Em todo o mundo, investidores estão priorizando empresas com responsabilidade social e ambiental. Mas, a certificação ESG vai muito além disso, e tem se tornado muito cobiçada no mundo corporativo.

Existe uma sigla com três letras que pode significar muito para a sua empresa: já ouviu falar em certificação ESG? Essa prática não é nova, mas tem se tornado muito importante para o mundo corporativo nos últimos anos. Isso porque a preocupação ambiental tem movimentado muito o mercado global.

No Brasil, o ESG passou a ser mais disseminado a partir de 2020. A busca por este termo triplicou no país entre 2021 e 2022, segundo levantamento do Google Trends. Além disso, o Brasil foi a nação latino-americana que mais pesquisou pela sigla neste período.

O selo ESG é concedido para empresas que cuidam do meio ambiente, da governança corporativa e que têm responsabilidade social. É sobre esta certificação que vamos falar agora aqui no Blog da Helioprint. Fique com a gente e boa leitura!

O que é o selo ESG?

Primeiramente, vamos entender o que diz a sigla. Em inglês, ESG significa: Environmental, Social and Governance. Ou seja, a tradução para o português é: ASG - Ambiental, Social e Governança. O selo estabelece, dentro de cada um desses temas, critérios de análise para verificar se uma empresa segue ou não as práticas recomendadas:

Ambiental 

Corresponde às ações que a empresa toma para proteger a natureza. Como, por exemplo, redução na emissão de gases, gestão de resíduos, reaproveitamento de energia, renovação dos recursos naturais e assim por diante;

Social 

Como o nome já diz, trata da responsabilidade social da empresa e de suas iniciativas para impactar positivamente a comunidade onde está inserida, além de promover diversidade e inclusão no ambiente de trabalho, proteger os direitos humanos e cumprir as obrigações trabalhistas;

Governança 

E por fim, temos a governança que esta diretamente ligada à ética da empresa. Ela engloba a conduta corporativa, as práticas anticorrupção, o papel das investigações e auditorias internas e o próprio cumprimento dos princípios ambientais e sociais que completam a sigla ESG.

Esses critérios avaliam a forma como a empresa lida com questões como mudanças climáticas, gestão de resíduos, direitos humanos, diversidade e inclusão, ética nos negócios, transparência nas operações e outras práticas relacionadas ao desempenho ambiental, social e de governança da empresa.

Quais são as certificações ESG?

Existem várias que as empresas podem buscar os selos, mas tudo vai depender dos objetivos específicos da empresa e das demandas do mercado. Dentre as certificações, por exemplo, podemos destacar:

ISO 14001 

Em primeiro lugar, temos esta norma internacional que estabelece padrões para a gestão ambiental de uma organização. Ela é voltada para a redução do impacto ambiental da empresa e a melhoria contínua de suas práticas.

SA8000 

É uma norma internacional que estabelece padrões para as condições de trabalho nas empresas. Ela se concentra em questões como trabalho infantil, trabalho forçado, saúde e segurança ocupacional, liberdade de associação e direito à negociação coletiva.

GRI Standards 

Global Reporting Initiative (GRI) é uma organização independente que desenvolveu uma estrutura para a elaboração de relatórios de sustentabilidade empresarial. Seus padrões são utilizados por empresas de todo o mundo para medir e comunicar seu desempenho ESG.

B Corp Certification 

É uma certificação concedida a empresas que atendem a altos padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade. A certificação é concedida pela B Lab, uma organização sem fins lucrativos que avalia empresas em áreas como governança, comunidade, trabalhadores e meio ambiente.

LEED 

É uma certificação concedida a edifícios que atendem a altos padrões de desempenho ambiental e sustentabilidade. A certificação é concedida pelo U.S. Green Building Council e se concentra em áreas como, por exemplo, eficiência energética, qualidade do ar interior, uso de materiais sustentáveis e redução de resíduos.

Essas são apenas algumas das certificações ESG disponíveis no mercado. Sendo que as empresas podem buscar uma ou mais dessas certificações para demonstrar seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social.

Quais os benefícios de ter uma certificação ESG?

Segundo uma pesquisa realizada pela Cone Communication, 73% dos consumidores acreditam que uma empresa deve tomar medidas específicas para melhorar as condições econômicas e sociais nas comunidades onde opera. Tendo isso em mente, é fácil explicar os benefícios.

Muito além de atrair investidores, a certificação é indispensável para atender as exigências do consumidor atual e também para obter a confiança do próprio mercado financeiro. Sendo assim, veja mais algumas vantagens:

  • Reputação da marca: com o selo de certificação a empresa se destaca das demais e dá provas concretas de que segue o ESG;
  • Transparência e confiança: confere transparência às práticas da empresa e impulsiona a confiança que o consumidor deposita nela;
  • Lucro: Segundo a mesma pesquisa que citamos, 98% das empresas que adotam rotinas sustentáveis conquistam benefícios relacionados a vendas e marketing;
  • Crédito no mercado financeiro: bancos, gestoras financeiras e investidores estão muito mais propensos a aplicarem dinheiro nas empresas em sintonia com o ESG;
  • Economia na produção: o selo só é concedido à empresa quando ela implementa práticas que reduzem desperdícios, aproveitam melhor os recursos e melhoram, naturalmente, a qualidade do produto final.

Quem fornece o selo ESG?

Atualmente, a certificação é oferecida por ESGtechs, startups que unem serviços financeiros, tecnologia e práticas ESG para auxiliar clientes que buscam implantar projetos dentro dos parâmetros ESG. Não há uma única organização responsável por conceder o selo ESG.

Em vez disso, existem várias organizações e agências independentes que desenvolveram diferentes metodologias e sistemas de avaliação para medir, por exemplo, o desempenho de empresas em relação aos critérios ambientais, sociais e de governança (ESG). Algumas organizações são especializadas em certificações específicas, enquanto outras oferecem certificações mais amplas que cobrem diversos aspectos ESG.

Como obter uma certificação ESG?

Bom, isso vai depender do tipo de certificação e da organização responsável por concedê-la. No entanto, em geral, as empresas podem seguir as seguintes etapas para obter uma certificação ESG:

  1. Identificar a certificação apropriada;
  2. Realizar uma avaliação;
  3. Desenvolver um plano de ação;
  4. Implementar o plano de ação;
  5. Submeter a candidatura para a certificação;
  6. Obter a certificação.

Em resumo, obter uma certificação ESG requer um compromisso sério com a sustentabilidade e a responsabilidade social, bem como a implementação de práticas e políticas que atendam aos critérios específicos da certificação desejada.

Gostou do conteúdo que preparamos para você? Então continue acompanhando as nossas redes sociais e o Blog da Helioprint. Estamos sempre atrás de conteúdos pertinentes ao mundo corporativo, inovações e tecnologias. Até a próxima!