo dos seus ombros. A impressora ficou sem tinta, o suporte vai resolver. O notebook ou tablet quebrou, o contratante vai arrumar ou substituir o aparelho. E por aí vai!

9 - Retorno de Investimento e precisão no cálculo (ROI) 

As soluções contratadas estarão alinhadas com o foco e os objetivos da empresa, alinhando a TI às metas do negócio. O outsourcing de TI permitirá mais informações para a tomada de decisões assertivas e apoiará toda a gestão, agregando valor e influenciando nos resultados. Além disso, existe a facilidade no cálculo do ROI, afinal é um serviço com previsibilidade de custos, inovações mais rápidas e gestão mais eficiente.

10 - Garantia  no outsourcing de TI

O contrato assinado entre a prestadora de serviços e a sua empresa garante o cumprimento de todas as soluções contratadas, e isso significa que tudo o que está estabelecido no documento deverá ser cumprido à risca. Por isso, se preocupar com a elaboração e cláusulas desde o início é fundamental. Veja como neste artigo.

É por causa de todos esses motivos listados acima, que o outsourcing de TI ajuda a manter sua empresa segura. Mas se você ainda está em dúvida sobre este serviço, conte com a opinião de quem está há mais tempo no mercado. A Helioprint já se dedica a soluções em outsourcing há mais de quatro décadas. Sendo assim, se você optar por contratar um serviço de outsourcing de impressão ou locação de notebooks e outros equipamentos tecnológicos, fale com a especialista no assunto!

Fique ligado aqui no Blog da Helioprint para conferir mais dicas como essas. Até a próxima!