A inovação tem o poder de mudar o rumo dos seus negócios. E às vezes, ideias simples funcionam melhor do que aquelas “super elaboradas”. Quer apostar?
Neste ano de 2021 temos de jogar pesado no quesito inovações para supermercados. O momento é de recuperar eventuais perdas do ano anterior e, claro, ampliar horizontes.
Uma das formas de concretizar isso é aplicar ideias inovadoras em seu supermercado. Mas já pode desfazer aquele conceito de que “pra ser inovador tem que ser complicado”.
Nada disso! As ideias mais simples e que são facilmente aplicáveis a qualquer varejo, geralmente, são as que têm uma melhor efetividade. Ser inovador é ser prático e ponto! Não precisa “desenvolver” um foguete para ampliar as vendas. Com as dicas que daremos a seguir, muito provavelmente você conseguirá ver melhores resultados aí na sua loja.
Você verá aqui:
- Inovações para supermercados: o momento é agora!
- Dicas de como inovar - sem complicação;
- Por que a automação é a “cereja do bolo”?
O momento de inovar é agora
Se tem um momento em que a inovação será determinante para a sobrevivência e crescimento dos negócios, esse momento é agora. Recuperar as possíveis perdas de 2020 e conquistar novos clientes é o desafio que o cenário atual coloca ao empreendedor brasileiro. Repare que a meta não é só “sobreviver”, mas reagir e crescer!
Para ajudar nesse processo, elaboramos uma lista com 5 ideias essenciais que podem ser trabalhadas aí na sua loja de varejo. São inovações perfeitamente executáveis.
1. Integração do offline com o online
O mundo está cada vez mais digital. Aquele pensamento de que a quitanda ou a mercearia poderia viver sem ter presença online (por exemplo, Facebook, Instagram, Twitter, etc.) já foi superado.
Hoje em dia, do pequeno sacolão do bairro, à grande rede de supermercado, todos estão online. O grande desafio é fazer uma integração entre o offline (ambiente físico) e o online (ambiente virtual). Não basta estar na web: é preciso gerar retorno financeiro com aquilo.
Mas como fazer essa integração? É mais simples do que você imagina. Digamos que você vai colocar um cartaz bem bonito anunciando a promoção de carnes. Esse mesmo cartaz pode ser fotografado junto do produto e ir direto para as redes sociais. 📷
Se for no Instagram, por exemplo, basta uma foto e uma boa legenda falando sobre as vantagens da promoção. Se for no Facebook, cada foto pode ter a logomarca do supermercado - e na legenda você coloca as informações (também sobre a promoção).
Não esqueça de responder todas as pessoas que colocarem perguntas no post. Elas são clientes em potencial. Por exemplo, caso trabalhe com entregas, deixe isso claro na postagem.
2. A prática do overdelivering
Overdelivering é entregar além do que aquilo que o cliente estava esperando. É surpreender e encantar. Como isso pode ser feito? De diversas maneiras. Veja:
- Um cupom entregue para garantir desconto na próxima compra;
- A entrega que é feita antes do prazo estipulado - a pessoa achava que iria aguardar mais de uma hora pelas compras, mas em 40 minutos tudo foi entregue;
- Brinde também encanta. Pode ser aqueles imãs de geladeira, calendários, por exemplo. Isso mexe com a percepção de satisfação da pessoa em relação à sua empresa;
- Até a limpeza do ambiente pode levar o consumidor a ficar positivamente surpreso com o seu supermercado. A gentileza dos colaboradores também entra nessa conta.
3. Personalização de ambientes
Outra ideia de inovações para supermercados - se você ainda não faz isso aí - é apostar na personalização dos ambientes. Dá pra fazer isso de duas formas: por exemplo, em datas comemorativas e por setores.
Aproveitando as datas comemorativas:
Acabamos de comemorar a Páscoa. Em datas assim dá pra fazer muita coisa. O importante é mexer na decoração e deixar aquele espaço 100% personalizado. Usar adereços que remetam ao feriado é uma dica que nunca falha. No Dia das Mães, que vem por aí, dá pra apostar nos corações, arranjos florais, enfim, tudo aquilo que remete à maternidade.
Esse “preparo” do ambiente também pode incluir produtos interativos. Algumas marcas costumam oferecer produtos com realidade aumentada em datas especiais. Vale a pena consultar seus fornecedores pra ver o que eles podem te oferecer nesse sentido.
Decoração por setor:
Outra estratégia tem a ver com a ambientação de determinados setores. A ideia é pegar um lugar que seria “apenas mais um”, e torná-lo totalmente diferente, personalizado, passando uma mensagem única ao cliente.
Na sessão das frutas, legumes e verduras, você pode deixá-las expostas em caixotes de madeira, rústicos, ou seja, dando a impressão de que acabaram de chegar da fazenda. Somado ao cheiro natural desses alimentos, o cérebro do consumidor acaba associando aqueles itens a algo natural, saudável e fresco: direto do campo para a sua mesa.
4. Marketing sensorial: que cheirinho de pão
Já reparou que, quanto mais nos aproximamos da padaria, mais sentimos aquele cheirinho irresistível de pão fresquinho? Pois saiba que, em muitos casos, é cheiro de pão mesmo.
Em outros, trata-se de aroma artificial. O objetivo é atrair o cliente pelo olfato. Essa técnica é muito estudada pelos profissionais do marketing sensorial - área do conhecimento que busca maneiras de estimular, para o consumo, os sentidos humanos.
Somos estimulados por coisas que aguçam nossos sentidos. Portanto, aproveitar esse mecanismo natural do corpo humano é um recurso que ajuda a vender mais.
5. Automação de processos
Finalmente, outra inovação que vai ajudá-lo é a automação de processos. Talvez um dos principais deles dentro de um supermercado é a produção de cartazes. Feitos de maneira manual, além de levarem mais tempo para a produção, ainda há o fator “falha humana”.
O ByPrice é um sistema que nasceu para revolucionar o processo de cartalização das lojas, criando um conceito único de cartazista eletrônico 100% digital e customizável. Não é necessário nenhum tipo de qualificação específica para gerenciar e distribuir suas campanhas e promoções. Tudo é muito fácil, rápido e sem complicação.
Para facilitar ainda mais o processo, o software está 100% disponibilizado em nuvem. Ou seja, o que facilita o tráfego dos cartazes e dispensa a instalação no computador. Os cartazes são gerados em alta definição, e vão direto para sua impressora.
Inovações para supermercados: validar e testar
Quando falamos em varejo não há “fórmulas mágicas”. Uma solução aplicada num local pode ter um excelente resultado e superar expectativas… Mas a mesma solução, aplicada em outra região, pode não funcionar. Por isso, é preciso testar, validar! Veja qual dessas inovações elencadas seria a melhor para a sua empresa e mãos à obra!