O cliente está online. Por isso, aprimorar cada vez mais as estratégias de marketing digital no varejo é fundamental. Ações de posicionamento, identidade visual, divulgação e investimentos em boas plataformas. Saiba como se destacar para o consumidor:

Uma estratégia de marketing digital no varejo compreende várias ações e objetivos. Muito mais do que pensar em formas de posicionamento de marca ou divulgação, é preciso investir em plataformas de qualidade. Também é necessário produzir conteúdo inteligente e fortalecer o engajamento por interações e publicidade nas redes sociais. 

Mas como fazer isso tudo e garantir que o seu estabelecimento se posicione do jeito certo online? É sobre isso que vamos falar agora aqui no Blog da Helioprint, fique com a gente e boa leitura!

Influência do marketing digital no varejo

O consumidor está online! De acordo com algumas pesquisas, o Brasil é o terceiro país do mundo que mais usa redes sociais. Os dados apontaram que os brasileiros passam em média 3h42min conectados. Outro dado importante, mas desta vez de um levantamento da State Of Search Brasil, mostra que a maioria dos consumidores costumam dar um 'Google' antes da compra. Seja para consumir em lojas online ou físicas. 

Cada vez mais redes de supermercado entendem que devem atrair seus clientes muito antes de eles saírem de casa. Por isso, investem cada vez mais em aplicativos, promoções virtuais e lojas online. Mas é importante entender que estar no mundo digital não significa, obrigatoriamente, abrir uma loja digital. Mas sim, ter um site, um blog, perfil nas redes sociais e assim por diante.

Quais são as mídias mais utilizadas no varejo físico?

Segundo uma pesquisa da IDC, mais de 80% dos varejistas utilizam Facebook e Instagram para fortalecer as suas vendas. As duas redes contam com uma quantidade imensa de usuários e tem grande apelo visual. Tanto no Instagram quanto no Facebook é possível criar imagens, vídeos curtos, stories e outros formatos diferenciados.

Além disso, investir em e-mails marketing ou mensagens no WhatsApp com as promoções da semana. Pode ajudar ainda mais na divulgação do seu estabelecimento. Afinal, segundo a Mobile Time, 95% dos usuários de smartphones têm o aplicativo de mensagem instalado.

Entretanto, segundo a Social Media Trends 2019, muitos supermercados possuem um site ou página em alguma mídia social que é iniciado, mas não continuado. Veja as razões:

  • 25% por falta de conhecimento ao gerenciar mídias sociais;
  • 17,9% por falta de tempo;
  • 3,6% não enxergam os resultados;
  • 17,9% por falta de equipe para administrar essas páginas;
  • 14,3% por não considerar importante;
  • 21,4% por outros motivos.

Você reconhece alguma dessas razões para ainda não ter mídias sociais do seu estabelecimento?! Pois saiba que estar presente no mundo digital aumenta a atração e a fidelização de clientes. Ainda mais, se você contar com uma estratégia de social media bem executada e elaborada.

Publicações no Instagram

Embora sejam parecidos, o Instagram e o Facebook atingem públicos distintos. Famoso por suas fotos atrativas, o Instagram pode ser um grande aliado para atrair clientes pelo olhar. Fotos bem produzidas, chamativas e com uma boa legenda de apoio pode encantar os seus clientes e impulsionar as vendas

Outra ferramenta importante para o seu negócio são os stories, vídeos curtos que permanecem na plataforma por 24h. Segundo uma pesquisa do Instagram Brasil, 58% das pessoas preferem ver eles do que o feed. Assim, o supermercado pode mostrar produtos na promoção em tempo real, tirar as dúvidas dos seus clientes, fazer pesquisas por meio de enquetes e muito mais. Lembrando que o Instagram possui usuários com uma média de idade de aproximadamente 25 a 35 anos.

Anúncios digitais, qual a relevância?

Uma das grandes vantagens das redes sociais, é que elas são ferramentas gratuitas. Entretanto, é possível ir além e alcançar melhores resultados usando a mídia paga. Todas as redes sociais permitem que você crie anúncios sobre seu supermercado e ofereça produtos para seu público-alvo. Esses anúncios são sempre personalizados e podem ser direcionados apenas para públicos específicos que atendem a determinadas características.

O Facebook e o Instagram permitem que você crie anúncios dentro do Facebook Ads. Lá é possível elaborar, veicular e monitorar diversos resultados, bem como o retorno do seu investimento. Outra mídia paga é o Google Ads, que veicula anúncios nas páginas de resultados de pesquisa em milhares de sites parceiros

Entendemos que essa parte pode ser mais complicada para quem não tem experiência. Afinal, é preciso delinear toda uma estratégia de tráfego pago, com critério e técnicas. Por isso é preciso contar com um profissional para te auxiliar nesta parte. Juntando a sua experiência e conhecimento do seu negócio com a expertise de um social mídia, não tem como dar errado.

Por que usar anúncios geolocalizados para negócios locais?

Falando em tráfego pago, dentro dessa forma de anunciar, existem os anúncios geolocalizados, que levam o conteúdo de forma direcionada ao público. Eles são capazes de alcançar o cliente no momento e local certos.

O marketing geolocalizado é uma forma de anúncios que utiliza a localização do consumidor para melhorar os resultados da publicidade e concretizar a ação, convertendo em vendas. Isso se dá por meio do GPS do celular ou do endereço IP do computador do usuário. Quando os clientes transmitem informações sobre o comportamento de compra e seus interesses nos mais diversos tipos de produtos e serviços.

Mas por que vale a pena investir em anúncios geolocalizados? Bom, diferentemente das outras formas de tráfego pago, que chegam de forma aleatória no consumidor, essa transmite a sua oferta quando ele está perto do seu estabelecimento, por exemplo.

Sendo assim, o foco é definido e voltado completamente para o público em questão, sem desperdícios de recursos.

Das redes para as prateleiras

É indiscutível a relevância das ações de marketing digital no seu varejo. Mas após atrair os clientes para o seu estabelecimento é preciso continuar o guiando para enfim concluir a compra. E para isso nada melhor do que investir em cartazes promocionais de qualidade.

Já falamos aqui no Blog sobre a tecnologia By Price que auxilia no desenvolvimento, distribuição e gestão desses cartazes. Ele possui diversos formatos para os mais variados tipos de exposição dos materiais impressos. Entre em contato com um dos nossos especialistas e saiba mais sobre essa solução para o seu estabelecimento. Até a próxima!