Neste nosso mundo do varejo, você já deve ter ouvido falar no conceito de Loja Perfeita. Trata-se de um objetivo comum das vendas e da indústria.

"Loja perfeita" é um conceito muito complexo, e é claro que não existe um modelo único, uma receita mágica. O que existem são 4 pilares fundamentais que orientam a jornada de compra e, se seguidos, irão otimizar suas vendas. Somente depois de estruturar esses 4 pilares uma empresa pode começar a pensar em atingir a excelência. E não se trata de executar tudo de uma forma impecável, e sim de saber em que posição você está e onde quer chegar. Na prática, consegue-se isso fazendo as perguntas certas. Para construir a loja perfeita, é preciso entender as necessidades dos compradores. Entenda, desde o início, que essa "perfeição" está em constante transformação!
A loja perfeita é aquela que conquistou seus compradores. Para isso, a experiência de compra deve sempre se adaptar aos seus desejos.
Mas afinal, quais são estes pilares e qual é o caminho para atrair os shoppers?

Os 4 pilares da jornada de compra

O gatilho para atrair o shopper são os pilares de trade marketing. Eles dependem da sua estratégia, mas existem aspectos básicos que devem ser observados. Esses 4 pilares são o melhor caminho para conquistar a loja perfeita. O acompanhamento constante de cada aspecto fará com que as suas ações no ponto de venda gerem sempre os melhores resultados possíveis.
  • Preço: o produto está bem precificado? Está etiquetado? Está dentro da faixa de negociação? Está de acordo com o esperado?
  • Presença: a disponibilidade é suficiente? O mix no ponto natural é satisfatório? O merchandising está sendo bem executado?
  • Ponto extra: existem ativações da marca? Há quantos espaços fora do ponto natural? São necessários espaços adicionais do PDV?
  • Share de gôndola: qual é a participação do SKU na categoria? Qual é o espaço que ele ocupa na gôndola? E qual é a participação no mercado?

Com a base pronta, construa a loja perfeita!

Os pilares acima ajudam o varejista a promover serviços de alto nível, mas para isso é preciso medir o desempenho dos estabelecimentos. Feita esta análise, seu trabalho continua com novas ações. Inclusive, é importante sempre lembrar que os hábitos dos consumidores estão sempre mudando. Neste cenário, é preciso estar atento a outros fatores para garantir uma boa performance da loja.

Identifique os padrões de compra

Entender o caminho percorrido pelos compradores tem sido uma tarefa cada vez mais difícil. Não existe mais uma jornada simples, com a pesquisa e compra. Isso dificulta as decisões do varejista, mas ao mesmo tempo cria oportunidades. É possível monitorar quantidade de pessoas, horários, zonas quentes e frias, ticket médio e compras associadas, entre outros fatores. E, claro, planejar de acordo com os dados obtidos.
Metade dos varejistas ainda não consegue prever o comportamento de compra dos consumidores, pois não dispõe das ferramentas adequadas.
Por outro lado, a outra metade já obtém dados importantes e utiliza métricas adequadas para avaliar a eficácia de promoções e taxas de conversão, por exemplo. E tudo isso pra quê? Para avaliar com acurácia as relações custo x benefício e entregar aos consumidores experiências personalizadas. E ao final do dia, aumentando o volume das vendas.

Não deixe faltar nenhum produto

"Tem, mas tá em falta" é uma frase que só deve ser dita como piada. A disponibilidade de mercadorias pode fazer você se destacar da concorrência.
O consumidor demanda rapidez, e não vai pensar duas vezes antes de procurar outro estabelecimento se não encontrar o que procura.
Por isso, gerencie bem o seu estoque. Esteja entre os 40% dos varejistas que gerenciam a rotatividade do estoque, para não perder oportunidades. Consumidor satisfeito é aquele que encontra o produto certo no ato. E para que isso aconteça, seu estoque também precisa ser "transparente". Promova a sua visibilidade para toda a empresa. Afinal, a loja perfeita deve ser perfeita também para quem trabalha nela.

Engaje seus colaboradores

Seus ativos mais valiosos são seus funcionários. Por isso é importante valorizá-los e motivá-los. E como fazer isso? Com, a palavra da moda: empoderamento!
Estimule seus colaboradores a assumirem suas responsabilidades e dê a eles poder de decisão para questões que não necessitam de supervisão.
Por exemplo: permita que ofereçam ajuda e orientação para os clientes e cuidem para que filas não fiquem muito longas. São atitudes muito simples, mas muito poderosas! Enquanto você se ocupa das tarefas operacionais, muitos deles estão na linha de frente, em contato com os clientes. Por isso, o engajamento dos funcionários é tão importante quanto o dos consumidores para que a experiência de compra se destaque. E tudo isso também pode ser analisado e planejado. Leve em consideração fatores como taxa de engajamento, turnos de trabalho e relação entre custo e vendas. Só depois estimule o funcionário a prosperar.

Em uma loja perfeita, cada detalhe conta

Reparou como o desempenho de uma loja depende de múltiplos fatores? Chamamos isso de "abordagem holística". Nela, tudo é importante e tudo se relaciona.
Todos os níveis de negócio influenciam nos resultados. Cada pequena atitude ou mudança tem impacto amplificado, positivo ou negativo.
Por isso é tão importante contar com todo tipo de ferramenta que possa ajudar, tanto nas análises quanto na implementação de soluções. Por exemplo: você já pensou que é possível aprimorar a eficácia operacional das impressões? Você pode ter controle de todo o processo de impressão de suas lojas, avaliando custos, gargalos e identificando pontos que podem ser otimizados. Sim, até neste detalhe é possível modernizar as suas operações. É um bom começo na sua busca pela loja perfeita, e pode servir de teste para avaliar a economia proporcionada. Peça agora uma avaliação. Mas primeiro, coloque-se no papel de cliente e informe-se aqui! ebook máquina de vendas supermercado